Um dos fatores que dificulta a compreensão e a aprendizagem dos estudantes no campo da educação em Ciências Biológicas é a elevada complexidade da linguagem e/ou dos termos específicos inerentes à disciplina de Biologia. No intuito de buscar uma melhoria no entendimento de aspectos relacionados à educação, Karl Maton desenvolveu a Teoria dos Códigos de Legitimação (TCL). Essa teoria está pautada nos trabalhos desenvolvidos por Basil Bernstein e Pierre Bourdieu que consideram que as definições de conhecimento são social e historicamente a expressão do conhecimento se manifesta de maneira intrínseca na escrita, na fala, na imagem ou nos gestos. A utilização desta teoria na compreensão dos conceitos biológicos pode possibilitar e/ou promover a reflexão sobre a natureza da vida durante as interações discursivas ocorridas em salas de aula, na produção de materiais didáticos, construção dos conceitos estudados, dentre outros. Neste trabalho, é apresentado um breve levantamento bibliográfico, visando explorar, sob a perspectiva da TCL, estudos empíricos e revisões teóricas, já reportadas na literatura, para identificar padrões, lacunas e desafios no ensino de Biologia. Tal levantamento foi realizado de 2013 a 2023, utilizando as bases técnico-científicas Capes, Academia.edu e Google Acadêmico. Com base nos critérios adotados, encontramos 15 artigos para análise. Dos 15 artigos analisados, apenas 4 trataram do uso da TCL em aulas de Biologia com conteúdos variados, incluindo tópicos de Genética. Nosso estudo constatou que as investigações em que se utilizam as ferramentas da Teoria dos Códigos de Legitimação no ensino de Biologia, ainda são incipientes, demonstrando que o uso desta teoria nessa área se encontra em estágios iniciais. No entanto, os estudos disponíveis apontam consistentemente para a importância e os benefícios da utilização da TCL no contexto da sala de aula, demonstrando que a teoria oferece uma contribuição significativa na construção do conhecimento biológico.