EXPERIMENTAÇÃO NO ENSINO DE QUÍMICA: UMA ATIVIDADE EXPERIMENTAL DE ÁCIDO E BASES A PARTIR DE INDICADOR NATURAL
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 111313 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 3435 "inscrito_id" => 10567 "titulo" => "EXPERIMENTAÇÃO NO ENSINO DE QUÍMICA: UMA ATIVIDADE EXPERIMENTAL DE ÁCIDO E BASES A PARTIR DE INDICADOR NATURAL" "resumo" => "No contexto educacional, a Química desempenha uma função crucial no desenvolvimento crítico e social. Como disciplina científica que permeia diversos aspectos de nossa existência, desde a água que consumimos até os produtos utilizados em nossa rotina diária, sua importância é inegável. Esta pesquisa objetivou conduzir uma atividade experimental envolvendo os conceitos de ácidos e bases, a fim de facilitar a aprendizagem desses conceitos. Empregou-se uma abordagem qualitativa e exploratória, uma vez que se preocupou com aspectos da realidade que não são facilmente quantificáveis, priorizando a interpretação dos fenômenos, análise das observações e participação em demonstrações experimentais. Para tanto, alunos do nono ano do ensino fundamental, pertencentes à rede pública de Fortuna-MA, participaram do estudo. Os materiais utilizados incluíram repolho roxo, limão, vinagre, água da torneira, bicarbonato de sódio, sabão/detergente e soda cáustica. A atividade experimental consistiu na extração do suco de repolho roxo, obtido a partir da fervura de metade de um repolho em 1 litro de água por 30 minutos, seguida de filtração e armazenamento. Posteriormente, as substâncias a serem testadas foram dispostas em copos, adicionando-se uma pequena quantidade do indicador de repolho roxo em cada um, observando-se as mudanças de tonalidade. Após a aplicação do experimento para os alunos foi perceptível uma melhora significativa no entendimento dos conceitos de ácidos e bases, visto que os alunos puderam aplicar os conceitos teóricos aprendidos em situações do cotidiano, desta forma, tornando a aprendizagem mais significativa. Percebeu-se também um aumento da motivação e interesse dos alunos ao estudo pela Química. A utilização da experimentação estimulou a criatividade científica dos alunos, proporcionando uma aprendizagem mais dinâmica e atrativa, utilizando materiais de baixo custo e que possam reproduzir em casa." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de ciências" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD1_ID10567_TB3435_27102024205255.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:10" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "MADSON FEITOSA REIS" "autor_nome_curto" => "MADSON" "autor_email" => "madsonreis428@gmail.com" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 111313 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 3435 "inscrito_id" => 10567 "titulo" => "EXPERIMENTAÇÃO NO ENSINO DE QUÍMICA: UMA ATIVIDADE EXPERIMENTAL DE ÁCIDO E BASES A PARTIR DE INDICADOR NATURAL" "resumo" => "No contexto educacional, a Química desempenha uma função crucial no desenvolvimento crítico e social. Como disciplina científica que permeia diversos aspectos de nossa existência, desde a água que consumimos até os produtos utilizados em nossa rotina diária, sua importância é inegável. Esta pesquisa objetivou conduzir uma atividade experimental envolvendo os conceitos de ácidos e bases, a fim de facilitar a aprendizagem desses conceitos. Empregou-se uma abordagem qualitativa e exploratória, uma vez que se preocupou com aspectos da realidade que não são facilmente quantificáveis, priorizando a interpretação dos fenômenos, análise das observações e participação em demonstrações experimentais. Para tanto, alunos do nono ano do ensino fundamental, pertencentes à rede pública de Fortuna-MA, participaram do estudo. Os materiais utilizados incluíram repolho roxo, limão, vinagre, água da torneira, bicarbonato de sódio, sabão/detergente e soda cáustica. A atividade experimental consistiu na extração do suco de repolho roxo, obtido a partir da fervura de metade de um repolho em 1 litro de água por 30 minutos, seguida de filtração e armazenamento. Posteriormente, as substâncias a serem testadas foram dispostas em copos, adicionando-se uma pequena quantidade do indicador de repolho roxo em cada um, observando-se as mudanças de tonalidade. Após a aplicação do experimento para os alunos foi perceptível uma melhora significativa no entendimento dos conceitos de ácidos e bases, visto que os alunos puderam aplicar os conceitos teóricos aprendidos em situações do cotidiano, desta forma, tornando a aprendizagem mais significativa. Percebeu-se também um aumento da motivação e interesse dos alunos ao estudo pela Química. A utilização da experimentação estimulou a criatividade científica dos alunos, proporcionando uma aprendizagem mais dinâmica e atrativa, utilizando materiais de baixo custo e que possam reproduzir em casa." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de ciências" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD1_ID10567_TB3435_27102024205255.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:10" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "MADSON FEITOSA REIS" "autor_nome_curto" => "MADSON" "autor_email" => "madsonreis428@gmail.com" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }