INTEGRANDO LEITURA, ESCRITA E FOTOGRAFIA EM AULAS DE GEOMETRIA: CADERNO DE ATIVIDADES
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 113206 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 6200 "inscrito_id" => 14775 "titulo" => "INTEGRANDO LEITURA, ESCRITA E FOTOGRAFIA EM AULAS DE GEOMETRIA: CADERNO DE ATIVIDADES" "resumo" => "Esse produto educacional é resultado de uma pesquisa qualitativa desenvolvida no Mestrado Profissional em Ensino de Ciências e Matemática da Universidade Estadual da Paraíba, sob orientação do professor Dr. José Joelson Pimentel de Almeida. O título da dissertação: Uma conexão entre registro fotográfico e escrita em aulas de geometria com o objetivo sugerir atividades que envolvem a prática da leitura e escrita na exploração de conceitos geométricos de forma a desenvolver as habilidades a partir de conhecimentos prévios dos alunos. Por meio de histórias, produções textuais e intepretações podem ser explorados conceitos matemáticos, permitindo que o aluno produza significados enriquecendo o seu repertório de leitura. Quando destacamos o ensino da geometria trazemos sua conexão com várias situações do cotidiano do aluno, potencializando as ideias de pensar, raciocinar e sintetizar os conceitos geométricos. Pensamos este material de forma a possibilitar ao aluno produzir, identificar conceitos geométricos de maneira dinâmica, não como algo pronto. Trabalhar com a conexão de leitura nas aulas de matemática é de suma importância, para tanto, as atividades precisam motivar os alunos à prática da leitura, escrita e reflexão sobre os conceitos geométricos. Nesta perspectiva, a nossa proposta para o professor é estimular a discussão, interação nas aulas de matemática, vale ressaltar que as atividades desenvolvidas, bem como o projeto relacionados, têm lugar em nossas vivências na Leitura e Escrita em Educação Matemática – Projeto Político – Pedagógico (LEEMAT), oportunizando uma prática de leitura e escrita reflexiva e expressiva." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 13 - Educação matemática" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD1_ID14775_TB6200_07102024162337.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:11" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "FRANCILENE ALMEIDA SOUSA" "autor_nome_curto" => "FRANCILENE" "autor_email" => "francy.1511@hotmail.com" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 113206 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 6200 "inscrito_id" => 14775 "titulo" => "INTEGRANDO LEITURA, ESCRITA E FOTOGRAFIA EM AULAS DE GEOMETRIA: CADERNO DE ATIVIDADES" "resumo" => "Esse produto educacional é resultado de uma pesquisa qualitativa desenvolvida no Mestrado Profissional em Ensino de Ciências e Matemática da Universidade Estadual da Paraíba, sob orientação do professor Dr. José Joelson Pimentel de Almeida. O título da dissertação: Uma conexão entre registro fotográfico e escrita em aulas de geometria com o objetivo sugerir atividades que envolvem a prática da leitura e escrita na exploração de conceitos geométricos de forma a desenvolver as habilidades a partir de conhecimentos prévios dos alunos. Por meio de histórias, produções textuais e intepretações podem ser explorados conceitos matemáticos, permitindo que o aluno produza significados enriquecendo o seu repertório de leitura. Quando destacamos o ensino da geometria trazemos sua conexão com várias situações do cotidiano do aluno, potencializando as ideias de pensar, raciocinar e sintetizar os conceitos geométricos. Pensamos este material de forma a possibilitar ao aluno produzir, identificar conceitos geométricos de maneira dinâmica, não como algo pronto. Trabalhar com a conexão de leitura nas aulas de matemática é de suma importância, para tanto, as atividades precisam motivar os alunos à prática da leitura, escrita e reflexão sobre os conceitos geométricos. Nesta perspectiva, a nossa proposta para o professor é estimular a discussão, interação nas aulas de matemática, vale ressaltar que as atividades desenvolvidas, bem como o projeto relacionados, têm lugar em nossas vivências na Leitura e Escrita em Educação Matemática – Projeto Político – Pedagógico (LEEMAT), oportunizando uma prática de leitura e escrita reflexiva e expressiva." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 13 - Educação matemática" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD1_ID14775_TB6200_07102024162337.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:11" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "FRANCILENE ALMEIDA SOUSA" "autor_nome_curto" => "FRANCILENE" "autor_email" => "francy.1511@hotmail.com" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }