O presente trabalho tem por objetivo discutir sobre as Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação - TDICs na educação, tendo como foco a análise do trabalho desenvolvido pela EducaTV Campinas. Trata-se de um estudo de caso acerca do papel desempenhado pela emissora da Secretaria Municipal de Educação de Campinas/SP, criada no ano de 2022, com a missão de contribuir para a produção de conhecimentos, bem como oferecer entretenimento e informação de qualidade para a população. Trata-se de política pública, constituída por equipamento público e sem fins lucrativos e/ou comerciais, a emissora em seus documentos oficiais, aponta a finalidade de democratização do conhecimento, o acesso à educação e à cultura como ponto fulcral de sua atuação, além de independência em relação a interesses comerciais e/ou políticos. Destaca-se que este trabalho traz os resultados preliminares de uma pesquisa em desenvolvimento, que apresenta o estudo de caso da experiência campineira, tendo em vista o exposto na Lei 14.533/2023 que institui a Política Nacional de Educação Digital (PNED), bem como, nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas, em especial o de número 4 que aponta para a melhoria da qualidade da educação. Preliminarmente, a análise indica que o equipamento público vem alcançando os objetivos expostos em sua carta de princípios, bem como, vem contribuindo para o cumprimento do exposto na PNED e nos Objetivos da Organização das Nações Unidas. É possível depreender ainda, através da análise dos documentos, que a emissora vem expandindo sua atuação por meio de Acordos de Cooperação com instituições de ensino superior públicas, além de secretarias de educação dos municípios vizinhos o que indica um contributo em potencial para a utilização das TDICs na democratização do acesso ao conhecimento e à cultura.