PROPOSTAS DIDÁTICAS PARA A ALFABETIZAÇÃO DE ADULTOS E IDOSOS EM UMA TURMA DO PROGRAMA ALFABETIZA PIAUÍ
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 125005 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 520 "inscrito_id" => 3566 "titulo" => "PROPOSTAS DIDÁTICAS PARA A ALFABETIZAÇÃO DE ADULTOS E IDOSOS EM UMA TURMA DO PROGRAMA ALFABETIZA PIAUÍ" "resumo" => "A organização das propostas didáticas no processo de alfabetização de adultos e idosos é parte fundamental do planejamento. Os alunos precisam ter contato com atividades significativas que os desafiem a construir suas hipóteses de leitura e escrita, tornando-se protagonistas em seu processo de aprendizagem. Partindo dessa perspectiva, este trabalho está norteado pela seguinte questão-problema: quais as propostas didáticas utilizadas para a alfabetização de adultos e idosos em uma turma do Programa Alfabetiza Piauí, na cidade de Teresina? A pesquisa objetiva analisar as propostas didáticas utilizadas para a alfabetização de adultos e idosos em uma turma do Programa Alfabetiza Piauí, na cidade de Teresina. O percurso metodológico se desenvolveu com natureza qualitativa, produzido com base na pesquisa documental (a partir dos materiais e documentos oriundos do programa), além do estudo bibliográfico necessário para o aprofundamento da temática, em diálogo teórico com Freire (1987), Soares (2022), Cagliari (1998), Ribas (2014), entre outros autores e autoras. O campo de estudo deste trabalho foi uma escola da rede estadual de ensino da cidade de Teresina-PI, sendo uma das escolas em que aconteceu o Programa Alfabetiza Piauí, desenvolvido por meio da Secretaria Estadual da Educação do Piauí (Seduc-PI). Os recursos didáticos e as estratégias metodológicas utilizadas ao longo do programa, desenvolvidos pela professora/pesquisadora, além do livro didático entregue pela secretaria, foram analisados e evidenciaram a diversificação de materiais, como jogos pedagógicos, dinâmicas e acolhidas, trabalhos em grupos, entre outros, que favoreceram o processo de alfabetização, alinhado ao letramento. Entretanto, os resultados também evidenciam os desafios no processo de alfabetização de adultos e idosos no que se refere às propostas didáticas necessárias, considerando a dificuldade em encontrar materiais adequados, pois a maioria são infantilizados e não relacionados com o contexto social dos adultos e idosos." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 12 - Educação de Pessoas Jovens, Adultas e Idosas" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID3566_TB520_22102025153630.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:22" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "POLIANA GOMES DE OLIVEIRA GUEDES" "autor_nome_curto" => "POLIANA GUEDES" "autor_email" => "polyhanaoliveira@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ (UFPI)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 125005 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 520 "inscrito_id" => 3566 "titulo" => "PROPOSTAS DIDÁTICAS PARA A ALFABETIZAÇÃO DE ADULTOS E IDOSOS EM UMA TURMA DO PROGRAMA ALFABETIZA PIAUÍ" "resumo" => "A organização das propostas didáticas no processo de alfabetização de adultos e idosos é parte fundamental do planejamento. Os alunos precisam ter contato com atividades significativas que os desafiem a construir suas hipóteses de leitura e escrita, tornando-se protagonistas em seu processo de aprendizagem. Partindo dessa perspectiva, este trabalho está norteado pela seguinte questão-problema: quais as propostas didáticas utilizadas para a alfabetização de adultos e idosos em uma turma do Programa Alfabetiza Piauí, na cidade de Teresina? A pesquisa objetiva analisar as propostas didáticas utilizadas para a alfabetização de adultos e idosos em uma turma do Programa Alfabetiza Piauí, na cidade de Teresina. O percurso metodológico se desenvolveu com natureza qualitativa, produzido com base na pesquisa documental (a partir dos materiais e documentos oriundos do programa), além do estudo bibliográfico necessário para o aprofundamento da temática, em diálogo teórico com Freire (1987), Soares (2022), Cagliari (1998), Ribas (2014), entre outros autores e autoras. O campo de estudo deste trabalho foi uma escola da rede estadual de ensino da cidade de Teresina-PI, sendo uma das escolas em que aconteceu o Programa Alfabetiza Piauí, desenvolvido por meio da Secretaria Estadual da Educação do Piauí (Seduc-PI). Os recursos didáticos e as estratégias metodológicas utilizadas ao longo do programa, desenvolvidos pela professora/pesquisadora, além do livro didático entregue pela secretaria, foram analisados e evidenciaram a diversificação de materiais, como jogos pedagógicos, dinâmicas e acolhidas, trabalhos em grupos, entre outros, que favoreceram o processo de alfabetização, alinhado ao letramento. Entretanto, os resultados também evidenciam os desafios no processo de alfabetização de adultos e idosos no que se refere às propostas didáticas necessárias, considerando a dificuldade em encontrar materiais adequados, pois a maioria são infantilizados e não relacionados com o contexto social dos adultos e idosos." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 12 - Educação de Pessoas Jovens, Adultas e Idosas" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID3566_TB520_22102025153630.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:22" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "POLIANA GOMES DE OLIVEIRA GUEDES" "autor_nome_curto" => "POLIANA GUEDES" "autor_email" => "polyhanaoliveira@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ (UFPI)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }