O PAPEL DA FAMÍLIA NA MEDIAÇÃO DO USO DAS TELAS PELAS CRIANÇAS: LIMITES, DESAFIOS E POSSIBILIDADES
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 128919 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 9575 "inscrito_id" => 19607 "titulo" => "O PAPEL DA FAMÍLIA NA MEDIAÇÃO DO USO DAS TELAS PELAS CRIANÇAS: LIMITES, DESAFIOS E POSSIBILIDADES" "resumo" => "Atualmente, evidencia-se o fenômeno do excesso de exposição digital do público infantil. Crianças cada vez mais novas têm acesso irrestrito a celulares, notebooks e outros dispositivos eletrônicos, afastando-as do brincar ao ar livre, das interações lúdicas com objetos concretos e o convívio social com seus pare. Diante desse cenário, o presente estudo qualitativo e descritivo tem como objetivo investigar o papel da família na mediação do uso de telas por crianças de 3 a 6 anos, identificando limites, desafios e possibilidades para uma prática mais equilibrada e saudável. Para alcançar tal propósito, serão aplicados questionários semiestruturados junto a pais e/ou responsáveis de crianças matriculadas na educação infantil de uma escola situada no estado do Rio Grande do Norte, cujos dados serão submetidos à análise de conteúdo. A partir desse procedimento, as respostas serão categorizadas em torno de temáticas como tempo de uso, supervisão, tipo de conteúdo acessado, dificuldades encontradas e estratégias de mediação adotadas. A fundamentação teórica apoia-se em autores que abordam o tema, entre eles Bassichetto (2018), Macedo (2000) e Goleman (2013). Os resultados procurarão compreender como acompanhamento familiar próximo, aliado a uma mediação ativa, afetiva e crítica, não apenas mitiga riscos associados ao uso excessivo de telas, mas potencializa as oportunidades educativas proporcionadas pelo ambiente digital." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 09 - Educação Infantil" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV214_ID19607_TB9575_12112025160124.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:23" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "RAISSA MIKAELLY SOUZA DA SILVA" "autor_nome_curto" => "RAISSA MIKAELLY" "autor_email" => "raissamikaelly013@gmail.com" "autor_ies" => "CENTRO UNIVERSITÁRIO MAURÍCIO DE NASSAU (UNINASSAU)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 128919 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 9575 "inscrito_id" => 19607 "titulo" => "O PAPEL DA FAMÍLIA NA MEDIAÇÃO DO USO DAS TELAS PELAS CRIANÇAS: LIMITES, DESAFIOS E POSSIBILIDADES" "resumo" => "Atualmente, evidencia-se o fenômeno do excesso de exposição digital do público infantil. Crianças cada vez mais novas têm acesso irrestrito a celulares, notebooks e outros dispositivos eletrônicos, afastando-as do brincar ao ar livre, das interações lúdicas com objetos concretos e o convívio social com seus pare. Diante desse cenário, o presente estudo qualitativo e descritivo tem como objetivo investigar o papel da família na mediação do uso de telas por crianças de 3 a 6 anos, identificando limites, desafios e possibilidades para uma prática mais equilibrada e saudável. Para alcançar tal propósito, serão aplicados questionários semiestruturados junto a pais e/ou responsáveis de crianças matriculadas na educação infantil de uma escola situada no estado do Rio Grande do Norte, cujos dados serão submetidos à análise de conteúdo. A partir desse procedimento, as respostas serão categorizadas em torno de temáticas como tempo de uso, supervisão, tipo de conteúdo acessado, dificuldades encontradas e estratégias de mediação adotadas. A fundamentação teórica apoia-se em autores que abordam o tema, entre eles Bassichetto (2018), Macedo (2000) e Goleman (2013). Os resultados procurarão compreender como acompanhamento familiar próximo, aliado a uma mediação ativa, afetiva e crítica, não apenas mitiga riscos associados ao uso excessivo de telas, mas potencializa as oportunidades educativas proporcionadas pelo ambiente digital." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 09 - Educação Infantil" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV214_ID19607_TB9575_12112025160124.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:23" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "RAISSA MIKAELLY SOUZA DA SILVA" "autor_nome_curto" => "RAISSA MIKAELLY" "autor_email" => "raissamikaelly013@gmail.com" "autor_ies" => "CENTRO UNIVERSITÁRIO MAURÍCIO DE NASSAU (UNINASSAU)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }