A INCLUSÃO E O USO DE TDIC NA PERSPECTIVA DO DESENHO UNIVERSAL PARA A APRENDIZAGEM COMO APOIO À MEDIAÇÃO PEDAGÓGICA DOS PROFESSORES
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 112516 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 5178 "inscrito_id" => 15270 "titulo" => "A INCLUSÃO E O USO DE TDIC NA PERSPECTIVA DO DESENHO UNIVERSAL PARA A APRENDIZAGEM COMO APOIO À MEDIAÇÃO PEDAGÓGICA DOS PROFESSORES" "resumo" => "Este resumo apresenta os resultados da pesquisa de Mestrado, em fase final de conclusão, no âmbito do Programa de Pós-Graduação em Educação, da Faculdade de Educação da Universidade de Brasília, com o tema “A inclusão e o uso de TDIC na perspectiva do Desenho Universal para a Aprendizagem como apoio à mediação pedagógica dos professores”, que teve por objetivo analisar se o uso intencional de TDIC pode contribuir no processo de ensino e aprendizagem de todos os estudantes, observadas as perspectivas do Desenho Universal para a Aprendizagem (DUA), que apontam a necessidade de se considerar a diversidade de formas de aprender presentes em sala de aula. A integração de Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDIC) no contexto escolar tem se mostrado uma tendência crescente, com o potencial de transformar a forma com que os alunos aprendem e os professores ensinam. Neste contexto, a investigação pautou-se em uma pesquisa qualitativa por meio do estudo de caso, com plano de aplicação, cujos procedimentos estabelecidos para a coleta de dados foram: a observação participante, a entrevista semiestruturada, a roda de conversa e o diário de campo. A pesquisa foi realizada em uma turma do 3º ano do Ensino Fundamental I de escola pública do município de Nova Xavantina, no estado de Mato Grosso, tendo como participantes a professora e seus respectivos alunos. Os dados obtidos foram analisados conforme os pressupostos da análise de conteúdo de Bardin (2016). Os resultados apontam a importância da inovação educacional e da utilização criativa e intencional das TDIC e das orientações do DUA para potencializar as estratégias pedagógicas no processo de ensino e aprendizagem diversificado, pensado para atender aos diversos estilos de aprendizagem de todos os alunos, promovendo um contexto mais significativo e inclusivo dentro de sala de aula." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 19 - Tecnologias e educação" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD1_ID15270_TB5178_06102024115608.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:11" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ALINE ESTEFANIA RODRIGUES DA COSTA" "autor_nome_curto" => "ALINE ESTEFANIA" "autor_email" => "alineestefania25@gmail.com" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 112516 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 5178 "inscrito_id" => 15270 "titulo" => "A INCLUSÃO E O USO DE TDIC NA PERSPECTIVA DO DESENHO UNIVERSAL PARA A APRENDIZAGEM COMO APOIO À MEDIAÇÃO PEDAGÓGICA DOS PROFESSORES" "resumo" => "Este resumo apresenta os resultados da pesquisa de Mestrado, em fase final de conclusão, no âmbito do Programa de Pós-Graduação em Educação, da Faculdade de Educação da Universidade de Brasília, com o tema “A inclusão e o uso de TDIC na perspectiva do Desenho Universal para a Aprendizagem como apoio à mediação pedagógica dos professores”, que teve por objetivo analisar se o uso intencional de TDIC pode contribuir no processo de ensino e aprendizagem de todos os estudantes, observadas as perspectivas do Desenho Universal para a Aprendizagem (DUA), que apontam a necessidade de se considerar a diversidade de formas de aprender presentes em sala de aula. A integração de Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDIC) no contexto escolar tem se mostrado uma tendência crescente, com o potencial de transformar a forma com que os alunos aprendem e os professores ensinam. Neste contexto, a investigação pautou-se em uma pesquisa qualitativa por meio do estudo de caso, com plano de aplicação, cujos procedimentos estabelecidos para a coleta de dados foram: a observação participante, a entrevista semiestruturada, a roda de conversa e o diário de campo. A pesquisa foi realizada em uma turma do 3º ano do Ensino Fundamental I de escola pública do município de Nova Xavantina, no estado de Mato Grosso, tendo como participantes a professora e seus respectivos alunos. Os dados obtidos foram analisados conforme os pressupostos da análise de conteúdo de Bardin (2016). Os resultados apontam a importância da inovação educacional e da utilização criativa e intencional das TDIC e das orientações do DUA para potencializar as estratégias pedagógicas no processo de ensino e aprendizagem diversificado, pensado para atender aos diversos estilos de aprendizagem de todos os alunos, promovendo um contexto mais significativo e inclusivo dentro de sala de aula." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 19 - Tecnologias e educação" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD1_ID15270_TB5178_06102024115608.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:11" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ALINE ESTEFANIA RODRIGUES DA COSTA" "autor_nome_curto" => "ALINE ESTEFANIA" "autor_email" => "alineestefania25@gmail.com" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }