EDUCAÇÃO E LITERATURA NA PRÁTICA DOCENTE
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 113367 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 6416 "inscrito_id" => 6611 "titulo" => "EDUCAÇÃO E LITERATURA NA PRÁTICA DOCENTE" "resumo" => "O campo de estudo da literatura é amplo e diversificado, no entanto seu ensino se restringe a aspectos historiográficos, a elementos característicos de seus períodos literários e não a querer saber do que falam as obras (Todorov, 2009). Tal método limita a aprendizagem do aluno, pois o foco não é a leitura das obras literárias para a construção de um pensamento crítico e o sentido do texto. Para entrar nesse campo epistemológico em torno do ensino de literatura, esta comunicação tem como objetivo discutir a leitura literária de autoria feminina, numa abordagem social, política, filosófica e linguística, observando o aspecto multidisciplinar em que a literatura se insere. A proposta se justifica pela importância de formar o repertório literário e cultural do aluno, entendendo a criação estética como um meio de representatividades diversificadas. O constructo teórico se atém aos estudos de Candido (1988), Pinheiro (2018), Cosson (2021) que discutem a formação literária, e de Freire (1996), quando se pensa uma prática docente que não se isenta de assumir a politicidade da educação, na formação de sujeitos críticos. Diante disso, a metodologia adotada tem um viés propositivo ao apresentar obras literárias escrita por mulheres que têm uma ambiência temática referenciada ao corpo, a sexualidade, a memória, ao amor, como categorias que precisam ser discutidas em sala de aula, pelo seu teor formativo e humano sem o qual a formação do leitor corre o risco de se fragmentar. As reflexões tecidas no âmbito deste trabalho trazem um lugar central para a imaginação literária, a leitura e um ensino comprometido com uma prática educativa integral e reflexiva." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 17 - Ensino e suas intersecções" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD1_ID6611_TB6416_27102024110557.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:11" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARIA DO SOCORRO PINHEIRO" "autor_nome_curto" => "SOCORRO" "autor_email" => "socorropinheiro2@hotmail.com" "autor_ies" => "" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 113367 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 6416 "inscrito_id" => 6611 "titulo" => "EDUCAÇÃO E LITERATURA NA PRÁTICA DOCENTE" "resumo" => "O campo de estudo da literatura é amplo e diversificado, no entanto seu ensino se restringe a aspectos historiográficos, a elementos característicos de seus períodos literários e não a querer saber do que falam as obras (Todorov, 2009). Tal método limita a aprendizagem do aluno, pois o foco não é a leitura das obras literárias para a construção de um pensamento crítico e o sentido do texto. Para entrar nesse campo epistemológico em torno do ensino de literatura, esta comunicação tem como objetivo discutir a leitura literária de autoria feminina, numa abordagem social, política, filosófica e linguística, observando o aspecto multidisciplinar em que a literatura se insere. A proposta se justifica pela importância de formar o repertório literário e cultural do aluno, entendendo a criação estética como um meio de representatividades diversificadas. O constructo teórico se atém aos estudos de Candido (1988), Pinheiro (2018), Cosson (2021) que discutem a formação literária, e de Freire (1996), quando se pensa uma prática docente que não se isenta de assumir a politicidade da educação, na formação de sujeitos críticos. Diante disso, a metodologia adotada tem um viés propositivo ao apresentar obras literárias escrita por mulheres que têm uma ambiência temática referenciada ao corpo, a sexualidade, a memória, ao amor, como categorias que precisam ser discutidas em sala de aula, pelo seu teor formativo e humano sem o qual a formação do leitor corre o risco de se fragmentar. As reflexões tecidas no âmbito deste trabalho trazem um lugar central para a imaginação literária, a leitura e um ensino comprometido com uma prática educativa integral e reflexiva." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 17 - Ensino e suas intersecções" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD1_ID6611_TB6416_27102024110557.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:11" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARIA DO SOCORRO PINHEIRO" "autor_nome_curto" => "SOCORRO" "autor_email" => "socorropinheiro2@hotmail.com" "autor_ies" => "" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }