No contexto educacional, a Química desempenha uma função crucial no desenvolvimento crítico e social. Como disciplina científica que permeia diversos aspectos de nossa existência, desde a água que consumimos até os produtos utilizados em nossa rotina diária, sua importância é inegável. Esta pesquisa objetivou conduzir uma atividade experimental envolvendo os conceitos de ácidos e bases, a fim de facilitar a aprendizagem desses conceitos. Empregou-se uma abordagem qualitativa e exploratória, uma vez que se preocupou com aspectos da realidade que não são facilmente quantificáveis, priorizando a interpretação dos fenômenos, análise das observações e participação em demonstrações experimentais. Para tanto, alunos do nono ano do ensino fundamental, pertencentes à rede pública de Fortuna-MA, participaram do estudo. Os materiais utilizados incluíram repolho roxo, limão, vinagre, água da torneira, bicarbonato de sódio, sabão/detergente e soda cáustica. A atividade experimental consistiu na extração do suco de repolho roxo, obtido a partir da fervura de metade de um repolho em 1 litro de água por 30 minutos, seguida de filtração e armazenamento. Posteriormente, as substâncias a serem testadas foram dispostas em copos, adicionando-se uma pequena quantidade do indicador de repolho roxo em cada um, observando-se as mudanças de tonalidade. Após a aplicação do experimento para os alunos foi perceptível uma melhora significativa no entendimento dos conceitos de ácidos e bases, visto que os alunos puderam aplicar os conceitos teóricos aprendidos em situações do cotidiano, desta forma, tornando a aprendizagem mais significativa. Percebeu-se também um aumento da motivação e interesse dos alunos ao estudo pela Química. A utilização da experimentação estimulou a criatividade científica dos alunos, proporcionando uma aprendizagem mais dinâmica e atrativa, utilizando materiais de baixo custo e que possam reproduzir em casa.