A musicalização infantil se refere ao contato com o universo da música, possibilitando à criança oportunidades de desenvolver-se a partir dos elementos musicais de forma lúdica, criativa e participativa. Nisto, podendo conhecer instrumentos musicais, manifestações culturais e se apropriar de conceitos, para que possa expressar-se através dos sons. Nesse contexto, o presente estudo visa responder o seguinte problema: o que vem sendo discutido sobre musicalização infantil na Educação Básica? Assim, objetiva-se identificar os temas que vêm sendo discutidos sobre musicalização infantil no contexto Educação Básica. Como metodologia foi utilizada a pesquisa bibliográfica (SALVADOR, 1986) com publicações de 2013 até 2023 disponíveis no banco de dados “Amplificar”. A pesquisa identificou que há um grande número de estudos sobre musicalização, abrangendo uma variedade de contextos, mas há uma escassez de pesquisas específicas sobre musicalização na Educação Básica. Observamos que a maioria dos estudos encontrados são relatos de experiências que apresentam possibilidades pedagógicas e musicais na área. Em contraste, há uma quantidade menor de estudos que exploram temas como desenvolvimento musical e aspectos relevantes para a atuação do professor no contexto escolar inicial. Essa análise ressalta a importância da musicalização infantil na Educação Básica e enfatiza a necessidade de mais pesquisas e práticas pedagógicas que integrem a música no ambiente escolar.