A partir da compreensão em torno da necessidade de se conhecer e entender a eficiência dos processos educacionais nos quais pessoas com deficiência estão inseridas, bem como os aspectos históricos que permeiam as ações inclusivas dentro da escola e os impactos que estes fatores causam nos alunos, especificamente alunos surdos, surge o objetivo desse estudo, compreender como esses alunos foram e estão sendo incluídos dentro do processo educacional. Partimos do ponto de mostrar a compreensão em torno do fato de que só há inclusão de surdos se houver a priorização de sua primeira língua, a Libras (Língua Brasileira de Sinais). Além disso, buscamos trazer de forma crítica que, uma educação inclusiva só ocorre em observância e respeito dos aspectos identitários e culturais dos sujeitos, neste caso, dos surdos e seus anseios. O estudo traz uma abordagem histórica de como a inclusão de alunos surdos foi construída e os caminhos percorridos por esses sujeitos na construção de uma política inclusiva na cidade de Juazeiro do Norte-Ce. O estudo foi realizado através de uma pesquisa documental, da qual se objetivou conhecer a trajetória da inclusão de surdos e uma pesquisa bibliográfica que nos traz um aporte teórico para compreendermos como deve se dá a inclusão de pessoas surdas, bem como a importância de reconhecermos o outro através da diferença. Vimos que a comunidade surda e a população juazeirense têm alcançado grandes conquista, porém ainda temos muitos desafios a serem superados.