“EMOTIONS: UM MERGULHO NO MEU EU” TEATRO E STEAM COMO INSTRUMENTO DE EDUCAÇÃO SOCIOEMOCIONAL.
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 113013 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 5879 "inscrito_id" => 14278 "titulo" => "“EMOTIONS: UM MERGULHO NO MEU EU” TEATRO E STEAM COMO INSTRUMENTO DE EDUCAÇÃO SOCIOEMOCIONAL." "resumo" => "O Teatro do Oprimido é uma manifestação artística que busca conectar o público ao espetáculo, tornando os espectadores parte da apresentação e permitindo que expressem sua interpretação da obra. Como ferramenta de educação socioemocional, essa variação de teatro proporciona aos discentes uma melhor percepção do convívio social e empatia, além de oferecer um espaço seguro para expressarem suas emoções. Nesse contexto, aliado à metodologia STEAM, este projeto objetivou criar junto aos alunos, um espetáculo teatral chamado “Emotions”, para proporcionar aos alunos um espaço para expressão artística e emocional. Para incentivar a expressão emocional dos estudantes, foram adotadas iniciativas nas salas de aula dos anos finais da escola Iraci Rodrigues, em Mogeiro-PB. Foram aplicados questionários em sala de aula a fim de mapear as principais dificuldades que enfrentam ao lidar com suas próprias emoções. Também foram realizados momentos de musicoterapia, leitura e produção textual para exercitar a criatividade e fornecer referências para a escrita do roteiro e dinâmicas de elogios entre os alunos, visando sensibilizá-los e estimular a empatia. Após a definição do elenco, realizada por meio de audições, exercícios em grupo foram realizados com o intuito de criar laços entre os membros e desenvolver apoio e confiança emocional. Baseado nos resultados das dinâmicas em grupo e dos estudos coletivos, o espetáculo "Emotions: Um Mergulho No Meu Eu" foi criado. A história abrange a descoberta emocional de dois protagonistas, enquanto lidam com problemas sociais, oferecendo finais alternativos. A obra uniu expressão artística e emocional no âmbito escolar, envolvendo a comunidade e permitindo que a plateia escolhesse o desfecho da história, promovendo a troca de visões de mundo. Essa integração da educação emocional com a expressão artística na escola, possibilita que o aluno desenvolva suas habilidades de maneira ativa e amplie sua sensibilidade social." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 18 - Educação emocional" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD1_ID14278_TB5879_27102024154256.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:11" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "GENILSON ERMESON DO NASCIMENTO" "autor_nome_curto" => "GENILSON" "autor_email" => "g.nilsonermeson@gmail.com" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 113013 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 5879 "inscrito_id" => 14278 "titulo" => "“EMOTIONS: UM MERGULHO NO MEU EU” TEATRO E STEAM COMO INSTRUMENTO DE EDUCAÇÃO SOCIOEMOCIONAL." "resumo" => "O Teatro do Oprimido é uma manifestação artística que busca conectar o público ao espetáculo, tornando os espectadores parte da apresentação e permitindo que expressem sua interpretação da obra. Como ferramenta de educação socioemocional, essa variação de teatro proporciona aos discentes uma melhor percepção do convívio social e empatia, além de oferecer um espaço seguro para expressarem suas emoções. Nesse contexto, aliado à metodologia STEAM, este projeto objetivou criar junto aos alunos, um espetáculo teatral chamado “Emotions”, para proporcionar aos alunos um espaço para expressão artística e emocional. Para incentivar a expressão emocional dos estudantes, foram adotadas iniciativas nas salas de aula dos anos finais da escola Iraci Rodrigues, em Mogeiro-PB. Foram aplicados questionários em sala de aula a fim de mapear as principais dificuldades que enfrentam ao lidar com suas próprias emoções. Também foram realizados momentos de musicoterapia, leitura e produção textual para exercitar a criatividade e fornecer referências para a escrita do roteiro e dinâmicas de elogios entre os alunos, visando sensibilizá-los e estimular a empatia. Após a definição do elenco, realizada por meio de audições, exercícios em grupo foram realizados com o intuito de criar laços entre os membros e desenvolver apoio e confiança emocional. Baseado nos resultados das dinâmicas em grupo e dos estudos coletivos, o espetáculo "Emotions: Um Mergulho No Meu Eu" foi criado. A história abrange a descoberta emocional de dois protagonistas, enquanto lidam com problemas sociais, oferecendo finais alternativos. A obra uniu expressão artística e emocional no âmbito escolar, envolvendo a comunidade e permitindo que a plateia escolhesse o desfecho da história, promovendo a troca de visões de mundo. Essa integração da educação emocional com a expressão artística na escola, possibilita que o aluno desenvolva suas habilidades de maneira ativa e amplie sua sensibilidade social." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 18 - Educação emocional" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD1_ID14278_TB5879_27102024154256.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:11" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "GENILSON ERMESON DO NASCIMENTO" "autor_nome_curto" => "GENILSON" "autor_email" => "g.nilsonermeson@gmail.com" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }