A Educação Básica desempenha um papel fundamental no desenvolvimento dos estudantes, abrangendo não apenas a aquisição de conhecimento acadêmico, mas também o desenvolvimento de habilidades socioemocionais e cognitivas essenciais para o sucesso pessoal e profissional. Dentro desse contexto, o papel do professor vai além de ser apenas um simples transmissor de conteúdos, assumindo a responsabilidade de facilitador do processo de aprendizagem, incentivando a reflexão crítica, a investigação e a descoberta. Diante disso, este estudo propõe-se a apresentar o conceito de professor pesquisador, destacando seu impacto no processo de ensino e aprendizagem na Educação Básica. Portanto, para alcançar esse objetivo, serão examinadas estratégias e metodologias sugeridas na literatura acadêmica para inspirar os professores a integrar a pesquisa em suas práticas pedagógicas. A metodologia adotada consistirá em uma revisão da literatura por meio do Google Acadêmico, onde serão analisados artigos relevantes sobre o tema. Assim, o corpo do texto se concentrará nas potenciais contribuições e limitações dessas abordagens, destacando a importância de um compromisso coletivo para superar desafios como a falta de recursos e a resistência por parte de alguns professores. Por fim, apontamos como a integração da pesquisa na prática pedagógica oferece uma oportunidade de potencializar uma cultura de aprendizagem ativa e colaborativa, preparando os alunos para os desafios e transformando a sala de aula em um ambiente de descoberta e inovação contínua.