O ENSINO À DISTÂNCIA NA FORMAÇÃO DO PROFISSIONAL DE SAÚDE: DESAFIOS E POSSIBILIDADES
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 110476 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 2270 "inscrito_id" => 10058 "titulo" => "O ENSINO À DISTÂNCIA NA FORMAÇÃO DO PROFISSIONAL DE SAÚDE: DESAFIOS E POSSIBILIDADES" "resumo" => "A modalidade de ensino à distância (EAD), apresenta características específicas, rompendo com a concepção da presença do aluno e do professor no processo de ensino- aprendizagem em um mesmo ambiente físico, a sala de aula. Para este ensino, o ato pedagógico é centrado no aluno, além de superar as distâncias culturais, sociais, tecnológicas e geográficas ainda existentes, possibilitando o acesso à formação de várias pessoas. Nesse sentido, objetiva-se refletir sobre os desafios e possibilidades a partir do ensino à distância – EAD na formação do profissional de saúde. Trata-se de uma revisão de literatura, utilizando assim, a busca de artigos nas bases de dados como, Scientific Electronic Library Online (Scielo), Literatura Latino-americana e do Caribe em Ciências da Saúde (LILACS) E biblioteca virtual em saúde (BVS), durante os últimos 5 anos. Para a seleção dos artigos, foram utilizados os seguintes descritores: “Educação Superior”, “Educação a distância”, ‘Profissionais de Saúde e “Formação do Ensino Superior”, a partir das quais foram feitas distintas combinações. Como resultados e discussões, inicialmente, argumenta-se que a EAD possibilita a autoaprendizagem, por meio de auxílio de recursos didáticos organizados, apresentados em diferentes suportes de informação e meios de comunicação. Além disso, o EaD pode ser uma ferramenta utilizada na formação dos profissionais de saúde, em particular em nível de pós-graduação lato sensu, por se referir a uma estratégia inovadora, conectada às demandas da atualidade, capaz de facilitar o acesso ao conhecimento e, assim, transformar a realidade dos serviços de saúde. Portanto, a partir deste estudo, percebe-se a necessidade de desenvolver mais investigações que abordem a temática, pois os dados mostraram que as publicações ainda são escassas, fazendo-se necessárias maiores reflexões sobre a EAD na área de saúde." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 17 - Ensino e suas intersecções" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD1_ID10058_TB2270_12102024190416.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:10" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ELANE DA SILVA BARBOSA" "autor_nome_curto" => "ELANE BARBOSA" "autor_email" => "elanesilvabarbosa@hotmail.com" "autor_ies" => "" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 110476 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 2270 "inscrito_id" => 10058 "titulo" => "O ENSINO À DISTÂNCIA NA FORMAÇÃO DO PROFISSIONAL DE SAÚDE: DESAFIOS E POSSIBILIDADES" "resumo" => "A modalidade de ensino à distância (EAD), apresenta características específicas, rompendo com a concepção da presença do aluno e do professor no processo de ensino- aprendizagem em um mesmo ambiente físico, a sala de aula. Para este ensino, o ato pedagógico é centrado no aluno, além de superar as distâncias culturais, sociais, tecnológicas e geográficas ainda existentes, possibilitando o acesso à formação de várias pessoas. Nesse sentido, objetiva-se refletir sobre os desafios e possibilidades a partir do ensino à distância – EAD na formação do profissional de saúde. Trata-se de uma revisão de literatura, utilizando assim, a busca de artigos nas bases de dados como, Scientific Electronic Library Online (Scielo), Literatura Latino-americana e do Caribe em Ciências da Saúde (LILACS) E biblioteca virtual em saúde (BVS), durante os últimos 5 anos. Para a seleção dos artigos, foram utilizados os seguintes descritores: “Educação Superior”, “Educação a distância”, ‘Profissionais de Saúde e “Formação do Ensino Superior”, a partir das quais foram feitas distintas combinações. Como resultados e discussões, inicialmente, argumenta-se que a EAD possibilita a autoaprendizagem, por meio de auxílio de recursos didáticos organizados, apresentados em diferentes suportes de informação e meios de comunicação. Além disso, o EaD pode ser uma ferramenta utilizada na formação dos profissionais de saúde, em particular em nível de pós-graduação lato sensu, por se referir a uma estratégia inovadora, conectada às demandas da atualidade, capaz de facilitar o acesso ao conhecimento e, assim, transformar a realidade dos serviços de saúde. Portanto, a partir deste estudo, percebe-se a necessidade de desenvolver mais investigações que abordem a temática, pois os dados mostraram que as publicações ainda são escassas, fazendo-se necessárias maiores reflexões sobre a EAD na área de saúde." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 17 - Ensino e suas intersecções" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD1_ID10058_TB2270_12102024190416.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:10" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ELANE DA SILVA BARBOSA" "autor_nome_curto" => "ELANE BARBOSA" "autor_email" => "elanesilvabarbosa@hotmail.com" "autor_ies" => "" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }