O presente artigo consiste em compreender a relevância da psicologia escolar no contexto educacional contemporâneo. É uma temática atual, visto que trata de um profissional que atua na escola em conjunto com os demais profissionais vinculados ao ambiente escolar. Contudo para compreender a atuação do profissional de psicologia no âmbito educacional, faz-se necessário abordar brevemente a história, a legislação, a conjuntura política e social, bem como as leis que fundamentam sua prática na escola. Foi trabalhado com o marco teórico Martin-Baró ( 2017), Martinez (2010) e Antunes (2008) e demais autores renomados que contribuíram para fundamentar o estudo. A psicologia escolar sofreu como toda ciência as mudanças políticas e sociais no local de atuação e no Brasil não seria diferente, portanto, analisar esse fenômeno, foi um dos objetivos desse estudo, bem como analisar o desenvolvimento da sua função ao longo dos anos até a contemporaneidade. A temática conduz a compreensão da história da psicologia escolar, sobretudo a relação existente no trabalho deste profissional junto com a gestão escolar, os docentes e demais funcionários da escola. Conclui-se que o artigo em questão buscou apresentar a importância desse profissional como contribuinte para melhorar a qualidade de ensino, a partir do trabalho desenvolvido em colaboração com os demais profissionais da instituição escolar.