QUESTÕES DE GÊNERO E COR NO LIVRO DIDÁTICO TEAM UP A PARTIR DA ANÁLISE DIALÓGICA DO DISCURSO (ADD)
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 110203 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 1895 "inscrito_id" => 1604 "titulo" => "QUESTÕES DE GÊNERO E COR NO LIVRO DIDÁTICO TEAM UP A PARTIR DA ANÁLISE DIALÓGICA DO DISCURSO (ADD)" "resumo" => "No que diz respeito à educação linguística, o livro didático sempre foi um aliado no processo de ensino-aprendizagem, mas, nem sempre um aliado para a emancipação, pois, por muito tempo, esta tecnologia educacional priorizou as identidades consideradas hegemônicas, a saber o homem, branco e heterossexual, excluindo ou relegando a funções subalternizadas as mulheres, os negros, os índios e as identidades LGBTQIAPN+. Entretanto, os processos de globalização, sobretudo quando mediados pelas Tecnologias de Informação e Comunicação (TDIC), desestabilizaram o que se considerava o “centro”, as identidades fixas, e a(s) “margem(ns)”, as identidades desviantes. Nesse estudo, propomos uma análise a fim de conferir se há pré-determinação no papel social que posiciona a mulher em categorias excludentes no livro didático de Língua Inglesa Time Up, da editora Macmillan Education. Como fundamentação teórica, nos embasamos no conceito de dialogismo (BAKHTIN, 2011; 2015), que considera os aspectos extralinguísticos essenciais para a formação dos discursos. Assim, utilizamo-nos de Louro (1997) e Auad (2003) para embasar as discussões ideológicas sobre gênero e cor presente neste material didático, identificando como essas identidades/subjetividades são representadas no suporte para o ensino de Língua Inglesa na Educação Básica e, ainda, se essas representações permitem ressignificações. Como resultado parcial do estudo, percebemos que haveria um maior respaldo se assuntos como, gênero e cor, fossem discutidos de forma ampla e contextualizada, a fim de levantar questões que envolvam debates sociais, tirando o foco da mera interpretação textual que se faz muito presente no livro. Os resultados encontrados podem servir como insights para que professores de línguas potencializem a utilização crítica dos livros didáticos, além de oferecer dados para que as editoras e os consultores do PNLD façam escolhas mais condizentes com a proposta de ensino de línguas orientada pela BNCC." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 06 - Educação e relações étnico-raciais" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV200_MD1_ID1604_TB1895_28032024092628.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:10" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "DARIANE DA SILVA SOUSA" "autor_nome_curto" => "DARIANE" "autor_email" => "darianesouzaah@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DO VALE DO ACARAÚ (UVA)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 110203 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 1895 "inscrito_id" => 1604 "titulo" => "QUESTÕES DE GÊNERO E COR NO LIVRO DIDÁTICO TEAM UP A PARTIR DA ANÁLISE DIALÓGICA DO DISCURSO (ADD)" "resumo" => "No que diz respeito à educação linguística, o livro didático sempre foi um aliado no processo de ensino-aprendizagem, mas, nem sempre um aliado para a emancipação, pois, por muito tempo, esta tecnologia educacional priorizou as identidades consideradas hegemônicas, a saber o homem, branco e heterossexual, excluindo ou relegando a funções subalternizadas as mulheres, os negros, os índios e as identidades LGBTQIAPN+. Entretanto, os processos de globalização, sobretudo quando mediados pelas Tecnologias de Informação e Comunicação (TDIC), desestabilizaram o que se considerava o “centro”, as identidades fixas, e a(s) “margem(ns)”, as identidades desviantes. Nesse estudo, propomos uma análise a fim de conferir se há pré-determinação no papel social que posiciona a mulher em categorias excludentes no livro didático de Língua Inglesa Time Up, da editora Macmillan Education. Como fundamentação teórica, nos embasamos no conceito de dialogismo (BAKHTIN, 2011; 2015), que considera os aspectos extralinguísticos essenciais para a formação dos discursos. Assim, utilizamo-nos de Louro (1997) e Auad (2003) para embasar as discussões ideológicas sobre gênero e cor presente neste material didático, identificando como essas identidades/subjetividades são representadas no suporte para o ensino de Língua Inglesa na Educação Básica e, ainda, se essas representações permitem ressignificações. Como resultado parcial do estudo, percebemos que haveria um maior respaldo se assuntos como, gênero e cor, fossem discutidos de forma ampla e contextualizada, a fim de levantar questões que envolvam debates sociais, tirando o foco da mera interpretação textual que se faz muito presente no livro. Os resultados encontrados podem servir como insights para que professores de línguas potencializem a utilização crítica dos livros didáticos, além de oferecer dados para que as editoras e os consultores do PNLD façam escolhas mais condizentes com a proposta de ensino de línguas orientada pela BNCC." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 06 - Educação e relações étnico-raciais" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV200_MD1_ID1604_TB1895_28032024092628.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:10" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "DARIANE DA SILVA SOUSA" "autor_nome_curto" => "DARIANE" "autor_email" => "darianesouzaah@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DO VALE DO ACARAÚ (UVA)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }