Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

O PAPEL DA FAMÍLIA NA MEDIAÇÃO DO USO DAS TELAS PELAS CRIANÇAS: LIMITES, DESAFIOS E POSSIBILIDADES

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Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

Atualmente, evidencia-se o fenômeno do excesso de exposição digital do público infantil. Crianças cada vez mais novas têm acesso irrestrito a celulares, notebooks e outros dispositivos eletrônicos, afastando-as do brincar ao ar livre, das interações lúdicas com objetos concretos e o convívio social com seus pare. Diante desse cenário, o presente estudo qualitativo e descritivo tem como objetivo investigar o papel da família na mediação do uso de telas por crianças de 3 a 6 anos, identificando limites, desafios e possibilidades para uma prática mais equilibrada e saudável. Para alcançar tal propósito, serão aplicados questionários semiestruturados junto a pais e/ou responsáveis de crianças matriculadas na educação infantil de uma escola situada no estado do Rio Grande do Norte, cujos dados serão submetidos à análise de conteúdo. A partir desse procedimento, as respostas serão categorizadas em torno de temáticas como tempo de uso, supervisão, tipo de conteúdo acessado, dificuldades encontradas e estratégias de mediação adotadas. A fundamentação teórica apoia-se em autores que abordam o tema, entre eles Bassichetto (2018), Macedo (2000) e Goleman (2013). Os resultados procurarão compreender como acompanhamento familiar próximo, aliado a uma mediação ativa, afetiva e crítica, não apenas mitiga riscos associados ao uso excessivo de telas, mas potencializa as oportunidades educativas proporcionadas pelo ambiente digital.

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