O DESAFIO DA FORMAÇÃO DOCENTE: ANÁLISE DOS CONCEITOS DE REFLEXÃO E CRÍTICA
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 114486 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 8007 "inscrito_id" => 20005 "titulo" => "O DESAFIO DA FORMAÇÃO DOCENTE: ANÁLISE DOS CONCEITOS DE REFLEXÃO E CRÍTICA" "resumo" => "Este trabalho busca identificar as competências exigidas do profissional da educação na sociedade globalizada do século XXI. Para isso, foi realizada uma pesquisa bibliográfica sobre a formação de educadores no Brasil. Observou-se a influência das Escolas Normais na formação do magistério para o ensino básico, as reformas educacionais do início do século XX influenciadas pela psicologia infantil nos anos 70 e a dominação tecnicista da educação nesse período. No início do século XXI, houve um aumento de licenciaturas em faculdades privadas e uma queda na qualidade da formação docente no país, além de políticas públicas que individualizam as responsabilidades na figura do professor. Assim, o objetivo do trabalho é refletir sobre a formação do professor como mediador e transformador do conhecimento. Para tanto, discorremos sobre: i) Panorama histórico da formação de educadores no Brasil; ii) Formação docente e literatura científica; e iii) Necessidades de formação dos docentes. A metodologia baseou-se em pesquisas bibliográficas, utilizando material já publicado e analisando teóricos relevantes que abordam as competências necessárias para os educadores, destacando a necessidade da formação docente no desenvolvimento pessoal, profissional e organizacional. Dessa maneira, o levantamento bibliográfico permitiu responder à pergunta de pesquisa, identificando as competências, habilidades, necessidades e exigências para os professores. Constatou-se que os saberes adquiridos na formação inicial estão sempre em processo de constituição e dependem de momentos de reflexão crítica, promovidos pela formação contínua em serviço. Assim, os resultados obtidos não encerram as discussões sobre a formação do professor, mas contribuem para novos estudos, apresentando uma temática atual e pertinente para o campo da educação, especialmente para a área de desenvolvimento profissional da docência. Por fim, a partir da observação da realidade da profissão docente, esperamos que este trabalho inspire uma atitude ativa e reflexiva nos educadores, contribuindo para a melhoria contínua da educação." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de professores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD1_ID20005_TB8007_30092024182538.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:11" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "GILEUSA SOARES DA SILVA CARPANEZI" "autor_nome_curto" => "GILEUSA" "autor_email" => "gileusasoares@gmail.com" "autor_ies" => "" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 114486 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 8007 "inscrito_id" => 20005 "titulo" => "O DESAFIO DA FORMAÇÃO DOCENTE: ANÁLISE DOS CONCEITOS DE REFLEXÃO E CRÍTICA" "resumo" => "Este trabalho busca identificar as competências exigidas do profissional da educação na sociedade globalizada do século XXI. Para isso, foi realizada uma pesquisa bibliográfica sobre a formação de educadores no Brasil. Observou-se a influência das Escolas Normais na formação do magistério para o ensino básico, as reformas educacionais do início do século XX influenciadas pela psicologia infantil nos anos 70 e a dominação tecnicista da educação nesse período. No início do século XXI, houve um aumento de licenciaturas em faculdades privadas e uma queda na qualidade da formação docente no país, além de políticas públicas que individualizam as responsabilidades na figura do professor. Assim, o objetivo do trabalho é refletir sobre a formação do professor como mediador e transformador do conhecimento. Para tanto, discorremos sobre: i) Panorama histórico da formação de educadores no Brasil; ii) Formação docente e literatura científica; e iii) Necessidades de formação dos docentes. A metodologia baseou-se em pesquisas bibliográficas, utilizando material já publicado e analisando teóricos relevantes que abordam as competências necessárias para os educadores, destacando a necessidade da formação docente no desenvolvimento pessoal, profissional e organizacional. Dessa maneira, o levantamento bibliográfico permitiu responder à pergunta de pesquisa, identificando as competências, habilidades, necessidades e exigências para os professores. Constatou-se que os saberes adquiridos na formação inicial estão sempre em processo de constituição e dependem de momentos de reflexão crítica, promovidos pela formação contínua em serviço. Assim, os resultados obtidos não encerram as discussões sobre a formação do professor, mas contribuem para novos estudos, apresentando uma temática atual e pertinente para o campo da educação, especialmente para a área de desenvolvimento profissional da docência. Por fim, a partir da observação da realidade da profissão docente, esperamos que este trabalho inspire uma atitude ativa e reflexiva nos educadores, contribuindo para a melhoria contínua da educação." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de professores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD1_ID20005_TB8007_30092024182538.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:11" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "GILEUSA SOARES DA SILVA CARPANEZI" "autor_nome_curto" => "GILEUSA" "autor_email" => "gileusasoares@gmail.com" "autor_ies" => "" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }