UTILIZAÇÃO DO “MAPBIOMAS BRASIL” COMO ESTRATÉGIA NO ENSINO DE ECOLOGIA: PROPOSTA DE SEQUÊNCIA DIDÁTICA
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 113381 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 6433 "inscrito_id" => 2536 "titulo" => "UTILIZAÇÃO DO “MAPBIOMAS BRASIL” COMO ESTRATÉGIA NO ENSINO DE ECOLOGIA: PROPOSTA DE SEQUÊNCIA DIDÁTICA" "resumo" => "A ecologia estuda as relações entre os seres vivos e o meio no qual estão presentes, analisando fatores que são cruciais para a estabilidade do ecossistema. Tendo em vista as dificuldades enfrentadas no repassar de saberes ecológicos, torna-se de suma valia a implementação de métodos alternativos que colaborem com o desenvolvimento dos discentes dentro da sala de aula e que facilitem para o ensino do docente. Com isso, a adesão do “MAPBIOMAS BRASIL” pode ser uma ótima estratégia, levando em consideração que ele pertence ao ramo das Tecnologias Digitais de Comunicação e Informação (TDCIs), onde seu intuito é nortear o indivíduo por meio de dados relevantes do nosso país, como relatórios anuais de desmatamentos, destaque de coleções e outros informes. Portanto, o presente trabalho tem como finalidade propor uma sequência didática que é seguida por três etapas, sendo elas: 1) introdução sobre o que seria ecologia e suas ramificações; 2) utilização da TDCI, onde o MAPBIOMAS seria apresentado e posteriormente assuntos como desmatamentos e queimadas locais, através de dados pertencentes ao site, seriam abordados; 3) a disponibilização de um questionário para os alunos, com o intuito de saber a percepção deles a respeito da implementação do MAPBIOMAS, seguindo os parâmetros da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e a busca de fontes externas que fortaleçam a base teórica. No que diz respeito aos resultados, a escassez de métodos lúdicos é evidente, podendo estar relacionado com diversos fatores, como capacitação, infraestrutura e tradicionalismo que inviabilizam a adesão dessas ferramentas para o ensino. Espera-se que a partir da adesão desse meio alternativo, os estudantes possam ter um melhor entendimento do que está sendo exposto pelo professor (a), assim possibilitando-lhes um engajamento e possível interesse na temática." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 19 - Tecnologias e educação" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD4_ID2536_TB6433_28102024192210.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:11" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "JOILSON BATISTA DE LIMA JÚNIOR" "autor_nome_curto" => "Júnior" "autor_email" => "joilson.batista49@aluno.ifce.edu.br" "autor_ies" => "" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 113381 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 6433 "inscrito_id" => 2536 "titulo" => "UTILIZAÇÃO DO “MAPBIOMAS BRASIL” COMO ESTRATÉGIA NO ENSINO DE ECOLOGIA: PROPOSTA DE SEQUÊNCIA DIDÁTICA" "resumo" => "A ecologia estuda as relações entre os seres vivos e o meio no qual estão presentes, analisando fatores que são cruciais para a estabilidade do ecossistema. Tendo em vista as dificuldades enfrentadas no repassar de saberes ecológicos, torna-se de suma valia a implementação de métodos alternativos que colaborem com o desenvolvimento dos discentes dentro da sala de aula e que facilitem para o ensino do docente. Com isso, a adesão do “MAPBIOMAS BRASIL” pode ser uma ótima estratégia, levando em consideração que ele pertence ao ramo das Tecnologias Digitais de Comunicação e Informação (TDCIs), onde seu intuito é nortear o indivíduo por meio de dados relevantes do nosso país, como relatórios anuais de desmatamentos, destaque de coleções e outros informes. Portanto, o presente trabalho tem como finalidade propor uma sequência didática que é seguida por três etapas, sendo elas: 1) introdução sobre o que seria ecologia e suas ramificações; 2) utilização da TDCI, onde o MAPBIOMAS seria apresentado e posteriormente assuntos como desmatamentos e queimadas locais, através de dados pertencentes ao site, seriam abordados; 3) a disponibilização de um questionário para os alunos, com o intuito de saber a percepção deles a respeito da implementação do MAPBIOMAS, seguindo os parâmetros da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e a busca de fontes externas que fortaleçam a base teórica. No que diz respeito aos resultados, a escassez de métodos lúdicos é evidente, podendo estar relacionado com diversos fatores, como capacitação, infraestrutura e tradicionalismo que inviabilizam a adesão dessas ferramentas para o ensino. Espera-se que a partir da adesão desse meio alternativo, os estudantes possam ter um melhor entendimento do que está sendo exposto pelo professor (a), assim possibilitando-lhes um engajamento e possível interesse na temática." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 19 - Tecnologias e educação" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD4_ID2536_TB6433_28102024192210.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:11" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "JOILSON BATISTA DE LIMA JÚNIOR" "autor_nome_curto" => "Júnior" "autor_email" => "joilson.batista49@aluno.ifce.edu.br" "autor_ies" => "" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }