NASCIMENTO, Genilson Ermeson Do et al.. . Anais do X Congresso Nacional de Educação... Campina Grande: Realize Editora, 2024. Disponível em: <https://mail.editorarealize.com.br/artigo/visualizar/113013>. Acesso em: 14/11/2024 19:44
O Teatro do Oprimido é uma manifestação artística que busca conectar o público ao espetáculo, tornando os espectadores parte da apresentação e permitindo que expressem sua interpretação da obra. Como ferramenta de educação socioemocional, essa variação de teatro proporciona aos discentes uma melhor percepção do convívio social e empatia, além de oferecer um espaço seguro para expressarem suas emoções. Nesse contexto, aliado à metodologia STEAM, este projeto objetivou criar junto aos alunos, um espetáculo teatral chamado “Emotions”, para proporcionar aos alunos um espaço para expressão artística e emocional. Para incentivar a expressão emocional dos estudantes, foram adotadas iniciativas nas salas de aula dos anos finais da escola Iraci Rodrigues, em Mogeiro-PB. Foram aplicados questionários em sala de aula a fim de mapear as principais dificuldades que enfrentam ao lidar com suas próprias emoções. Também foram realizados momentos de musicoterapia, leitura e produção textual para exercitar a criatividade e fornecer referências para a escrita do roteiro e dinâmicas de elogios entre os alunos, visando sensibilizá-los e estimular a empatia. Após a definição do elenco, realizada por meio de audições, exercícios em grupo foram realizados com o intuito de criar laços entre os membros e desenvolver apoio e confiança emocional. Baseado nos resultados das dinâmicas em grupo e dos estudos coletivos, o espetáculo "Emotions: Um Mergulho No Meu Eu" foi criado. A história abrange a descoberta emocional de dois protagonistas, enquanto lidam com problemas sociais, oferecendo finais alternativos. A obra uniu expressão artística e emocional no âmbito escolar, envolvendo a comunidade e permitindo que a plateia escolhesse o desfecho da história, promovendo a troca de visões de mundo. Essa integração da educação emocional com a expressão artística na escola, possibilita que o aluno desenvolva suas habilidades de maneira ativa e amplie sua sensibilidade social.