Artigo Anais do X Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

APRENDIZAGEM BASEADA EM PROBLEMAS: UMA ALTERNATIVA PARA MINIMIZAR A INSEGURANÇA E O MEDO DA MATEMÁTICA

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Publicado em 08 de novembro de 2024

Resumo

A insegurança e medo que os estudantes manifestam, frequentemente, em relação à matemática pode comprometer o processo de ensino e aprendizagem e impactar de forma negativa a inclusão educacional. Neste cenário é importante que o professor promova práticas pedagógicas ativas que coloque o estudante na posição de protagonista da sua aprendizagem e que impulsionem a criatividade, autonomia e participação, tornando os conteúdos mais significativos. Dentre as metodologias ativa, destaca-se a Aprendizagem Baseada em Problemas – ABP. Este trabalho apresenta resultados parciais da pesquisa de dissertação: Aprendizagem Baseada em Problemas – ABP no Ensino das Operações de Multiplicação e Divisão, realizada com estudantes do 5.º ano do Ensino Fundamental de uma escola da rede pública municipal de Fortaleza/CE. No percurso de elaboração da pesquisa e na revisão da literatura foram identificados os trabalhos de Alves (2020); Berbel (2011); Bossi (2020) e Borochovicius, Tortella (2014) que discutem o uso da ABP em sala de aula para minimizar as dificuldades e inseguranças dos estudantes. Os dados parciais com abordagem quantitativa, relatados neste trabalho, foram colhidos por meio da aplicação de um questionário em escala likert com perguntas sobre os sentimentos dos estudantes em relação à matemática. Estes resultados foram submetidos à tabulação para construção de contagem, porcentagem e gráficos. Os resultados indicam que o medo e insegurança em relação à matemática é um fator real, e apontam que 61% dos estudantes têm dificuldades em resolver problemas matemáticos por medo de errar o que pode ser a causa da insegurança. As conclusões parciais identificam que as dificuldades sobre os conteúdos da matemática podem comprometer o processo de ensino e aprendizagem e impactar sobre a inclusão educacional do estudante. Nesse sentido, recomenda-se novas práticas pedagógicas com base em Metodologias Ativas.

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