O ensino de Ciências e Biologia desempenha um papel importante na formação de discentes conscientes e críticos sobre seu potencial transformador na sociedade. Reconhecendo essa importância, algumas universidades têm aprimorado sua matriz curricular nos cursos de licenciatura em Ciências Biológicas, introduzindo a disciplina de Projeto Integrador Temático (PTI). A disciplina de PTI pode possibilitar aos estudantes a aprendizagem de diversas metodologias de ensino, tais como as metodologias ativas, bem como o uso das Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) e Tecnologias de Informação e Documentação para o Ensino (TIDIs), no processo de ensino e de aprendizagem. Este relato visa detalhar a experiência vivenciada durante a monitoria da disciplina de Projeto temático integrador (PTI) por uma graduanda do curso de licenciatura em ciências biológicas da Universidade Federal Rural de Pernambuco, campus Dois Irmãos (UFRPE), destacando a importância da monitoria para o curso de licenciatura em Ciências Biológicas e a sua contribuição para a sua formação acadêmica. Durante o período do primeiro semestre de 2023 e início do primeiro semestre de 2024 de monitoria, foram abordadas diversas metodologias, incluindo estudo de textos e observação de aulas, além de um planejamento de uma feira com projetos elaborados pelos discentes mediado pela professora orientadora da monitoria. Por fim, por meio deste relato de experiência espera-se que seja despertado o interesse de futuros graduandos em relação à monitoria, pois por meio dela, além de aprimorarmos nossa trajetória acadêmica, também contribui para a construção de nossa identidade como futuros educadores.