O desenho geométrico é um instrumento fundamental no ensino matemático, principalmente quando se trata da geometria, seja plana ou espacial. Sendo uma linguagem gráfica da matemática, a representação geométrica auxilia no aprendizado das formas e funções das figuras que estão presentes no cotidiano. Este estudo tem por objetivo explorar como o desenho geométrico pode ser identificado e utilizado no cotidiano e como contribui significativamente para o desenvolvimento escolar, principalmente no âmbito matemático. O trabalho aborda a aplicabilidade do conhecimento geométrico, sendo possível despertar o interesse e a criatividade dos alunos, que necessitam visualizar a utilidade do que aprende na escola. Através da pesquisa bibliográfica, foi possível atingir o objetivo da pesquisa pelo levantamento de informações científicas encontradas. Após o levantamento bibliográfico, houve a observação de pontos turísticos na cidade de Balsas – MA com a intenção de encontrar formas geométricas que poderiam ser usadas nas aulas de matemática. Assim, verificou-se que o desenho das formas geométricas está fortemente presente no cotidiano e essa presença pode ser usada para explicar conteúdos matemáticos como Teorema de Pitágoras, entre outros, de forma que desperte o interesse e a criatividade dos alunos em perceberem a aplicabilidade do que estudam em sala de aula. Por fim, conclui-se também que as figuras geométricas despertam mais interesse por sua facilidade em visualização concreta e facilita o entendimento dos conceitos matemáticos, tornando o processo de aprendizado mais dinâmico e interessante. É uma habilidade útil e prática para estudantes e professores de Matemática.