O uso de ferramentas lúdicas e pedagógicas no ensino superior, particularmente nos cursos de licenciatura da área de ciências da natureza, é frequentemente negligenciado. O objetivo desse estudo, visa identificar as razões por trás dessa negligência dando ênfase a formação de professores no curso de licenciatura em física. Utilizou-se uma abordagem de estudo de caso, envolvendo entrevistas com professores e licenciandos de instituições de ensino superior. Em conclusiva, os resultados revelaram que a ausência dessas ferramentas no ensino superior é resultado de um ciclo perpetuado ao longo dos anos; observou-se que muitos professores universitários de física, responsáveis pela formação de futuros docentes, desconhecem ou não utilizam ferramentas pedagógicas digitais e não digitais, frequentemente devido à sua formação predominantemente voltada ao bacharelado, onde se prevalece o formalismo matemático. Também foi possível notar, que parte dos professores não enxergam relevância no uso de ferramentas lúdicas para o ensino de física, visto que a teoria pode ser abordada de modo pouco abrangente para servir somente como uma base conceitual para fórmulas matemáticas. Os estudantes relataram um impacto negativo expressivo devido à falta de recursos lúdicos, que poderiam tornar o aprendizado mais eficaz e significativo, além de levantar questões se essa negligência pedagógica não se deve ao fato do corpo docente universitário que forma professores ser composto predominantemente por profissionais bacharéis. Em síntese, há uma necessidade urgente de capacitar os professores universitários em metodologias pedagógicas modernas, incluindo o uso de ferramentas digitais e não digitais, para melhorar a qualidade da formação docente no ensino superior.