Artigo Anais do II Simpósio de Educação em Saúde na Escola

ANAIS de Evento

ISBN: 9786552220431

PRÁTICA DOCENTE E ESTRATÉGIAS DE ENSINO APRENDIZAGEM PARA GRADUANDOS DE ENFERMAGEM

Palavra-chaves: , , , , Pôster Eixo Temático 3 - Interseccionalidade, Saúde e Educação: Desafios e Perspectivas
"2025-07-22" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 121890
    "edicao_id" => 402
    "trabalho_id" => 55
    "inscrito_id" => 46
    "titulo" => "PRÁTICA DOCENTE E ESTRATÉGIAS DE ENSINO APRENDIZAGEM PARA GRADUANDOS DE ENFERMAGEM"
    "resumo" => "Introdução: As Diretrizes Curriculares Nacionais (DCNs) para o curso de graduação em Enfermagem, destacam a importância de uma formação presencial que valorize a vivência prática essencial à profissão. Considerando que a formação da(o) enfermeira(o) deve ser pautada pelas necessidades sociais, o Projeto Pedagógico do Curso (PPC) deve desenvolver capacidades profissionais que mobilizem conhecimentos, saberes, habilidades e atitudes e resultem em aptidão para atuação profissional. Objetivo: relatar a experiência vivenciada durante a prática docente e estratégias de ensino aprendizagem para graduandos de enfermagem. Métodos: Trata-se de um estudo descritivo, do tipo relato de experiência, vivenciada em março de 2025, durante o acompanhamento de atividades práticas da disciplina de enfermagem em situações clínicas e cirúrgicas na saúde do adulto e idoso com alunos do 5º período do curso de graduação em enfermagem de uma instituição pública de Ensino Superior, no setor de clínica médica de um hospital público de Recife, Pernambuco, Brasil. Resultados: A prática docente e a utilização de estratégias de ensino aprendizagem, como as metodologias ativas voltadas a fixação do conteúdo e raciocínio crítico dos discentes foi de grande importância para proporcionar a troca de saberes e experiências, além do enriquecimento mútuo entre os graduandos e docente de enfermagem. Conclusão: A experiência foi exitosa e gratificante. A sensibilização dos estudantes sobre o conhecimento das necessidades de saúde dos pacientes internados foi de extrema relevância para prática do cuidado de enfermagem integral, humanizado e holístico. As atividades práticas permitem aos graduandos compreender a necessidade de se adequarem à rotina dos serviços de saúde, de modo a atender às demandas dos usuários. Contribuições/implicações para a Enfermagem ou Saúde: Os Programas de Graduação em Enfermagem em instituições educacionais devem disponibilizar aos estudantes vivências práticas nos serviços de saúde, capacitar e estimular seus professores para utilizarem estratégias de ensino aprendizagem em sua prática docente."
    "modalidade" => "Pôster"
    "area_tematica" => "Eixo Temático 3 - Interseccionalidade, Saúde e Educação: Desafios e Perspectivas"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV225_ID46_TB55_10042025143153.pdf"
    "created_at" => "2025-07-16 08:43:11"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "KARYNE KIRLEY NEGROMONTE GONÇALVES"
    "autor_nome_curto" => "Karyne negromonte"
    "autor_email" => "karyne.negromonte@ufpe.br"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO (UFPE)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-ii-simposio-de-educacao-em-saude-na-escola"
    "edicao_nome" => "Anais do II Simpósio de Educação em Saúde na Escola"
    "edicao_evento" => "Simpósio de Educação em Saúde na Escola"
    "edicao_ano" => 2027
    "edicao_pasta" => "anais/seses/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "687fd291d3e01_22072025150401.png"
    "data_publicacao" => "2025-07-22"
    "edicao_publicada_em" => "2025-07-15 16:47:56"
    "publicacao_id" => 125
    "publicacao_nome" => "Revista SESES"
    "publicacao_codigo" => "9786552220431"
    "tipo_codigo_id" => 2
    "tipo_codigo_nome" => "ISBN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 121890
    "edicao_id" => 402
    "trabalho_id" => 55
    "inscrito_id" => 46
    "titulo" => "PRÁTICA DOCENTE E ESTRATÉGIAS DE ENSINO APRENDIZAGEM PARA GRADUANDOS DE ENFERMAGEM"
    "resumo" => "Introdução: As Diretrizes Curriculares Nacionais (DCNs) para o curso de graduação em Enfermagem, destacam a importância de uma formação presencial que valorize a vivência prática essencial à profissão. Considerando que a formação da(o) enfermeira(o) deve ser pautada pelas necessidades sociais, o Projeto Pedagógico do Curso (PPC) deve desenvolver capacidades profissionais que mobilizem conhecimentos, saberes, habilidades e atitudes e resultem em aptidão para atuação profissional. Objetivo: relatar a experiência vivenciada durante a prática docente e estratégias de ensino aprendizagem para graduandos de enfermagem. Métodos: Trata-se de um estudo descritivo, do tipo relato de experiência, vivenciada em março de 2025, durante o acompanhamento de atividades práticas da disciplina de enfermagem em situações clínicas e cirúrgicas na saúde do adulto e idoso com alunos do 5º período do curso de graduação em enfermagem de uma instituição pública de Ensino Superior, no setor de clínica médica de um hospital público de Recife, Pernambuco, Brasil. Resultados: A prática docente e a utilização de estratégias de ensino aprendizagem, como as metodologias ativas voltadas a fixação do conteúdo e raciocínio crítico dos discentes foi de grande importância para proporcionar a troca de saberes e experiências, além do enriquecimento mútuo entre os graduandos e docente de enfermagem. Conclusão: A experiência foi exitosa e gratificante. A sensibilização dos estudantes sobre o conhecimento das necessidades de saúde dos pacientes internados foi de extrema relevância para prática do cuidado de enfermagem integral, humanizado e holístico. As atividades práticas permitem aos graduandos compreender a necessidade de se adequarem à rotina dos serviços de saúde, de modo a atender às demandas dos usuários. Contribuições/implicações para a Enfermagem ou Saúde: Os Programas de Graduação em Enfermagem em instituições educacionais devem disponibilizar aos estudantes vivências práticas nos serviços de saúde, capacitar e estimular seus professores para utilizarem estratégias de ensino aprendizagem em sua prática docente."
    "modalidade" => "Pôster"
    "area_tematica" => "Eixo Temático 3 - Interseccionalidade, Saúde e Educação: Desafios e Perspectivas"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV225_ID46_TB55_10042025143153.pdf"
    "created_at" => "2025-07-16 08:43:11"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "KARYNE KIRLEY NEGROMONTE GONÇALVES"
    "autor_nome_curto" => "Karyne negromonte"
    "autor_email" => "karyne.negromonte@ufpe.br"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO (UFPE)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-ii-simposio-de-educacao-em-saude-na-escola"
    "edicao_nome" => "Anais do II Simpósio de Educação em Saúde na Escola"
    "edicao_evento" => "Simpósio de Educação em Saúde na Escola"
    "edicao_ano" => 2027
    "edicao_pasta" => "anais/seses/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "687fd291d3e01_22072025150401.png"
    "data_publicacao" => "2025-07-22"
    "edicao_publicada_em" => "2025-07-15 16:47:56"
    "publicacao_id" => 125
    "publicacao_nome" => "Revista SESES"
    "publicacao_codigo" => "9786552220431"
    "tipo_codigo_id" => 2
    "tipo_codigo_nome" => "ISBN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 22 de julho de 2025

Resumo

Introdução: As Diretrizes Curriculares Nacionais (DCNs) para o curso de graduação em Enfermagem, destacam a importância de uma formação presencial que valorize a vivência prática essencial à profissão. Considerando que a formação da(o) enfermeira(o) deve ser pautada pelas necessidades sociais, o Projeto Pedagógico do Curso (PPC) deve desenvolver capacidades profissionais que mobilizem conhecimentos, saberes, habilidades e atitudes e resultem em aptidão para atuação profissional. Objetivo: relatar a experiência vivenciada durante a prática docente e estratégias de ensino aprendizagem para graduandos de enfermagem. Métodos: Trata-se de um estudo descritivo, do tipo relato de experiência, vivenciada em março de 2025, durante o acompanhamento de atividades práticas da disciplina de enfermagem em situações clínicas e cirúrgicas na saúde do adulto e idoso com alunos do 5º período do curso de graduação em enfermagem de uma instituição pública de Ensino Superior, no setor de clínica médica de um hospital público de Recife, Pernambuco, Brasil. Resultados: A prática docente e a utilização de estratégias de ensino aprendizagem, como as metodologias ativas voltadas a fixação do conteúdo e raciocínio crítico dos discentes foi de grande importância para proporcionar a troca de saberes e experiências, além do enriquecimento mútuo entre os graduandos e docente de enfermagem. Conclusão: A experiência foi exitosa e gratificante. A sensibilização dos estudantes sobre o conhecimento das necessidades de saúde dos pacientes internados foi de extrema relevância para prática do cuidado de enfermagem integral, humanizado e holístico. As atividades práticas permitem aos graduandos compreender a necessidade de se adequarem à rotina dos serviços de saúde, de modo a atender às demandas dos usuários. Contribuições/implicações para a Enfermagem ou Saúde: Os Programas de Graduação em Enfermagem em instituições educacionais devem disponibilizar aos estudantes vivências práticas nos serviços de saúde, capacitar e estimular seus professores para utilizarem estratégias de ensino aprendizagem em sua prática docente.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.