REFLEXÕES SOBRE A PRÁTICA DOCENTE: NARRATIVAS DE APRENDIZAGEM NO PIBID NO ENSINO DE QUÍMICA
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 111865 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 4259 "inscrito_id" => 12056 "titulo" => "REFLEXÕES SOBRE A PRÁTICA DOCENTE: NARRATIVAS DE APRENDIZAGEM NO PIBID NO ENSINO DE QUÍMICA" "resumo" => "No âmbito educacional brasileiro, o Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) sobressai-se, destacando-se como uma peça fundamental na engrenagem da formação de estudantes nas diversas licenciaturas. O estudo atual investiga os impactos do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) no ensino de Química, por meio da análise reflexiva de narrativas que delineiam as experiências e práticas docentes. O estudo examina de forma abrangente como a participação no programa influenciou não apenas a formação acadêmica, mas também o desenvolvimento pessoal dos bolsistas. Desde o início, por meio de atividades colaborativas e observações atentas, os bolsistas imergiram na dinâmica educacional da escola, compreendendo sua estrutura e funcionamento de maneira holística. À medida que se envolviam mais profundamente, os bolsistas começaram a contribuir ativamente para os objetivos do projeto, facilitando uma integração efetiva no ambiente escolar e fortalecendo a interconexão entre teoria e prática. Ao longo do processo, observou-se um notável avanço profissional entre os bolsistas, com consequências positivas visíveis no desempenho dos alunos da escola. A interação dinâmica entre educadores e estudantes resultou em uma construção coletiva de conhecimento, enriquecendo sobremaneira as experiências educacionais vivenciadas por ambas as partes. A participação no PIBID proporcionou uma compreensão mais aprofundada da complexidade inerente à profissão docente, consolidando ainda mais o compromisso dos bolsistas com a causa da educação. A experiência prática oferecida pelo programa PIBID revelou-se fundamental para a integração efetiva da teoria acadêmica com a prática em sala de aula, dotando assim os bolsistas das habilidades e da confiança necessárias para enfrentar com sucesso os futuros desafios encontrados como professores de Química." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de professores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD1_ID12056_TB4259_18102024081102.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:10" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "LAIANE MARIA RAMOS SOUSA" "autor_nome_curto" => "LAIANE" "autor_email" => "laianemaria2017@outlook.com" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 111865 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 4259 "inscrito_id" => 12056 "titulo" => "REFLEXÕES SOBRE A PRÁTICA DOCENTE: NARRATIVAS DE APRENDIZAGEM NO PIBID NO ENSINO DE QUÍMICA" "resumo" => "No âmbito educacional brasileiro, o Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) sobressai-se, destacando-se como uma peça fundamental na engrenagem da formação de estudantes nas diversas licenciaturas. O estudo atual investiga os impactos do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) no ensino de Química, por meio da análise reflexiva de narrativas que delineiam as experiências e práticas docentes. O estudo examina de forma abrangente como a participação no programa influenciou não apenas a formação acadêmica, mas também o desenvolvimento pessoal dos bolsistas. Desde o início, por meio de atividades colaborativas e observações atentas, os bolsistas imergiram na dinâmica educacional da escola, compreendendo sua estrutura e funcionamento de maneira holística. À medida que se envolviam mais profundamente, os bolsistas começaram a contribuir ativamente para os objetivos do projeto, facilitando uma integração efetiva no ambiente escolar e fortalecendo a interconexão entre teoria e prática. Ao longo do processo, observou-se um notável avanço profissional entre os bolsistas, com consequências positivas visíveis no desempenho dos alunos da escola. A interação dinâmica entre educadores e estudantes resultou em uma construção coletiva de conhecimento, enriquecendo sobremaneira as experiências educacionais vivenciadas por ambas as partes. A participação no PIBID proporcionou uma compreensão mais aprofundada da complexidade inerente à profissão docente, consolidando ainda mais o compromisso dos bolsistas com a causa da educação. A experiência prática oferecida pelo programa PIBID revelou-se fundamental para a integração efetiva da teoria acadêmica com a prática em sala de aula, dotando assim os bolsistas das habilidades e da confiança necessárias para enfrentar com sucesso os futuros desafios encontrados como professores de Química." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de professores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD1_ID12056_TB4259_18102024081102.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:10" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "LAIANE MARIA RAMOS SOUSA" "autor_nome_curto" => "LAIANE" "autor_email" => "laianemaria2017@outlook.com" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }