Artigo Anais do X Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

ANÁLISE DA EVOLUÇÃO DO CONTEÚDO DAS PROVAS DO ENADE PARA O CURSO DE ENGENHARIA DA COMPUTAÇÃO

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 02 - Didática e currículo
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 113737
    "edicao_id" => 358
    "trabalho_id" => 6945
    "inscrito_id" => 17755
    "titulo" => "ANÁLISE DA EVOLUÇÃO DO CONTEÚDO DAS PROVAS DO ENADE PARA O CURSO DE ENGENHARIA DA COMPUTAÇÃO"
    "resumo" => "O Enade é um exame realizado pelos estudantes em ano de formação de determinados cursos a cada ano, sendo esse uma das formas de compor a nota de uma instituição de ensino superior, de forma a analisar a qualidade do ensino. Porém, em áreas como a de Engenharia da Computação, existem conteúdos de 3 grandes áreas que são cobrados: Engenharia Elétrica, Telecomunicações e Informática. Isso torna o exame de maior complexidade, visto que cada instituição de ensino tem uma certa liberada para poder formular a grade de seu curso conforme demanda e região onde está inserida, fazendo com que muitas vezes determinados conteúdos tenham maior foco que outros. Tem-se então como objetivo geral a análise dos temas que são cobrados com maior frequência nos testes do Enade nos cursos de Engenharia da Computação, de forma a identificar padrões e tendências com relação a esses conteúdos. A metodologia proposta é uma análise exploratória dividida em 2 etapas, onde primeiramente será feita a coleta de dados conforme provas do Enade disponibilizadas publicamente, e seus resultados, também disponibilizados pelo Inep, e em seguida, será utilizado como base os temas de questões da prova com resultados da mais atual publicada, no caso, a de 2019, servindo ela como base para realizar a análise comparativa com as demais avaliações, que será feito utilizando os temas cobrados e a vinculação de cada questão com um tema da taxonomia. Como resultados tem-se que dos cerca de 20 conteúdos cobrados periodicamente, somente 8 deles são recorrentes nas questões específicas objetivas e que a percepção dos estudantes quanto ao exame é que as questões tem um alto nível de dificuldade, sendo que poucas instituições no país conseguem obter nota máxima na qualidade de ensino."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 02 - Didática e currículo"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD1_ID17755_TB6945_16102024085723.pdf"
    "created_at" => "2024-11-05 15:04:11"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MARJORI KLINCZAK"
    "autor_nome_curto" => "MARJORI"
    "autor_email" => "mnmk.lvseg@gmail.com"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais do X Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png"
    "data_publicacao" => "2024-11-08"
    "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 113737
    "edicao_id" => 358
    "trabalho_id" => 6945
    "inscrito_id" => 17755
    "titulo" => "ANÁLISE DA EVOLUÇÃO DO CONTEÚDO DAS PROVAS DO ENADE PARA O CURSO DE ENGENHARIA DA COMPUTAÇÃO"
    "resumo" => "O Enade é um exame realizado pelos estudantes em ano de formação de determinados cursos a cada ano, sendo esse uma das formas de compor a nota de uma instituição de ensino superior, de forma a analisar a qualidade do ensino. Porém, em áreas como a de Engenharia da Computação, existem conteúdos de 3 grandes áreas que são cobrados: Engenharia Elétrica, Telecomunicações e Informática. Isso torna o exame de maior complexidade, visto que cada instituição de ensino tem uma certa liberada para poder formular a grade de seu curso conforme demanda e região onde está inserida, fazendo com que muitas vezes determinados conteúdos tenham maior foco que outros. Tem-se então como objetivo geral a análise dos temas que são cobrados com maior frequência nos testes do Enade nos cursos de Engenharia da Computação, de forma a identificar padrões e tendências com relação a esses conteúdos. A metodologia proposta é uma análise exploratória dividida em 2 etapas, onde primeiramente será feita a coleta de dados conforme provas do Enade disponibilizadas publicamente, e seus resultados, também disponibilizados pelo Inep, e em seguida, será utilizado como base os temas de questões da prova com resultados da mais atual publicada, no caso, a de 2019, servindo ela como base para realizar a análise comparativa com as demais avaliações, que será feito utilizando os temas cobrados e a vinculação de cada questão com um tema da taxonomia. Como resultados tem-se que dos cerca de 20 conteúdos cobrados periodicamente, somente 8 deles são recorrentes nas questões específicas objetivas e que a percepção dos estudantes quanto ao exame é que as questões tem um alto nível de dificuldade, sendo que poucas instituições no país conseguem obter nota máxima na qualidade de ensino."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 02 - Didática e currículo"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD1_ID17755_TB6945_16102024085723.pdf"
    "created_at" => "2024-11-05 15:04:11"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MARJORI KLINCZAK"
    "autor_nome_curto" => "MARJORI"
    "autor_email" => "mnmk.lvseg@gmail.com"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais do X Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png"
    "data_publicacao" => "2024-11-08"
    "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 08 de novembro de 2024

Resumo

O Enade é um exame realizado pelos estudantes em ano de formação de determinados cursos a cada ano, sendo esse uma das formas de compor a nota de uma instituição de ensino superior, de forma a analisar a qualidade do ensino. Porém, em áreas como a de Engenharia da Computação, existem conteúdos de 3 grandes áreas que são cobrados: Engenharia Elétrica, Telecomunicações e Informática. Isso torna o exame de maior complexidade, visto que cada instituição de ensino tem uma certa liberada para poder formular a grade de seu curso conforme demanda e região onde está inserida, fazendo com que muitas vezes determinados conteúdos tenham maior foco que outros. Tem-se então como objetivo geral a análise dos temas que são cobrados com maior frequência nos testes do Enade nos cursos de Engenharia da Computação, de forma a identificar padrões e tendências com relação a esses conteúdos. A metodologia proposta é uma análise exploratória dividida em 2 etapas, onde primeiramente será feita a coleta de dados conforme provas do Enade disponibilizadas publicamente, e seus resultados, também disponibilizados pelo Inep, e em seguida, será utilizado como base os temas de questões da prova com resultados da mais atual publicada, no caso, a de 2019, servindo ela como base para realizar a análise comparativa com as demais avaliações, que será feito utilizando os temas cobrados e a vinculação de cada questão com um tema da taxonomia. Como resultados tem-se que dos cerca de 20 conteúdos cobrados periodicamente, somente 8 deles são recorrentes nas questões específicas objetivas e que a percepção dos estudantes quanto ao exame é que as questões tem um alto nível de dificuldade, sendo que poucas instituições no país conseguem obter nota máxima na qualidade de ensino.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.