DESENHO GEOMÉTRICO: PRESENÇA COTIDIANA E USUABILIDADE NO ENSIDO DE MATEMÁTICA
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 112891 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 5703 "inscrito_id" => 14109 "titulo" => "DESENHO GEOMÉTRICO: PRESENÇA COTIDIANA E USUABILIDADE NO ENSIDO DE MATEMÁTICA" "resumo" => "O desenho geométrico é um instrumento fundamental no ensino matemático, principalmente quando se trata da geometria, seja plana ou espacial. Sendo uma linguagem gráfica da matemática, a representação geométrica auxilia no aprendizado das formas e funções das figuras que estão presentes no cotidiano. Este estudo tem por objetivo explorar como o desenho geométrico pode ser identificado e utilizado no cotidiano e como contribui significativamente para o desenvolvimento escolar, principalmente no âmbito matemático. O trabalho aborda a aplicabilidade do conhecimento geométrico, sendo possível despertar o interesse e a criatividade dos alunos, que necessitam visualizar a utilidade do que aprende na escola. Através da pesquisa bibliográfica, foi possível atingir o objetivo da pesquisa pelo levantamento de informações científicas encontradas. Após o levantamento bibliográfico, houve a observação de pontos turísticos na cidade de Balsas – MA com a intenção de encontrar formas geométricas que poderiam ser usadas nas aulas de matemática. Assim, verificou-se que o desenho das formas geométricas está fortemente presente no cotidiano e essa presença pode ser usada para explicar conteúdos matemáticos como Teorema de Pitágoras, entre outros, de forma que desperte o interesse e a criatividade dos alunos em perceberem a aplicabilidade do que estudam em sala de aula. Por fim, conclui-se também que as figuras geométricas despertam mais interesse por sua facilidade em visualização concreta e facilita o entendimento dos conceitos matemáticos, tornando o processo de aprendizado mais dinâmico e interessante. É uma habilidade útil e prática para estudantes e professores de Matemática." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 13 - Educação matemática" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD1_ID14109_TB5703_27102024235603.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:11" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "RAFAELA REZENDE DA SILVA" "autor_nome_curto" => "RAFAELA" "autor_email" => "rafaela.20210015416@aluno.uema.br" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 112891 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 5703 "inscrito_id" => 14109 "titulo" => "DESENHO GEOMÉTRICO: PRESENÇA COTIDIANA E USUABILIDADE NO ENSIDO DE MATEMÁTICA" "resumo" => "O desenho geométrico é um instrumento fundamental no ensino matemático, principalmente quando se trata da geometria, seja plana ou espacial. Sendo uma linguagem gráfica da matemática, a representação geométrica auxilia no aprendizado das formas e funções das figuras que estão presentes no cotidiano. Este estudo tem por objetivo explorar como o desenho geométrico pode ser identificado e utilizado no cotidiano e como contribui significativamente para o desenvolvimento escolar, principalmente no âmbito matemático. O trabalho aborda a aplicabilidade do conhecimento geométrico, sendo possível despertar o interesse e a criatividade dos alunos, que necessitam visualizar a utilidade do que aprende na escola. Através da pesquisa bibliográfica, foi possível atingir o objetivo da pesquisa pelo levantamento de informações científicas encontradas. Após o levantamento bibliográfico, houve a observação de pontos turísticos na cidade de Balsas – MA com a intenção de encontrar formas geométricas que poderiam ser usadas nas aulas de matemática. Assim, verificou-se que o desenho das formas geométricas está fortemente presente no cotidiano e essa presença pode ser usada para explicar conteúdos matemáticos como Teorema de Pitágoras, entre outros, de forma que desperte o interesse e a criatividade dos alunos em perceberem a aplicabilidade do que estudam em sala de aula. Por fim, conclui-se também que as figuras geométricas despertam mais interesse por sua facilidade em visualização concreta e facilita o entendimento dos conceitos matemáticos, tornando o processo de aprendizado mais dinâmico e interessante. É uma habilidade útil e prática para estudantes e professores de Matemática." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 13 - Educação matemática" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD1_ID14109_TB5703_27102024235603.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:11" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "RAFAELA REZENDE DA SILVA" "autor_nome_curto" => "RAFAELA" "autor_email" => "rafaela.20210015416@aluno.uema.br" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }