Na escola encontramos uma grande diversidade de pessoas, de várias origens, etnias, diferentes orientações sexuais, religiões, de várias classes sociais e pessoas com histórias de vida diferentes. Junto dessa diversidade, escola e professores enfrentam dificuldades para lidar com o contexto escolar do século XXI, destacamos o desafio de lidar com os avanços tecnológicos, seu uso em sala de aula e o multiculturalismo, fruto não apenas do contato com o mundo digital, mas também das interações sociais vivenciadas e vividas na escola, dada a enorme rotatividade de alunos ao longo do ano letivo. Buscamos com esse trabalho refletir sobre a constituição da identidade desse aluno que muitas das vezes é visto como o “aluno-problema”, pois não se adapta ao ensino convencional. Sendo assim, após compreendermos quem é esse aluno sugerimos, em um segundo momento, o uso de metodologias ativas como forma de incrementar a prática pedagógica do professor e, consequentemente, desenvolver a autonomia dos estudantes por meio de atividades mais prazerosas e significativas. Trata-se de uma pesquisa de cunho bibliográfico que propõe apresentar as principais dificuldades enfrentadas por professores para lidar com as dificuldades de aprendizagem de alunos que vivem em um mundo tecnológico e que necessitam que suas estratégias de ensino sejam renovadas em prol de uma transformação coletiva.