A EXPERIÊNCIA DO TAMBOR DE CRIOULA FILHOS DE MÃE MARIA DEVOTOS DE SÃO BENEDITO NO CENTRO POP
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A metodologia utilizada foi a pesquisa participante, onde, a partir de observações, registro em diário de campo e entrevistas realizadas com os participantes, constatou-se a necessidade de refletir sobre o caráter pedagógico e transformador dessa brincadeira tradicional popular, de origem afro-maranhense, que é o tambor de crioula, na vida das pessoas em situação de rua. Para isso, utilizou-se como principal referencial teórico os estudos de Rufino (1987) em que compreende a educação como um fenômeno complexo político, ético, estético e poético de ser e praticar o mundo, reivindicando uma pedagogia de encantamento e enfretamento das violências operadas pelo racismo e colonialismo, Paulo Freire na perspectiva da importância dos saberes populares e culturais da educação popular e os dados da pesquisa do Instituto Compartilha sobre os comportamentos, costumes e acesso aos serviços de público da população em situação de rua da cidade de Fortaleza (2021). 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