O Enade é um exame realizado pelos estudantes em ano de formação de determinados cursos a cada ano, sendo esse uma das formas de compor a nota de uma instituição de ensino superior, de forma a analisar a qualidade do ensino. Porém, em áreas como a de Engenharia da Computação, existem conteúdos de 3 grandes áreas que são cobrados: Engenharia Elétrica, Telecomunicações e Informática. Isso torna o exame de maior complexidade, visto que cada instituição de ensino tem uma certa liberada para poder formular a grade de seu curso conforme demanda e região onde está inserida, fazendo com que muitas vezes determinados conteúdos tenham maior foco que outros. Tem-se então como objetivo geral a análise dos temas que são cobrados com maior frequência nos testes do Enade nos cursos de Engenharia da Computação, de forma a identificar padrões e tendências com relação a esses conteúdos. A metodologia proposta é uma análise exploratória dividida em 2 etapas, onde primeiramente será feita a coleta de dados conforme provas do Enade disponibilizadas publicamente, e seus resultados, também disponibilizados pelo Inep, e em seguida, será utilizado como base os temas de questões da prova com resultados da mais atual publicada, no caso, a de 2019, servindo ela como base para realizar a análise comparativa com as demais avaliações, que será feito utilizando os temas cobrados e a vinculação de cada questão com um tema da taxonomia. Como resultados tem-se que dos cerca de 20 conteúdos cobrados periodicamente, somente 8 deles são recorrentes nas questões específicas objetivas e que a percepção dos estudantes quanto ao exame é que as questões tem um alto nível de dificuldade, sendo que poucas instituições no país conseguem obter nota máxima na qualidade de ensino.