Artigo Anais do X Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

“EMOTIONS: UM MERGULHO NO MEU EU” TEATRO E STEAM COMO INSTRUMENTO DE EDUCAÇÃO SOCIOEMOCIONAL.

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 18 - Educação emocional
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 113013
    "edicao_id" => 358
    "trabalho_id" => 5879
    "inscrito_id" => 14278
    "titulo" => "“EMOTIONS: UM MERGULHO NO MEU EU” TEATRO E STEAM COMO INSTRUMENTO DE EDUCAÇÃO SOCIOEMOCIONAL."
    "resumo" => "O Teatro do Oprimido é uma manifestação artística que busca conectar o público ao espetáculo, tornando os espectadores parte da apresentação e permitindo que expressem sua interpretação da obra. Como ferramenta de educação socioemocional, essa variação de teatro proporciona aos discentes uma melhor percepção do convívio social e empatia, além de oferecer um espaço seguro para expressarem suas emoções. Nesse contexto, aliado à metodologia STEAM, este projeto objetivou criar junto aos alunos, um espetáculo teatral chamado “Emotions”, para proporcionar aos alunos um espaço para expressão artística e emocional. Para incentivar a expressão emocional dos estudantes, foram adotadas iniciativas nas salas de aula dos anos finais da escola Iraci Rodrigues, em Mogeiro-PB. Foram aplicados questionários em sala de aula a fim de mapear as principais dificuldades que enfrentam ao lidar com suas próprias emoções. Também foram realizados momentos de musicoterapia, leitura e produção textual para exercitar a criatividade e fornecer referências para a escrita do roteiro e dinâmicas de elogios entre os alunos, visando sensibilizá-los e estimular a empatia. Após a definição do elenco, realizada por meio de audições, exercícios em grupo foram realizados com o intuito de criar laços entre os membros e desenvolver apoio e confiança emocional. Baseado nos resultados das dinâmicas em grupo e dos estudos coletivos, o espetáculo "Emotions: Um Mergulho No Meu Eu" foi criado. A história abrange a descoberta emocional de dois protagonistas, enquanto lidam com problemas sociais, oferecendo finais alternativos. A obra uniu expressão artística e emocional no âmbito escolar, envolvendo a comunidade e permitindo que a plateia escolhesse o desfecho da história, promovendo a troca de visões de mundo. Essa integração da educação emocional com a expressão artística na escola, possibilita que o aluno desenvolva suas habilidades de maneira ativa e amplie sua sensibilidade social."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 18 - Educação emocional"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD1_ID14278_TB5879_27102024154256.pdf"
    "created_at" => "2024-11-05 15:04:11"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "GENILSON ERMESON DO NASCIMENTO"
    "autor_nome_curto" => "GENILSON"
    "autor_email" => "g.nilsonermeson@gmail.com"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais do X Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png"
    "data_publicacao" => "2024-11-08"
    "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 113013
    "edicao_id" => 358
    "trabalho_id" => 5879
    "inscrito_id" => 14278
    "titulo" => "“EMOTIONS: UM MERGULHO NO MEU EU” TEATRO E STEAM COMO INSTRUMENTO DE EDUCAÇÃO SOCIOEMOCIONAL."
    "resumo" => "O Teatro do Oprimido é uma manifestação artística que busca conectar o público ao espetáculo, tornando os espectadores parte da apresentação e permitindo que expressem sua interpretação da obra. Como ferramenta de educação socioemocional, essa variação de teatro proporciona aos discentes uma melhor percepção do convívio social e empatia, além de oferecer um espaço seguro para expressarem suas emoções. Nesse contexto, aliado à metodologia STEAM, este projeto objetivou criar junto aos alunos, um espetáculo teatral chamado “Emotions”, para proporcionar aos alunos um espaço para expressão artística e emocional. Para incentivar a expressão emocional dos estudantes, foram adotadas iniciativas nas salas de aula dos anos finais da escola Iraci Rodrigues, em Mogeiro-PB. Foram aplicados questionários em sala de aula a fim de mapear as principais dificuldades que enfrentam ao lidar com suas próprias emoções. Também foram realizados momentos de musicoterapia, leitura e produção textual para exercitar a criatividade e fornecer referências para a escrita do roteiro e dinâmicas de elogios entre os alunos, visando sensibilizá-los e estimular a empatia. Após a definição do elenco, realizada por meio de audições, exercícios em grupo foram realizados com o intuito de criar laços entre os membros e desenvolver apoio e confiança emocional. Baseado nos resultados das dinâmicas em grupo e dos estudos coletivos, o espetáculo "Emotions: Um Mergulho No Meu Eu" foi criado. A história abrange a descoberta emocional de dois protagonistas, enquanto lidam com problemas sociais, oferecendo finais alternativos. A obra uniu expressão artística e emocional no âmbito escolar, envolvendo a comunidade e permitindo que a plateia escolhesse o desfecho da história, promovendo a troca de visões de mundo. Essa integração da educação emocional com a expressão artística na escola, possibilita que o aluno desenvolva suas habilidades de maneira ativa e amplie sua sensibilidade social."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 18 - Educação emocional"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD1_ID14278_TB5879_27102024154256.pdf"
    "created_at" => "2024-11-05 15:04:11"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "GENILSON ERMESON DO NASCIMENTO"
    "autor_nome_curto" => "GENILSON"
    "autor_email" => "g.nilsonermeson@gmail.com"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais do X Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png"
    "data_publicacao" => "2024-11-08"
    "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 08 de novembro de 2024

Resumo

O Teatro do Oprimido é uma manifestação artística que busca conectar o público ao espetáculo, tornando os espectadores parte da apresentação e permitindo que expressem sua interpretação da obra. Como ferramenta de educação socioemocional, essa variação de teatro proporciona aos discentes uma melhor percepção do convívio social e empatia, além de oferecer um espaço seguro para expressarem suas emoções. Nesse contexto, aliado à metodologia STEAM, este projeto objetivou criar junto aos alunos, um espetáculo teatral chamado “Emotions”, para proporcionar aos alunos um espaço para expressão artística e emocional. Para incentivar a expressão emocional dos estudantes, foram adotadas iniciativas nas salas de aula dos anos finais da escola Iraci Rodrigues, em Mogeiro-PB. Foram aplicados questionários em sala de aula a fim de mapear as principais dificuldades que enfrentam ao lidar com suas próprias emoções. Também foram realizados momentos de musicoterapia, leitura e produção textual para exercitar a criatividade e fornecer referências para a escrita do roteiro e dinâmicas de elogios entre os alunos, visando sensibilizá-los e estimular a empatia. Após a definição do elenco, realizada por meio de audições, exercícios em grupo foram realizados com o intuito de criar laços entre os membros e desenvolver apoio e confiança emocional. Baseado nos resultados das dinâmicas em grupo e dos estudos coletivos, o espetáculo "Emotions: Um Mergulho No Meu Eu" foi criado. A história abrange a descoberta emocional de dois protagonistas, enquanto lidam com problemas sociais, oferecendo finais alternativos. A obra uniu expressão artística e emocional no âmbito escolar, envolvendo a comunidade e permitindo que a plateia escolhesse o desfecho da história, promovendo a troca de visões de mundo. Essa integração da educação emocional com a expressão artística na escola, possibilita que o aluno desenvolva suas habilidades de maneira ativa e amplie sua sensibilidade social.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.