APRENDENDO MATEMÁTICA POR MEIO DE DESAFIOS: A RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS COMO ESTRATÉGIA ATIVA NO ENSINO DE MATEMÁTICA
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 114079 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 7403 "inscrito_id" => 17940 "titulo" => "APRENDENDO MATEMÁTICA POR MEIO DE DESAFIOS: A RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS COMO ESTRATÉGIA ATIVA NO ENSINO DE MATEMÁTICA" "resumo" => "Este artigo apresenta resultados parciais de uma pesquisa de Mestrado com o objetivo de investigar as potencialidades da metodologia Aprendizagem Baseada em Problemas (ABP), como recurso estratégico na recuperação de conceitos relativos a Geometria Plana com alunos de uma turma de 8º ano do Ensino Fundamental de uma escola pública de Manaus. A metodologia de pesquisa foi um estudo de campo em uma abordagem qualitativa. Para verificar os conhecimentos prévios sobre geometria plana e situações problemas foi realizada uma avaliação diagnóstica que identificou que parte dos alunos apresentaram ausência de conhecimentos prévios no conteúdo polígonos, área de figuras planas e perímetro, todavia denotaram resultados satisfatórios em aritmética de números decimais e conversão de medidas. Os dados coletados se originaram das observações dos participantes durante as atividades realizadas em sala de aula, buscando identificar as potencialidades da metodologia ativa, em específico a Aprendizagem Baseada em Problemas (ABP), na resolução de um problema que aborda a construção de uma casa popular, na qual os alunos deveriam calcular as áreas de piso, parede, telhado e jardim, bem como seus custos de construção. As análises prévias indicam que os alunos tiveram vários insights sobre os conceitos de geometria relacionando a teoria com a prática. Também foi observado a colaboração ativa e o engajamento dos alunos, que reforça que a resolução de problemas não é uma atividade individual e que as trocas de experiências ajudam a compreender o contexto do problema e situação que se apresenta. As análises ainda estão em andamento, e posteriormente estará focada na produção escrita para identificar quais as estratégias empregadas na resolução do problema, as abordagens criativas utilizadas, a aplicação de conceitos matemáticos relevantes e domínio da linguagem matemática, verificando as contribuições da aprendizagem Baseada em Problemas no ensino de Geometria Plana." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 13 - Educação matemática" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD1_ID17940_TB7403_06102024222309.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:11" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "LUCIMARA DA COSTA DE VARGAS" "autor_nome_curto" => "LUCIMARA" "autor_email" => "lucimaracosta21@gmail.com" "autor_ies" => "" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 114079 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 7403 "inscrito_id" => 17940 "titulo" => "APRENDENDO MATEMÁTICA POR MEIO DE DESAFIOS: A RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS COMO ESTRATÉGIA ATIVA NO ENSINO DE MATEMÁTICA" "resumo" => "Este artigo apresenta resultados parciais de uma pesquisa de Mestrado com o objetivo de investigar as potencialidades da metodologia Aprendizagem Baseada em Problemas (ABP), como recurso estratégico na recuperação de conceitos relativos a Geometria Plana com alunos de uma turma de 8º ano do Ensino Fundamental de uma escola pública de Manaus. A metodologia de pesquisa foi um estudo de campo em uma abordagem qualitativa. Para verificar os conhecimentos prévios sobre geometria plana e situações problemas foi realizada uma avaliação diagnóstica que identificou que parte dos alunos apresentaram ausência de conhecimentos prévios no conteúdo polígonos, área de figuras planas e perímetro, todavia denotaram resultados satisfatórios em aritmética de números decimais e conversão de medidas. Os dados coletados se originaram das observações dos participantes durante as atividades realizadas em sala de aula, buscando identificar as potencialidades da metodologia ativa, em específico a Aprendizagem Baseada em Problemas (ABP), na resolução de um problema que aborda a construção de uma casa popular, na qual os alunos deveriam calcular as áreas de piso, parede, telhado e jardim, bem como seus custos de construção. As análises prévias indicam que os alunos tiveram vários insights sobre os conceitos de geometria relacionando a teoria com a prática. Também foi observado a colaboração ativa e o engajamento dos alunos, que reforça que a resolução de problemas não é uma atividade individual e que as trocas de experiências ajudam a compreender o contexto do problema e situação que se apresenta. As análises ainda estão em andamento, e posteriormente estará focada na produção escrita para identificar quais as estratégias empregadas na resolução do problema, as abordagens criativas utilizadas, a aplicação de conceitos matemáticos relevantes e domínio da linguagem matemática, verificando as contribuições da aprendizagem Baseada em Problemas no ensino de Geometria Plana." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 13 - Educação matemática" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD1_ID17940_TB7403_06102024222309.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:11" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "LUCIMARA DA COSTA DE VARGAS" "autor_nome_curto" => "LUCIMARA" "autor_email" => "lucimaracosta21@gmail.com" "autor_ies" => "" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }