Este resumo apresenta os resultados da pesquisa de Mestrado, em fase final de conclusão, no âmbito do Programa de Pós-Graduação em Educação, da Faculdade de Educação da Universidade de Brasília, com o tema “A inclusão e o uso de TDIC na perspectiva do Desenho Universal para a Aprendizagem como apoio à mediação pedagógica dos professores”, que teve por objetivo analisar se o uso intencional de TDIC pode contribuir no processo de ensino e aprendizagem de todos os estudantes, observadas as perspectivas do Desenho Universal para a Aprendizagem (DUA), que apontam a necessidade de se considerar a diversidade de formas de aprender presentes em sala de aula. A integração de Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDIC) no contexto escolar tem se mostrado uma tendência crescente, com o potencial de transformar a forma com que os alunos aprendem e os professores ensinam. Neste contexto, a investigação pautou-se em uma pesquisa qualitativa por meio do estudo de caso, com plano de aplicação, cujos procedimentos estabelecidos para a coleta de dados foram: a observação participante, a entrevista semiestruturada, a roda de conversa e o diário de campo. A pesquisa foi realizada em uma turma do 3º ano do Ensino Fundamental I de escola pública do município de Nova Xavantina, no estado de Mato Grosso, tendo como participantes a professora e seus respectivos alunos. Os dados obtidos foram analisados conforme os pressupostos da análise de conteúdo de Bardin (2016). Os resultados apontam a importância da inovação educacional e da utilização criativa e intencional das TDIC e das orientações do DUA para potencializar as estratégias pedagógicas no processo de ensino e aprendizagem diversificado, pensado para atender aos diversos estilos de aprendizagem de todos os alunos, promovendo um contexto mais significativo e inclusivo dentro de sala de aula.