O presente trabalho, busca apresentar os resultados das primeiras atividades do projeto de extensão intitulado “Constituição da Identidade Docente: caleidoscópio de saberes de egressos da Pedagogia- URCA”. Neste texto, privilegiaremos as primeiras aproximações com o campo “Identidade Docente”, na forma de estudo sistemático – bibliográfico, que foram realizados na Universidade Regional do Cariri – URCA, durante a primeira etapa do referido projeto no curso de Pedagogia. Para formar nosso quadro teórico, fizemos uso de autores como Marcelo Garcia (1998; 2010), Pimenta e Anastasiou (2002), Pimenta (2012), Farias et al. (2014) e Tardif (2002). No presente artigo, buscamos responder a seguinte indagação: Como um indivíduo se faz professor? Fundamentamos de forma metodológica este trabalho a partir de uma pesquisa bibliográfica a partir de nosso quadro teórico supracitado. Entendemos a identidade profissional docente como uma rede de significados que se constitui a partir de múltiplas experiências do professor no campo pessoal, social e profissional. Dessa forma, podemos afirmar que a identidade docente não é um dado imutável, ela é um processo de construção das formas de ser e estar na profissão. Podemos assim definir que os elementos constituintes da identidade profissional são: a história de vida, a formação seja ela inicial ou continuada e ainda, as práticas pedagógicas vividas no cotidiano escolar. Soma-se a estes elementos, a compreensão de que o trabalho docente requer saberes especializados de formação profissional, disciplinares, curriculares e da experiência.