O presente artigo tem como objetivo analisar, discutir e refletir sobre o uso da música de forma lúdica, as formas de aprendizagem facilitando o processo de alfabetização na Educação Infantil. Para o desenvolvimento metodológico proposto assumiu-se a pesquisa bibliográfica, tendo como embasamento teórico os autores, Lima (2012), mostrando a musicalidade como contribuinte no desenvolvimento integral do ser, incluindo aspectos culturais, sociais e motores, Lopes e Oliveira (2020). A música tem que estar presente nas atividades em que as crianças irão fazer, através de jogos, danças e outras atividades lúdicas e Freinet (2004), potencializa o fazer pedagógico a partir da ludicidade e Freire (1989) explica que “[...] aprender a ler, a escrever, alfabetizar-se é, antes de mais nada, aprender a ler o mundo, compreender o seu contexto. Atividades lúdicas com o uso da música são importantes porque desenvolvem a coordenação motora, memória, socialização e são fatores que colaboram no processo de aquisição de leitura e escrita, alfabetizar crianças trata-se do ensiná-las a ler e escrever, bem como orientá-las para que saibam interpretar e refletir sobre aquilo que estão escrevendo ou lendo. Portanto, a música se tornou uma ponte entre a linguagem corporal verbal, oral e escrita e assim aliada ao professor no processo de ensino aprendizagem principalmente no período de alfabetização e sobretudo no que dia respeito a alfabetização de crianças na educação infantil, ou seja, nas fases iniciais.