PALCO AMPL-IF-ICADO: VERTER PARA ALÉM DO PALCO
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 111003 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 2997 "inscrito_id" => 11562 "titulo" => "PALCO AMPL-IF-ICADO: VERTER PARA ALÉM DO PALCO" "resumo" => "Este trabalho examina o enriquecedor processo de criação teatral do curso Palco Ampl-IF-icado (curso FIC (Formação integral continuada), coordenado pelo professor Marcio Luiz Bess, coordenador do Laboratório Voa no IF Sul de Minas – Campus Poços de Caldas. E ministrado pela professora em regime de colaboração externa, Laureen Gabriele Mallmann), que acontece em sua segunda edição, tendo iniciado no primeiro semestre de 2023, e contando, em cada edição, com 20 alunos, entre comunidade interna e externa do Campus. Reunindo-se semanalmente, o grupo busca, praticar teatro de maneira autônoma e colaborativa. Central para essa experiência é a diversidade, e o respeito as diferenças, que guiam a composição do grupo. A autonomia mostra-se como o alicerce desse trabalho, evidenciada pelo engajamento voluntário dos alunos que, motivados por seu afeto pelo teatro, transcendem limitações curriculares e turmas. Ao explorar diferentes abordagens teatrais, o grupo não só nutre a expressão criativa, como também fomenta a coletividade e a colaboração. Assim, o teatro ganha, além de sua dimensão de educação estética, a dimensão sócio-política, desencadeando um processo de ampliação da cidadania. A experiência ressalta o processo de criação e ensaios, como um laboratório de sociabilidade, que demanda a convivência de heterogeneidades e contradições: autonomia e conexão coexistindo em um sistema. Onde percebemos a coletividade como mola propulsora de relações e desenvolvimento de habilidades pessoais e sociais. Em resumo, este trabalho destaca a jornada do curso Palco Ampl-IF-icado, como um exemplo de como a autonomia e a criatividade podem se unir para promover experiências coletivas enriquecedoras. Uma busca por um fazer teatral que assume, intensifica e amplia sua própria dimensão relacional, buscando modelar universos possíveis, em uma experiência em que a ética está intrinsecamente acoplada a estética. Uma ação cultural educativa, onde a arte não comenta a vida, mas participa dela!" "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 11 - Inclusão, direitos humanos e interculturalidade" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD1_ID11562_TB2997_21102024223902.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:10" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "LAUREEN GABRIELE MALLMANN" "autor_nome_curto" => "LAUREEN" "autor_email" => "gabymallmann1@gmail.com" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 111003 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 2997 "inscrito_id" => 11562 "titulo" => "PALCO AMPL-IF-ICADO: VERTER PARA ALÉM DO PALCO" "resumo" => "Este trabalho examina o enriquecedor processo de criação teatral do curso Palco Ampl-IF-icado (curso FIC (Formação integral continuada), coordenado pelo professor Marcio Luiz Bess, coordenador do Laboratório Voa no IF Sul de Minas – Campus Poços de Caldas. E ministrado pela professora em regime de colaboração externa, Laureen Gabriele Mallmann), que acontece em sua segunda edição, tendo iniciado no primeiro semestre de 2023, e contando, em cada edição, com 20 alunos, entre comunidade interna e externa do Campus. Reunindo-se semanalmente, o grupo busca, praticar teatro de maneira autônoma e colaborativa. Central para essa experiência é a diversidade, e o respeito as diferenças, que guiam a composição do grupo. A autonomia mostra-se como o alicerce desse trabalho, evidenciada pelo engajamento voluntário dos alunos que, motivados por seu afeto pelo teatro, transcendem limitações curriculares e turmas. Ao explorar diferentes abordagens teatrais, o grupo não só nutre a expressão criativa, como também fomenta a coletividade e a colaboração. Assim, o teatro ganha, além de sua dimensão de educação estética, a dimensão sócio-política, desencadeando um processo de ampliação da cidadania. A experiência ressalta o processo de criação e ensaios, como um laboratório de sociabilidade, que demanda a convivência de heterogeneidades e contradições: autonomia e conexão coexistindo em um sistema. Onde percebemos a coletividade como mola propulsora de relações e desenvolvimento de habilidades pessoais e sociais. Em resumo, este trabalho destaca a jornada do curso Palco Ampl-IF-icado, como um exemplo de como a autonomia e a criatividade podem se unir para promover experiências coletivas enriquecedoras. Uma busca por um fazer teatral que assume, intensifica e amplia sua própria dimensão relacional, buscando modelar universos possíveis, em uma experiência em que a ética está intrinsecamente acoplada a estética. Uma ação cultural educativa, onde a arte não comenta a vida, mas participa dela!" "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 11 - Inclusão, direitos humanos e interculturalidade" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD1_ID11562_TB2997_21102024223902.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:10" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "LAUREEN GABRIELE MALLMANN" "autor_nome_curto" => "LAUREEN" "autor_email" => "gabymallmann1@gmail.com" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }