A IMPORTÂNCIA DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA NO ENSINO REGULAR
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 125071 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 654 "inscrito_id" => 3765 "titulo" => "A IMPORTÂNCIA DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA NO ENSINO REGULAR" "resumo" => "A história da educação especial remonta à antiguidade, quando pessoas com deficiência eram marginalizadas e excluídas da sociedade. Ao longo do tempo, a educação especial evoluiu de um modelo segregacionista para um inclusivo, buscando garantir o direito de todos os alunos à educação, independentemente de suas deficiências. A educação inclusiva promove a participação de todos os alunos em atividades escolares, respeitando as diferenças e valorizando a diversidade. A inclusão escolar permite que os alunos desenvolvam habilidades de convivência e respeito às diferenças, preparando-os para conviver em uma sociedade diversificada. O presente estudo foi realizado na escola Unidade Integrada Agostinho Ramalho Marques em 2024 e revela desafios na melhoria da educação inclusiva, incluindo a falta de infraestrutura, a capacitação insuficiente de professores e a falta de apoio contínuo para os alunos com deficiência. Apesar disso, a escola tem feito esforços para garantir os direitos desses alunos, oferecendo apoio especializado e recursos pedagógicos adequados, mas a realidade ainda está longe do esperado. Este estudo decorreu por meio de um questionário, elaborado com perguntas específicas para os professores onde cada um relatava sua experiência a cerca de suas metodologias, como eles adaptam para a necessidade do aluno, o suporte que recebem, bem como o acompanhamento de um tutor. Para que a educação inclusiva se concretize plenamente, é necessário um compromisso contínuo com a eliminação de barreiras físicas, pedagógicas e atitudinais. A sociedade como um todo, incluindo escolas, famílias e governos, precisam se engajar nesse projeto, promovendo uma educação acessível e de qualidade para todos." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 11 - Inclusão, Direitos Humanos e Interculturalidade" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID3765_TB654_30102025080347.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:22" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "THAYLA LOHANNA DA SILVA MELO" "autor_nome_curto" => "THAYLA" "autor_email" => "melothayla179@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DO MARANHÃO (UEMA)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 125071 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 654 "inscrito_id" => 3765 "titulo" => "A IMPORTÂNCIA DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA NO ENSINO REGULAR" "resumo" => "A história da educação especial remonta à antiguidade, quando pessoas com deficiência eram marginalizadas e excluídas da sociedade. Ao longo do tempo, a educação especial evoluiu de um modelo segregacionista para um inclusivo, buscando garantir o direito de todos os alunos à educação, independentemente de suas deficiências. A educação inclusiva promove a participação de todos os alunos em atividades escolares, respeitando as diferenças e valorizando a diversidade. A inclusão escolar permite que os alunos desenvolvam habilidades de convivência e respeito às diferenças, preparando-os para conviver em uma sociedade diversificada. O presente estudo foi realizado na escola Unidade Integrada Agostinho Ramalho Marques em 2024 e revela desafios na melhoria da educação inclusiva, incluindo a falta de infraestrutura, a capacitação insuficiente de professores e a falta de apoio contínuo para os alunos com deficiência. Apesar disso, a escola tem feito esforços para garantir os direitos desses alunos, oferecendo apoio especializado e recursos pedagógicos adequados, mas a realidade ainda está longe do esperado. Este estudo decorreu por meio de um questionário, elaborado com perguntas específicas para os professores onde cada um relatava sua experiência a cerca de suas metodologias, como eles adaptam para a necessidade do aluno, o suporte que recebem, bem como o acompanhamento de um tutor. Para que a educação inclusiva se concretize plenamente, é necessário um compromisso contínuo com a eliminação de barreiras físicas, pedagógicas e atitudinais. A sociedade como um todo, incluindo escolas, famílias e governos, precisam se engajar nesse projeto, promovendo uma educação acessível e de qualidade para todos." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 11 - Inclusão, Direitos Humanos e Interculturalidade" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID3765_TB654_30102025080347.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:22" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "THAYLA LOHANNA DA SILVA MELO" "autor_nome_curto" => "THAYLA" "autor_email" => "melothayla179@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DO MARANHÃO (UEMA)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }