Este artigo propõe uma análise dos Programas PIBID (Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência) e a Residência Pedagógica implementados no Centro Universitário de Valença – UNIFAA, nos municípios de Valença e Rio das Flores, nos anos de 2022 a 2024, explorando os desafios e impactos na formação de professores. Os programas PIBID e Residência Pedagógica têm se destacado como iniciativas fundamentais para a formação de professores no contexto brasileiro. O PIBID, criado em 2007, visa incentivar a formação de docentes através da participação de estudantes de licenciatura em atividades pedagógicas nas escolas públicas, sob a supervisão de professores experientes. Já o Residência Pedagógica, instituído em 2017, amplia essa formação ao propor uma imersão mais prolongada do licenciando na prática docente, além de promover a integração entre teoria e prática. Durante a trajetória como coordenadoras Institucionais e de área dos programas, pudemos observar o quanto os acadêmicos e professores supervisores e preceptores das escolas parceiras, se engajam nos estudos, formulando práticas pedagógicas inovadoras, realizadas durante o período de funcionamento dos programas. Tivemos relatos de experiência, que serão descritos no decorrer do artigo, que afirmam o quanto os programas PIBID e Residência Pedagógica foram importantes para uma reflexão acerca da prática pedagógica, dos professores que já atuam nas escolas públicas, e dos acadêmicos que futuramente irão atuar nas instituições de ensino da educação básica.