Artigo Anais do X Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

APRENDIZADO SEM FRONTEIRAS: A PEDAGOGIA HOSPITALAR COMO FERRAMENTA DE INCLUSÃO EDUCACIONAL

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 11 - Inclusão, direitos humanos e interculturalidade
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 110709
    "edicao_id" => 358
    "trabalho_id" => 2575
    "inscrito_id" => 10599
    "titulo" => "APRENDIZADO SEM FRONTEIRAS: A PEDAGOGIA HOSPITALAR COMO FERRAMENTA DE INCLUSÃO EDUCACIONAL"
    "resumo" => "A Pedagogia Hospitalar é uma área da educação, que busca dar continuidade à aprendizagem de estudantes que se encontram hospitalizados. Por esse motivo, necessitam de atendimento escolar diferenciado e especializado. Diante disso, este trabalho tem como objetivo, analisar o impacto e a eficácia da pedagogia hospitalar no processo educacional de crianças em situação de internação hospitalar, e identificar estratégias para garantir a continuidade e qualidade da educação nesse contexto. Tomando como base a pesquisa bibliográfica, de cunho qualitativo, visando coletar informações referentes à temática abordada, a partir da análise de artigos científicos. Os estudos indicam que, a pedagogia hospitalar é muito mais que uma modalidade de ensino, ela se torna uma perspectiva diferenciada e inclusiva de educação, visando possibilidades além dos muros da escola. A atuação do pedagogo no ambiente hospitalar, acontecerá por entre duas políticas públicas, que são a saúde e a educação, tornando esse processo desafiador, envolvendo também, a implementação de estratégias específicas e dando continuidade ao processo de aprendizagem durante o período de internação. Como por exemplo, a adaptação do currículo escolar, o uso de tecnologias educacionais, a colaboração interdisciplinar com os profissionais de saúde, a promoção de atividades lúdicas que estimulam o aprendizado de forma leve e divertida. Enfatizando que, o hospital e a equipe hospitalar necessitam de adaptações, para além dos desafios de restabelecimento da saúde, convertendo-se também em um espaço para o desenvolvimento e aprendizagem do estudante. Desse modo, a educação hospitalar é um assunto de grande relevância, visto possuir, o desafio de levar a aprendizagem além dos muros escolares, alcançando estudantes hospitalizados que muitas vezes, se encontram numa fragilidade física e até mesmo emocional, com a garantia da continuidade de um processo educacional de qualidade."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 11 - Inclusão, direitos humanos e interculturalidade"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD1_ID10599_TB2575_14102024150810.pdf"
    "created_at" => "2024-11-05 15:04:10"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "EDIJANE SOARES DA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "EDIJANE"
    "autor_email" => "edijane09aninha@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DO TOCANTINS (UNITINS)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais do X Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png"
    "data_publicacao" => "2024-11-08"
    "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 110709
    "edicao_id" => 358
    "trabalho_id" => 2575
    "inscrito_id" => 10599
    "titulo" => "APRENDIZADO SEM FRONTEIRAS: A PEDAGOGIA HOSPITALAR COMO FERRAMENTA DE INCLUSÃO EDUCACIONAL"
    "resumo" => "A Pedagogia Hospitalar é uma área da educação, que busca dar continuidade à aprendizagem de estudantes que se encontram hospitalizados. Por esse motivo, necessitam de atendimento escolar diferenciado e especializado. Diante disso, este trabalho tem como objetivo, analisar o impacto e a eficácia da pedagogia hospitalar no processo educacional de crianças em situação de internação hospitalar, e identificar estratégias para garantir a continuidade e qualidade da educação nesse contexto. Tomando como base a pesquisa bibliográfica, de cunho qualitativo, visando coletar informações referentes à temática abordada, a partir da análise de artigos científicos. Os estudos indicam que, a pedagogia hospitalar é muito mais que uma modalidade de ensino, ela se torna uma perspectiva diferenciada e inclusiva de educação, visando possibilidades além dos muros da escola. A atuação do pedagogo no ambiente hospitalar, acontecerá por entre duas políticas públicas, que são a saúde e a educação, tornando esse processo desafiador, envolvendo também, a implementação de estratégias específicas e dando continuidade ao processo de aprendizagem durante o período de internação. Como por exemplo, a adaptação do currículo escolar, o uso de tecnologias educacionais, a colaboração interdisciplinar com os profissionais de saúde, a promoção de atividades lúdicas que estimulam o aprendizado de forma leve e divertida. Enfatizando que, o hospital e a equipe hospitalar necessitam de adaptações, para além dos desafios de restabelecimento da saúde, convertendo-se também em um espaço para o desenvolvimento e aprendizagem do estudante. Desse modo, a educação hospitalar é um assunto de grande relevância, visto possuir, o desafio de levar a aprendizagem além dos muros escolares, alcançando estudantes hospitalizados que muitas vezes, se encontram numa fragilidade física e até mesmo emocional, com a garantia da continuidade de um processo educacional de qualidade."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 11 - Inclusão, direitos humanos e interculturalidade"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD1_ID10599_TB2575_14102024150810.pdf"
    "created_at" => "2024-11-05 15:04:10"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "EDIJANE SOARES DA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "EDIJANE"
    "autor_email" => "edijane09aninha@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DO TOCANTINS (UNITINS)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais do X Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png"
    "data_publicacao" => "2024-11-08"
    "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 08 de novembro de 2024

Resumo

A Pedagogia Hospitalar é uma área da educação, que busca dar continuidade à aprendizagem de estudantes que se encontram hospitalizados. Por esse motivo, necessitam de atendimento escolar diferenciado e especializado. Diante disso, este trabalho tem como objetivo, analisar o impacto e a eficácia da pedagogia hospitalar no processo educacional de crianças em situação de internação hospitalar, e identificar estratégias para garantir a continuidade e qualidade da educação nesse contexto. Tomando como base a pesquisa bibliográfica, de cunho qualitativo, visando coletar informações referentes à temática abordada, a partir da análise de artigos científicos. Os estudos indicam que, a pedagogia hospitalar é muito mais que uma modalidade de ensino, ela se torna uma perspectiva diferenciada e inclusiva de educação, visando possibilidades além dos muros da escola. A atuação do pedagogo no ambiente hospitalar, acontecerá por entre duas políticas públicas, que são a saúde e a educação, tornando esse processo desafiador, envolvendo também, a implementação de estratégias específicas e dando continuidade ao processo de aprendizagem durante o período de internação. Como por exemplo, a adaptação do currículo escolar, o uso de tecnologias educacionais, a colaboração interdisciplinar com os profissionais de saúde, a promoção de atividades lúdicas que estimulam o aprendizado de forma leve e divertida. Enfatizando que, o hospital e a equipe hospitalar necessitam de adaptações, para além dos desafios de restabelecimento da saúde, convertendo-se também em um espaço para o desenvolvimento e aprendizagem do estudante. Desse modo, a educação hospitalar é um assunto de grande relevância, visto possuir, o desafio de levar a aprendizagem além dos muros escolares, alcançando estudantes hospitalizados que muitas vezes, se encontram numa fragilidade física e até mesmo emocional, com a garantia da continuidade de um processo educacional de qualidade.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.