Artigo Anais do X Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

INTEGRAÇÃO DA PESQUISA NA PRÁTICA PEDAGÓGICA: O PROFESSOR COMO AGENTE DE TRANSFORMAÇÃO

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 01 - Formação de professores
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 110620
    "edicao_id" => 358
    "trabalho_id" => 2461
    "inscrito_id" => 1052
    "titulo" => "INTEGRAÇÃO DA PESQUISA NA PRÁTICA PEDAGÓGICA: O PROFESSOR COMO AGENTE DE TRANSFORMAÇÃO"
    "resumo" => "A Educação Básica desempenha um papel fundamental no desenvolvimento dos estudantes, abrangendo não apenas a aquisição de conhecimento acadêmico, mas também o desenvolvimento de habilidades socioemocionais e cognitivas essenciais para o sucesso pessoal e profissional. Dentro desse contexto, o papel do professor vai além de ser apenas um simples transmissor de conteúdos, assumindo a responsabilidade de facilitador do processo de aprendizagem, incentivando a reflexão crítica, a investigação e a descoberta. Diante disso, este estudo propõe-se a apresentar o conceito de professor pesquisador, destacando seu impacto no processo de ensino e aprendizagem na Educação Básica. Portanto, para alcançar esse objetivo, serão examinadas estratégias e metodologias sugeridas na literatura acadêmica para inspirar os professores a integrar a pesquisa em suas práticas pedagógicas. A metodologia adotada consistirá em uma revisão da literatura por meio do Google Acadêmico, onde serão analisados artigos relevantes sobre o tema. Assim, o corpo do texto se concentrará nas potenciais contribuições e limitações dessas abordagens, destacando a importância de um compromisso coletivo para superar desafios como a falta de recursos e a resistência por parte de alguns professores. Por fim, apontamos como a integração da pesquisa na prática pedagógica oferece uma oportunidade de potencializar uma cultura de aprendizagem ativa e colaborativa, preparando os alunos para os desafios e transformando a sala de aula em um ambiente de descoberta e inovação contínua."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 01 - Formação de professores"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV200_MD1_ID1052_TB2461_07042024213627.pdf"
    "created_at" => "2024-11-05 15:04:10"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JOÃO RYDLLEM ALCANTARA FERRERIA"
    "autor_nome_curto" => "JOÃO"
    "autor_email" => "j.rydllem@gmail.com"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais do X Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png"
    "data_publicacao" => "2024-11-08"
    "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 110620
    "edicao_id" => 358
    "trabalho_id" => 2461
    "inscrito_id" => 1052
    "titulo" => "INTEGRAÇÃO DA PESQUISA NA PRÁTICA PEDAGÓGICA: O PROFESSOR COMO AGENTE DE TRANSFORMAÇÃO"
    "resumo" => "A Educação Básica desempenha um papel fundamental no desenvolvimento dos estudantes, abrangendo não apenas a aquisição de conhecimento acadêmico, mas também o desenvolvimento de habilidades socioemocionais e cognitivas essenciais para o sucesso pessoal e profissional. Dentro desse contexto, o papel do professor vai além de ser apenas um simples transmissor de conteúdos, assumindo a responsabilidade de facilitador do processo de aprendizagem, incentivando a reflexão crítica, a investigação e a descoberta. Diante disso, este estudo propõe-se a apresentar o conceito de professor pesquisador, destacando seu impacto no processo de ensino e aprendizagem na Educação Básica. Portanto, para alcançar esse objetivo, serão examinadas estratégias e metodologias sugeridas na literatura acadêmica para inspirar os professores a integrar a pesquisa em suas práticas pedagógicas. A metodologia adotada consistirá em uma revisão da literatura por meio do Google Acadêmico, onde serão analisados artigos relevantes sobre o tema. Assim, o corpo do texto se concentrará nas potenciais contribuições e limitações dessas abordagens, destacando a importância de um compromisso coletivo para superar desafios como a falta de recursos e a resistência por parte de alguns professores. Por fim, apontamos como a integração da pesquisa na prática pedagógica oferece uma oportunidade de potencializar uma cultura de aprendizagem ativa e colaborativa, preparando os alunos para os desafios e transformando a sala de aula em um ambiente de descoberta e inovação contínua."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 01 - Formação de professores"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV200_MD1_ID1052_TB2461_07042024213627.pdf"
    "created_at" => "2024-11-05 15:04:10"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JOÃO RYDLLEM ALCANTARA FERRERIA"
    "autor_nome_curto" => "JOÃO"
    "autor_email" => "j.rydllem@gmail.com"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais do X Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png"
    "data_publicacao" => "2024-11-08"
    "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 08 de novembro de 2024

Resumo

A Educação Básica desempenha um papel fundamental no desenvolvimento dos estudantes, abrangendo não apenas a aquisição de conhecimento acadêmico, mas também o desenvolvimento de habilidades socioemocionais e cognitivas essenciais para o sucesso pessoal e profissional. Dentro desse contexto, o papel do professor vai além de ser apenas um simples transmissor de conteúdos, assumindo a responsabilidade de facilitador do processo de aprendizagem, incentivando a reflexão crítica, a investigação e a descoberta. Diante disso, este estudo propõe-se a apresentar o conceito de professor pesquisador, destacando seu impacto no processo de ensino e aprendizagem na Educação Básica. Portanto, para alcançar esse objetivo, serão examinadas estratégias e metodologias sugeridas na literatura acadêmica para inspirar os professores a integrar a pesquisa em suas práticas pedagógicas. A metodologia adotada consistirá em uma revisão da literatura por meio do Google Acadêmico, onde serão analisados artigos relevantes sobre o tema. Assim, o corpo do texto se concentrará nas potenciais contribuições e limitações dessas abordagens, destacando a importância de um compromisso coletivo para superar desafios como a falta de recursos e a resistência por parte de alguns professores. Por fim, apontamos como a integração da pesquisa na prática pedagógica oferece uma oportunidade de potencializar uma cultura de aprendizagem ativa e colaborativa, preparando os alunos para os desafios e transformando a sala de aula em um ambiente de descoberta e inovação contínua.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.