A musicalização é uma forma de expressão e de comunicação lúdica, artística, pedagógica e estética com as vivências da dimensão didática no ensino e aprendizagem de crianças, podendo ser estimulada e incluída em sala de aula. Com isso, este artigo, produzido em 2024, tem como objetivo geral compreender como a inserção da musicalização no âmbito educacional auxilia para o desenvolvimento das crianças na Educação Infantil. Assim, utilizou-se uma pesquisa qualitativa de cunho bibliográfico, com os seguintes autores que fundamentaram a base teórica: Barreto (2018); Cury (1998); Fonseca, Colares e Costa (2019); Gil (2008); Modesto e Rúbio (2014); Oliveira (2001); Oliveira, Somerhalder e Joly (2019); Reis (2023) e Souza (2019), com consulta ao documento Brasil (2018). Por meio disto, a musicalização na Educação Infantil se insere como um relevante fortalecedor para a aprendizagem da criança, trazendo consigo dimensões pedagógicas de diferentes formas, inserindo de maneira lúdica e dinâmica aprendizagens e habilidades formativas. Nesse sentido, a música, pode constituir-se de diferentes perspectivas, onde produz o reconhecimento de conteúdos que competem a Educação Infantil e propicia o imaginar de maneira prazerosa, onde o brincar com os sons se torna um objeto de aprendizagem e desenvolvimento infantil. Portanto, evidenciamos que a criança quando se depara dentro de contextos nos quais a música é instigada como linguagem artística, as habilidades sociais, emocionais, motoras dentre outras delimitações, articula-se de forma plena e significativa, contribuindo para a aprendizagem da criança de forma integral.