Este trabalho teve como objetivo geral analisar as concepções de professores que lecionam Matemática sobre o software GeoGebra para o ensino de Matemática nos anos finais do Ensino Fundamental. Nessa perspectiva, fundamentamos nosso trabalho abordando aspectos relacionados a importância das Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação – TDIC no ensino de Matemática e o uso do software GeoGebra na sala de aula de Matemática. Para atingir o objetivo geral desse trabalho, a pesquisa se debruçou metodologicamente por meio da abordagem qualitativa, segundo Minayo (2014). Desse modo, nossa pesquisa foi desenvolvida em três etapas. Na primeira etapa buscamos realizar o mapeamento da classe de professores, nesse momento fizemos um levantamento da quantidade de professores de Matemática em exercício em turmas dos anos finais do ensino fundamental, além da presença e quantidade de computadores/notebooks ou tablets para uso exclusivo dos docentes. Na segunda etapa realizamos a aplicação de um questionário eletrônico, disponibilizado por meio do google forms, no intuito de analisar o conhecimento dos professores sobre o software e seu uso em sala de aula. Na terceira e última etapa, realizamos a discussão dos resultados obtidos por meio da aplicação do questionário. Através da coleta de dados, percebemos que apesar dos professores, sujeitos desse estudo, conhecerem o software GeoGebra, o cenário escolar impossibilita a utilização do software em sala de aula. Além disso, alguns docentes enfatizam apenas conhecer, mas não possuir experiência com a utilização do GeoGebra em sala de aula. Diante o cenário exposto pelos sujeitos, percebemos que, em alguns casos, os professores não fazem o uso do software por questões relacionadas a ausência de equipamentos ou internet no ambiente escolar. Em outros casos, os docentes salientam não fazer o uso pela falta de domínio das ferramentas presentes no software. Sendo assim, através desse estudo, salientamos a importância e necessidade de adaptação da ambientação escolar para o uso das tecnologias digitais em sala de aula, além de uma formação com professores da Educação Básica para a utilização do software GeoGebra nas aulas de Matemática.