A IMPORTÂNCIA DA MONITORIA ACADÊMICA NA ÁREA DE ENSINO EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA.
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 109964 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 1542 "inscrito_id" => 1647 "titulo" => "A IMPORTÂNCIA DA MONITORIA ACADÊMICA NA ÁREA DE ENSINO EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA." "resumo" => "O ensino de Ciências e Biologia desempenha um papel importante na formação de discentes conscientes e críticos sobre seu potencial transformador na sociedade. Reconhecendo essa importância, algumas universidades têm aprimorado sua matriz curricular nos cursos de licenciatura em Ciências Biológicas, introduzindo a disciplina de Projeto Integrador Temático (PTI). A disciplina de PTI pode possibilitar aos estudantes a aprendizagem de diversas metodologias de ensino, tais como as metodologias ativas, bem como o uso das Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) e Tecnologias de Informação e Documentação para o Ensino (TIDIs), no processo de ensino e de aprendizagem. Este relato visa detalhar a experiência vivenciada durante a monitoria da disciplina de Projeto temático integrador (PTI) por uma graduanda do curso de licenciatura em ciências biológicas da Universidade Federal Rural de Pernambuco, campus Dois Irmãos (UFRPE), destacando a importância da monitoria para o curso de licenciatura em Ciências Biológicas e a sua contribuição para a sua formação acadêmica. Durante o período do primeiro semestre de 2023 e início do primeiro semestre de 2024 de monitoria, foram abordadas diversas metodologias, incluindo estudo de textos e observação de aulas, além de um planejamento de uma feira com projetos elaborados pelos discentes mediado pela professora orientadora da monitoria. Por fim, por meio deste relato de experiência espera-se que seja despertado o interesse de futuros graduandos em relação à monitoria, pois por meio dela, além de aprimorarmos nossa trajetória acadêmica, também contribui para a construção de nossa identidade como futuros educadores." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de professores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD1_ID1647_TB1542_14102024121909.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:10" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "RITA DE CÁSSIA OLIVEIRA DA SILVA" "autor_nome_curto" => "Rita de Cássia" "autor_email" => "ritadecassia04102000@hotmail.com" "autor_ies" => "" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 109964 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 1542 "inscrito_id" => 1647 "titulo" => "A IMPORTÂNCIA DA MONITORIA ACADÊMICA NA ÁREA DE ENSINO EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA." "resumo" => "O ensino de Ciências e Biologia desempenha um papel importante na formação de discentes conscientes e críticos sobre seu potencial transformador na sociedade. Reconhecendo essa importância, algumas universidades têm aprimorado sua matriz curricular nos cursos de licenciatura em Ciências Biológicas, introduzindo a disciplina de Projeto Integrador Temático (PTI). A disciplina de PTI pode possibilitar aos estudantes a aprendizagem de diversas metodologias de ensino, tais como as metodologias ativas, bem como o uso das Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) e Tecnologias de Informação e Documentação para o Ensino (TIDIs), no processo de ensino e de aprendizagem. Este relato visa detalhar a experiência vivenciada durante a monitoria da disciplina de Projeto temático integrador (PTI) por uma graduanda do curso de licenciatura em ciências biológicas da Universidade Federal Rural de Pernambuco, campus Dois Irmãos (UFRPE), destacando a importância da monitoria para o curso de licenciatura em Ciências Biológicas e a sua contribuição para a sua formação acadêmica. Durante o período do primeiro semestre de 2023 e início do primeiro semestre de 2024 de monitoria, foram abordadas diversas metodologias, incluindo estudo de textos e observação de aulas, além de um planejamento de uma feira com projetos elaborados pelos discentes mediado pela professora orientadora da monitoria. Por fim, por meio deste relato de experiência espera-se que seja despertado o interesse de futuros graduandos em relação à monitoria, pois por meio dela, além de aprimorarmos nossa trajetória acadêmica, também contribui para a construção de nossa identidade como futuros educadores." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de professores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD1_ID1647_TB1542_14102024121909.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:10" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "RITA DE CÁSSIA OLIVEIRA DA SILVA" "autor_nome_curto" => "Rita de Cássia" "autor_email" => "ritadecassia04102000@hotmail.com" "autor_ies" => "" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }