MODOS VERBAIS EM JOGO: METODOLOGIAS ATIVAS EM SALA DE AULA
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 110636 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 2481 "inscrito_id" => 10892 "titulo" => "MODOS VERBAIS EM JOGO: METODOLOGIAS ATIVAS EM SALA DE AULA" "resumo" => "Metodologias ativas em sala de aula ainda podem ser um estereótipo marcante na prática docente de muitos professores da Educação Básica. Contrariamente, é comum que tais metodologias sejam sugeridas e indicadas em documentos norteadores da Educação Básica. O presente trabalho tem como objetivo apresentar um estudo de caso da aplicação do conteúdo sobre modos verbais em uma turma do 6° Ano por meio de três jogos didático-pedagógicos, sendo eles: "O mestre mandou", "Se eu fosse" e "Quem conta um conto aumenta um ponto". A partir de pesquisa bibliográfica e situada no campo da Linguística Aplicada (LA), a investigação tem como subsídios teóricos os estudos acerca das metodologias ativas em sala de aula (Almeida, Oliveira e Reis, 2023; Ribeiro e Silva, 2021; Moraes e Soares, 2021), a elaboração de jogos pedagógicos (Gee, 2003; Salen & Zimmerman, 2004) e o trabalho com o texto em sala de aula (Geraldi, 2011; Demo, 2015). Metodologicamente, buscamos fundamentar nossa pesquisa a partir de uma revisão bibliográfica acerca das palavras-chave “jogos didáticos” e “língua portuguesa” nos portais de busca do Google Acadêmico e da CAPES. Seguidamente, cruzamos os dados encontrados com a aplicação prévia de jogos didático-pedagógicos realizados durante as aulas de estágio supervisionado de língua portuguesa em uma turma do 6° Ano. Em conclusão, observamos que a utilização de jogos em sala de aula como uma metodologia ativa para o aprendizado proporciona uma prática prazerosa e engajada dos alunos e estimula seu raciocínio criativo e sua sociabilidade em grupo para a resolução de problemas contextualizados a partir dos conteúdos vistos em sala de aula, mas que conversam com suas vivências cotidianas." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 08 - Linguagens, letramento e alfabetização" "palavra_chave" => ", , , ," "idioma" => "Português" "arquivo" => "6748b917b50ea_28112024154023.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:10" "updated_at" => "2024-11-28 15:40:23" "ativo" => 1 "autor_nome" => "BRENO SILVA ANDRADE" "autor_nome_curto" => "BRENO ANDRADE" "autor_email" => "brenosilvaandrade@hotmail.com" "autor_ies" => "" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 110636 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 2481 "inscrito_id" => 10892 "titulo" => "MODOS VERBAIS EM JOGO: METODOLOGIAS ATIVAS EM SALA DE AULA" "resumo" => "Metodologias ativas em sala de aula ainda podem ser um estereótipo marcante na prática docente de muitos professores da Educação Básica. Contrariamente, é comum que tais metodologias sejam sugeridas e indicadas em documentos norteadores da Educação Básica. O presente trabalho tem como objetivo apresentar um estudo de caso da aplicação do conteúdo sobre modos verbais em uma turma do 6° Ano por meio de três jogos didático-pedagógicos, sendo eles: "O mestre mandou", "Se eu fosse" e "Quem conta um conto aumenta um ponto". A partir de pesquisa bibliográfica e situada no campo da Linguística Aplicada (LA), a investigação tem como subsídios teóricos os estudos acerca das metodologias ativas em sala de aula (Almeida, Oliveira e Reis, 2023; Ribeiro e Silva, 2021; Moraes e Soares, 2021), a elaboração de jogos pedagógicos (Gee, 2003; Salen & Zimmerman, 2004) e o trabalho com o texto em sala de aula (Geraldi, 2011; Demo, 2015). Metodologicamente, buscamos fundamentar nossa pesquisa a partir de uma revisão bibliográfica acerca das palavras-chave “jogos didáticos” e “língua portuguesa” nos portais de busca do Google Acadêmico e da CAPES. Seguidamente, cruzamos os dados encontrados com a aplicação prévia de jogos didático-pedagógicos realizados durante as aulas de estágio supervisionado de língua portuguesa em uma turma do 6° Ano. Em conclusão, observamos que a utilização de jogos em sala de aula como uma metodologia ativa para o aprendizado proporciona uma prática prazerosa e engajada dos alunos e estimula seu raciocínio criativo e sua sociabilidade em grupo para a resolução de problemas contextualizados a partir dos conteúdos vistos em sala de aula, mas que conversam com suas vivências cotidianas." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 08 - Linguagens, letramento e alfabetização" "palavra_chave" => ", , , ," "idioma" => "Português" "arquivo" => "6748b917b50ea_28112024154023.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:10" "updated_at" => "2024-11-28 15:40:23" "ativo" => 1 "autor_nome" => "BRENO SILVA ANDRADE" "autor_nome_curto" => "BRENO ANDRADE" "autor_email" => "brenosilvaandrade@hotmail.com" "autor_ies" => "" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }