A CONSTRUÇÃO DO CONCEITO DE PORCENTAGEM NOS ANOS INICIAIS
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 112199 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 4733 "inscrito_id" => 12366 "titulo" => "A CONSTRUÇÃO DO CONCEITO DE PORCENTAGEM NOS ANOS INICIAIS" "resumo" => "O presente estudo tem como objetivo investigar a construção do conceito de porcentagem a partir da análise da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e em uma coleção de livros didáticos de matemática aprovados pelo Plano Nacional do Livro Didática (PNLD), a forma pela qual é sua abordagem nos anos iniciais o ensino deste objeto matemático. Nesse sentido, o trabalho é de natureza qualitativa e também do tipo documental, no qual analisamos no documento que rege os currículos escolares, especificamente no âmbito da área de matemática e nas unidades temáticas que trabalham a noção de porcentagem. Sob esse viés, identificamos que a BNCC e os livros didáticos começam a desenvolver os conhecimentos específicos para o ensino de porcentagem iniciando pela ideia de frações (parte todo), frações decimais e seus respectivos objetos de conhecimento representados na unidade temática número. Posteriormente, tendo em vista tal abordagem, vimos a necessidade de analisar livros didáticos e observar como está posto no currículo a construção do conceito de porcentagem. Para tanto, os resultados apontam que as atividades desenvolvidas pelos livros didáticos estabelecem uma relação clara do ensino de fração e cumprem com seu objetivo de aprendizagem proposto. Neste âmbito o conceito de porcentagem vem sendo construído de forma gradual, ou seja, iniciando das ideias de frações até a representação decimal/percentual." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 13 - Educação matemática" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD1_ID12366_TB4733_23102024224920.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:10" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "PABLO HENRIQUE DO NASCIMENTO MELO" "autor_nome_curto" => "Pablo Henrique" "autor_email" => "pablonasci13@gmail.com" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 112199 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 4733 "inscrito_id" => 12366 "titulo" => "A CONSTRUÇÃO DO CONCEITO DE PORCENTAGEM NOS ANOS INICIAIS" "resumo" => "O presente estudo tem como objetivo investigar a construção do conceito de porcentagem a partir da análise da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e em uma coleção de livros didáticos de matemática aprovados pelo Plano Nacional do Livro Didática (PNLD), a forma pela qual é sua abordagem nos anos iniciais o ensino deste objeto matemático. Nesse sentido, o trabalho é de natureza qualitativa e também do tipo documental, no qual analisamos no documento que rege os currículos escolares, especificamente no âmbito da área de matemática e nas unidades temáticas que trabalham a noção de porcentagem. Sob esse viés, identificamos que a BNCC e os livros didáticos começam a desenvolver os conhecimentos específicos para o ensino de porcentagem iniciando pela ideia de frações (parte todo), frações decimais e seus respectivos objetos de conhecimento representados na unidade temática número. Posteriormente, tendo em vista tal abordagem, vimos a necessidade de analisar livros didáticos e observar como está posto no currículo a construção do conceito de porcentagem. Para tanto, os resultados apontam que as atividades desenvolvidas pelos livros didáticos estabelecem uma relação clara do ensino de fração e cumprem com seu objetivo de aprendizagem proposto. Neste âmbito o conceito de porcentagem vem sendo construído de forma gradual, ou seja, iniciando das ideias de frações até a representação decimal/percentual." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 13 - Educação matemática" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD1_ID12366_TB4733_23102024224920.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:10" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "PABLO HENRIQUE DO NASCIMENTO MELO" "autor_nome_curto" => "Pablo Henrique" "autor_email" => "pablonasci13@gmail.com" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }