TECENDO IDENTIDADES: O LETRAMENTO RACIAL NA EDUCAÇÃO INFANTIL ATRAVÉS DA LITERATURA INFANTIL
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 110967 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 2947 "inscrito_id" => 1466 "titulo" => "TECENDO IDENTIDADES: O LETRAMENTO RACIAL NA EDUCAÇÃO INFANTIL ATRAVÉS DA LITERATURA INFANTIL" "resumo" => "Esta pesquisa investiga o processo de formação da identidade de crianças negras através da análise das literaturas infantis afro-brasileiras. Explorando a interseção entre letramento e consciência racial, a pesquisa investiga como as narrativas presentes na literatura infantil podem influenciar na formação da identidade racial das crianças desde os primeiros anos escolares, concentrando-se na reflexão sobre como as obras de literatura afro-brasileira impactam a construção da identidade e a percepção estética dessas crianças. Propomos a abordagem metodológica qualitativa (Rey, 2005), tendo como instrumento para a produção de dados, a revisão de literatura de pesquisas já desenvolvidas e tratam da temática ao qual esse trabalho está ancorada. Ao analisar a presença e representação de personagens e temas relacionados à diversidade racial e étnica, o estudo busca compreender como as práticas de leitura e discussão de obras literárias podem contribuir para a construção de identidades positivas. Além disso, a pesquisa examina o histórico da cultura afro-brasileira, considerando algumas concepções que moldaram alguns conceitos sobre a mesma ao longo do tempo. Nesse contexto, para conduzir este estudo, iniciamos com uma revisão bibliográfica abrangente, que desempenhou o papel crucial de fornecer os fundamentos teóricos e empíricos que orientaram toda a pesquisa. Diante isso, temos observado que compreender como a representação da cultura afro-brasileira na literatura pode influenciar positivamente o desenvolvimento da identidade e da autoestima das crianças negras, contribuindo para uma educação antirracista e promoção da diversidade." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 06 - Educação e relações étnico-raciais" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD1_ID1466_TB2947_12102024214617.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:10" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "JULIA GABRIELLA ALEXANDRE MOTA" "autor_nome_curto" => "JÚLIA ALEXANDRE" "autor_email" => "julialexandre@live.com" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 110967 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 2947 "inscrito_id" => 1466 "titulo" => "TECENDO IDENTIDADES: O LETRAMENTO RACIAL NA EDUCAÇÃO INFANTIL ATRAVÉS DA LITERATURA INFANTIL" "resumo" => "Esta pesquisa investiga o processo de formação da identidade de crianças negras através da análise das literaturas infantis afro-brasileiras. Explorando a interseção entre letramento e consciência racial, a pesquisa investiga como as narrativas presentes na literatura infantil podem influenciar na formação da identidade racial das crianças desde os primeiros anos escolares, concentrando-se na reflexão sobre como as obras de literatura afro-brasileira impactam a construção da identidade e a percepção estética dessas crianças. Propomos a abordagem metodológica qualitativa (Rey, 2005), tendo como instrumento para a produção de dados, a revisão de literatura de pesquisas já desenvolvidas e tratam da temática ao qual esse trabalho está ancorada. Ao analisar a presença e representação de personagens e temas relacionados à diversidade racial e étnica, o estudo busca compreender como as práticas de leitura e discussão de obras literárias podem contribuir para a construção de identidades positivas. Além disso, a pesquisa examina o histórico da cultura afro-brasileira, considerando algumas concepções que moldaram alguns conceitos sobre a mesma ao longo do tempo. Nesse contexto, para conduzir este estudo, iniciamos com uma revisão bibliográfica abrangente, que desempenhou o papel crucial de fornecer os fundamentos teóricos e empíricos que orientaram toda a pesquisa. Diante isso, temos observado que compreender como a representação da cultura afro-brasileira na literatura pode influenciar positivamente o desenvolvimento da identidade e da autoestima das crianças negras, contribuindo para uma educação antirracista e promoção da diversidade." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 06 - Educação e relações étnico-raciais" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD1_ID1466_TB2947_12102024214617.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:10" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "JULIA GABRIELLA ALEXANDRE MOTA" "autor_nome_curto" => "JÚLIA ALEXANDRE" "autor_email" => "julialexandre@live.com" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }