CONSTRUÇÃO DE MATERIAIS DIDÁTICOS COMO QUEBRA-CABEÇAS ADAPTADOS PARA O ENSINO DA EVOLUÇÃO DAS ESPÉCIES: ÓRGÃOS HOMÓLOGOS.
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 111023 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 3019 "inscrito_id" => 10794 "titulo" => "CONSTRUÇÃO DE MATERIAIS DIDÁTICOS COMO QUEBRA-CABEÇAS ADAPTADOS PARA O ENSINO DA EVOLUÇÃO DAS ESPÉCIES: ÓRGÃOS HOMÓLOGOS." "resumo" => "Torna-se necessário uma visão do pensamento humano mais ampla e mais abrangente daquelas aceitas pelos estudos cognitivos tradicionais, sendo inegável a influência da teoria de Howard Gardner que traz a concepção de múltiplas inteligências para explicar e dar visibilidade para as especificidades dos diferentes tipos de cognição. Foi decidido escrever o presente trabalho a respeito das "Inteligências Múltiplas", para enfatizar um número desconhecido das diferentes capacidades humanas, observando a variação de entendimentos envolvendo os diversos tipos de inteligência como a lógico-matemática, a inteligência linguística, inteligência naturalista, inteligência interpessoal, inteligência intrapessoal, inteligência espacial, inteligência corporal sinestésica, todas descritas por Gardner envolvidas no entendimento de si mesmo e nas implicações educacionais tratadas em sala de aula. Trabalhamos nesse projeto com uma avaliação da teoria, definindo métodos de pesquisa, com uma visão da paisagem cognitiva dos alunos observados, fazendo a confecção de materiais didáticos relacionando aprendizagem com manuseio de quebra-cabeças, buscando despertar o interesse dos alunos pelo assunto com a confecção e manejo de materiais interativos que prendem a atenção. Para assim, conseguirmos encontrar maneiras de integrar alunos com diferentes padrões neurológicos com o ambiente da sala de aula, tanto quanto fazer com que tenham as mesmas oportunidades para o aprendizado, na busca de realizar essa fusão entre eficácia na explicação do assunto e a integração com esses alunos é proposta a ideia de fazer a análise da aplicação de materiais didáticos inclusivos." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de ciências" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV200_MD1_ID10794_TB3019_08042024195445.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:10" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARIA EDUARDA DE LIMA DA COSTA" "autor_nome_curto" => "MARIA" "autor_email" => "emaildaduda012@gmail.com" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 111023 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 3019 "inscrito_id" => 10794 "titulo" => "CONSTRUÇÃO DE MATERIAIS DIDÁTICOS COMO QUEBRA-CABEÇAS ADAPTADOS PARA O ENSINO DA EVOLUÇÃO DAS ESPÉCIES: ÓRGÃOS HOMÓLOGOS." "resumo" => "Torna-se necessário uma visão do pensamento humano mais ampla e mais abrangente daquelas aceitas pelos estudos cognitivos tradicionais, sendo inegável a influência da teoria de Howard Gardner que traz a concepção de múltiplas inteligências para explicar e dar visibilidade para as especificidades dos diferentes tipos de cognição. Foi decidido escrever o presente trabalho a respeito das "Inteligências Múltiplas", para enfatizar um número desconhecido das diferentes capacidades humanas, observando a variação de entendimentos envolvendo os diversos tipos de inteligência como a lógico-matemática, a inteligência linguística, inteligência naturalista, inteligência interpessoal, inteligência intrapessoal, inteligência espacial, inteligência corporal sinestésica, todas descritas por Gardner envolvidas no entendimento de si mesmo e nas implicações educacionais tratadas em sala de aula. Trabalhamos nesse projeto com uma avaliação da teoria, definindo métodos de pesquisa, com uma visão da paisagem cognitiva dos alunos observados, fazendo a confecção de materiais didáticos relacionando aprendizagem com manuseio de quebra-cabeças, buscando despertar o interesse dos alunos pelo assunto com a confecção e manejo de materiais interativos que prendem a atenção. Para assim, conseguirmos encontrar maneiras de integrar alunos com diferentes padrões neurológicos com o ambiente da sala de aula, tanto quanto fazer com que tenham as mesmas oportunidades para o aprendizado, na busca de realizar essa fusão entre eficácia na explicação do assunto e a integração com esses alunos é proposta a ideia de fazer a análise da aplicação de materiais didáticos inclusivos." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de ciências" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV200_MD1_ID10794_TB3019_08042024195445.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:10" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARIA EDUARDA DE LIMA DA COSTA" "autor_nome_curto" => "MARIA" "autor_email" => "emaildaduda012@gmail.com" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }