O QUE SIGNIFICA FAZER EDUCAÇÃO A PARTIR DAS MARGENS COM COMPROMISSOS FORMATIVOS?
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 124824 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 108 "inscrito_id" => 2592 "titulo" => "O QUE SIGNIFICA FAZER EDUCAÇÃO A PARTIR DAS MARGENS COM COMPROMISSOS FORMATIVOS?" "resumo" => "Educar é um ato de amor, e o profissional que a exerce, o docente, desempenha um papel fundamental nesse processo. O termo “docente” abrange tanto professores quanto professoras, que se dedicam a ensinar e a aprender continuamente. A docência vai além das diretrizes institucionais, pois envolve um compromisso profundo com a formação dos alunos. Max Weber descreveu o conceito de tipos ideais, e o docente ideal é aquele que, mesmo sendo remunerado, encontra prazer em sua atividade, acreditando que cada aula é uma oportunidade de plantar sementes de conhecimento. O docente que educa a partir das margens assume a responsabilidade de formar seus alunos, muitas vezes ultrapassando os limites da sala de aula. Isso pode ocorrer ao levar os estudantes a museus, centros culturais ou eventos artísticos, ou ao contextualizar o conteúdo ensinado, promovendo reflexões sobre a realidade. A educação deve desafiar narrativas históricas simplistas e reconhecer a rica contribuição de diversas culturas, como a africana, que muitas vezes é negligenciada. Além disso, o docente enfrenta desafios significativos, como a desvalorização e o desrespeito na sociedade contemporânea, especialmente em um contexto capitalista que prioriza valores financeiros. A profissão docente é frequentemente atacada, e a lógica por trás desse descaso é questionável, considerando que não há formação profissional sem a presença de professores. Portanto, é crucial reconhecer a importância da docência e o impacto que esses profissionais têm na formação de cidadãos críticos e conscientes. Além da abordagem sociológica, a antropológica se junta na perspectiva decolonial para debater as questões atuais e revisionista da história com autores como: Mignolo, Quijano, Gonzaga, Albert e Kopenawa, Seligmann-Silva, Vergès; do campo da educação e arte, destacamos Iavelberg, Barbosa e outros." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 05 - Movimentos Sociais, Sujeitos e Processos Educativos" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID2592_TB108_10112025105731.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:22" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "WALTER RODRIGUES MARQUES" "autor_nome_curto" => "WALTER KEIKO" "autor_email" => "waltermarques@usp.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO (USP)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 124824 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 108 "inscrito_id" => 2592 "titulo" => "O QUE SIGNIFICA FAZER EDUCAÇÃO A PARTIR DAS MARGENS COM COMPROMISSOS FORMATIVOS?" "resumo" => "Educar é um ato de amor, e o profissional que a exerce, o docente, desempenha um papel fundamental nesse processo. O termo “docente” abrange tanto professores quanto professoras, que se dedicam a ensinar e a aprender continuamente. A docência vai além das diretrizes institucionais, pois envolve um compromisso profundo com a formação dos alunos. Max Weber descreveu o conceito de tipos ideais, e o docente ideal é aquele que, mesmo sendo remunerado, encontra prazer em sua atividade, acreditando que cada aula é uma oportunidade de plantar sementes de conhecimento. O docente que educa a partir das margens assume a responsabilidade de formar seus alunos, muitas vezes ultrapassando os limites da sala de aula. Isso pode ocorrer ao levar os estudantes a museus, centros culturais ou eventos artísticos, ou ao contextualizar o conteúdo ensinado, promovendo reflexões sobre a realidade. A educação deve desafiar narrativas históricas simplistas e reconhecer a rica contribuição de diversas culturas, como a africana, que muitas vezes é negligenciada. Além disso, o docente enfrenta desafios significativos, como a desvalorização e o desrespeito na sociedade contemporânea, especialmente em um contexto capitalista que prioriza valores financeiros. A profissão docente é frequentemente atacada, e a lógica por trás desse descaso é questionável, considerando que não há formação profissional sem a presença de professores. Portanto, é crucial reconhecer a importância da docência e o impacto que esses profissionais têm na formação de cidadãos críticos e conscientes. Além da abordagem sociológica, a antropológica se junta na perspectiva decolonial para debater as questões atuais e revisionista da história com autores como: Mignolo, Quijano, Gonzaga, Albert e Kopenawa, Seligmann-Silva, Vergès; do campo da educação e arte, destacamos Iavelberg, Barbosa e outros." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 05 - Movimentos Sociais, Sujeitos e Processos Educativos" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID2592_TB108_10112025105731.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:22" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "WALTER RODRIGUES MARQUES" "autor_nome_curto" => "WALTER KEIKO" "autor_email" => "waltermarques@usp.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO (USP)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }