ROTAÇÃO POR ESTAÇÕES NO ENSINO DE QUÍMICA
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 114382 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 7856 "inscrito_id" => 10123 "titulo" => "ROTAÇÃO POR ESTAÇÕES NO ENSINO DE QUÍMICA" "resumo" => "As Metodologias Ativas são estratégias pedagógicas consolidadas que, entre outras coisas, buscam colocar o estudante como elemento central no processo de ensino-aprendizagem. Uma destas abordagens é a "Rotação por Estações". A Rotação por Estações é uma metodologia ativa que visa promover o engajamento dos estudantes por meio de diferentes estações ou estações de trabalho. Cada estação oferece uma atividade ou tarefa específica, e os alunos são organizados em grupos ou individualmente, alternando entre as estações durante o período da aula. Essa abordagem estimula a autonomia, a colaboração e a resolução de problemas, ao mesmo tempo em que permite uma personalização do aprendizado, levando em consideração o ritmo e os interesses de cada aluno. Embora a técnica já venha sendo usada em sala de aula, a avaliação do impacto no aprendizado sempre será relevante, pois o aluno está em constante transformação em decorrência da rápida evolução tecnológica da sociedade. Portanto é necessário conduzir pesquisas de maneira contínua e avaliar o impacto real dessa abordagem no aprendizado dos alunos para entender melhor seus benefícios e limitações. No presente estudo foi aplicada Rotação por Estações para o Ensino de Química no Ensino Médio Integrado de um curso Técnico de Mecânica. A pesquisa teve como objetivo avaliar as percepções de alunos sobre a metodologia. Além disso, foi finalidade desta pesquisa identificar os desafios enfrentados pelos estudantes e apresentar as contribuições da abordagem usada. Baseado nos resultados obtidos, foi concluído que a adoção da metodologia foi muito positiva e promoveu o engajamento dos estudantes ao tornar a aula mais interessante e dinâmica." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 20 - Educação profissional e tecnológica" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV200_MD1_ID10123_TB7856_01082024153617.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:11" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "LÍLIAN AMARAL DE CARVALHO" "autor_nome_curto" => "LÍLIAN" "autor_email" => "lilian.carvalho@ifmg.edu.br" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE MINAS GERAIS (IFMG)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 114382 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 7856 "inscrito_id" => 10123 "titulo" => "ROTAÇÃO POR ESTAÇÕES NO ENSINO DE QUÍMICA" "resumo" => "As Metodologias Ativas são estratégias pedagógicas consolidadas que, entre outras coisas, buscam colocar o estudante como elemento central no processo de ensino-aprendizagem. Uma destas abordagens é a "Rotação por Estações". A Rotação por Estações é uma metodologia ativa que visa promover o engajamento dos estudantes por meio de diferentes estações ou estações de trabalho. Cada estação oferece uma atividade ou tarefa específica, e os alunos são organizados em grupos ou individualmente, alternando entre as estações durante o período da aula. Essa abordagem estimula a autonomia, a colaboração e a resolução de problemas, ao mesmo tempo em que permite uma personalização do aprendizado, levando em consideração o ritmo e os interesses de cada aluno. Embora a técnica já venha sendo usada em sala de aula, a avaliação do impacto no aprendizado sempre será relevante, pois o aluno está em constante transformação em decorrência da rápida evolução tecnológica da sociedade. Portanto é necessário conduzir pesquisas de maneira contínua e avaliar o impacto real dessa abordagem no aprendizado dos alunos para entender melhor seus benefícios e limitações. No presente estudo foi aplicada Rotação por Estações para o Ensino de Química no Ensino Médio Integrado de um curso Técnico de Mecânica. A pesquisa teve como objetivo avaliar as percepções de alunos sobre a metodologia. Além disso, foi finalidade desta pesquisa identificar os desafios enfrentados pelos estudantes e apresentar as contribuições da abordagem usada. Baseado nos resultados obtidos, foi concluído que a adoção da metodologia foi muito positiva e promoveu o engajamento dos estudantes ao tornar a aula mais interessante e dinâmica." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 20 - Educação profissional e tecnológica" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV200_MD1_ID10123_TB7856_01082024153617.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:11" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "LÍLIAN AMARAL DE CARVALHO" "autor_nome_curto" => "LÍLIAN" "autor_email" => "lilian.carvalho@ifmg.edu.br" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE MINAS GERAIS (IFMG)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }