Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

PROFISSIONALIDADE DOCENTE: A EMERGÊNCIA DA TRÍADE DISCURSIVA PROFESSORA-MULHER-MÃE NO PENSAR E FAZER-SE PROFESSORA NOS ANOS INICIAIS

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Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

Ao investigarmos a profissionalidade docente nos anos iniciais, durante a pesquisa de doutorado (2021), através de entrevistas e observações do trabalho realizado por professoras no Agreste de Pernambuco, foi possível capturarmos o encontro entre os lugares por elas ocupados no social, sustentando a produção discursiva em torno dos sentidos para a sua profissão. Logo, nos questionamos: como a docência influencia e é influenciada pelo maternar das professoras que são mães? Como as dimensões pessoal, social e profissional destas mulheres se entrelaçam, produzindo novas maneiras de relacionar-se com a profissão? Neste direcionamento, apresentamos como objetivo para este trabalho – analisar a emergência da tríade discursiva mulher-mãe-professora na profissionalidade docente nos anos iniciais do Ensino Fundamental. Para tanto, trazemos o diálogo teórico com as produções de ZIBETTI; PEREIRA (2010), BINS et al. (2024), BEZERRA (2016), que discutem o movimento entre a mulher e o maternar, e com ALVEZ; ANDRÉ (2013), AMBROSETTI; ALMEIDA (2009) e CRUZ (2017), que nos provocam quanto aos estudos da profissionalidade docente. A análise do discurso francesa (PÊCHEUX, 1983; 2016 / ORLANDI, 2010) nos ofereceu elementos teóricos para analisarmos o objeto de estudo e produzir nossas análises. Como considerações, inferimos que os lugares de mulher, mãe e professora, mediante a produção discursiva em torno da profissionalidade, convidam-nos a entender a docência como um terreno propício à luta por pautas que se entrelaçam, tais como: as consequências da feminização do magistério, jornadas de trabalho exaustivas e mal remuneradas, relações de trabalho ancoradas em cobranças que, por vezes, buscam apenas atingir indicadores e demandas externas às necessidades da escola, além da implementação de políticas públicas de valorização docente que considerem as peculiaridades das mulheres que são mães e lhes possibilitem condições mais respeitosas para viverem tanto a profissão quanto o maternar.

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