O professor auxiliar, muitas vezes, é contratado para atuar em salas de aula da educação infantil com o objetivo de mitigar o trabalho do professor titular. Apesar disso, essa conduta está permeada de controvérsias envolvendo desvalorização profissional, desigualdade salarial entre os dois cargos, formação acadêmica e a própria função do auxiliar. Nesse sentido, o presente artigo pretende trazer reflexões sobre as diferentes implicações que envolvem a presença e a necessidade do cargo de professor auxiliar em salas de aula da educação infantil. Para tanto, foram selecionados três artigos (Albernaz, Reis, 2023; Jesus, Cordeiro, 2021; Souza, 2020) uma dissertação de mestrado (Pinheiro, 2017), e um e-book (Abuchaim, 2018) visto que se relacionam com o objeto de estudo. A pesquisa teve por metodologia a revisão de literatura e pesquisa de campo em uma escola de educação infantil, realizada por meio da observação não participante e entrevista; a análise de dados pautou-se em Bardin (1977). Mediante os resultados, concluímos que há a necessidade de um segundo profissional em sala de aula. Portanto, ao apresentar as diversas possibilidades, vantagens e desvantagens do cargo de professor auxiliar, o artigo reforça o entendimento acerca do que de fato necessita o professor na educação infantil para que seja garantida educação integral às crianças.