Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

PROJETO: NOSSAS RAÍZES, NOSSAS HISTÓRIAS, CONSTRUINDO NOSSAS MEMÓRIAS.

Palavra-chaves: , , , , Pôster (PO) GT 09 - Educação Infantil
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 127729
    "edicao_id" => 438
    "trabalho_id" => 6515
    "inscrito_id" => 15055
    "titulo" => "PROJETO: NOSSAS RAÍZES, NOSSAS HISTÓRIAS, CONSTRUINDO NOSSAS MEMÓRIAS."
    "resumo" => "O presente projeto, intitulado “Nossas raízes, nossas histórias, construindo nossas memórias”, tem como objetivo conscientizar e destacar as principais contribuições dos povos negros na formação da identidade cultural da nossa região, através do livro “Obax” apresentado à uma turma do Infantil 5, do município do Ipojuca/PE. O projeto deu-se início a apresentação do livro Obax visando explorar para a III Flipojuca – 2024, onde as crianças iniciaram o contato com a obra, com a contação da história. Adiante, diversas etapas do projeto aconteceram como apresentação de diversos Baobás no município, bem como uma aula passeio em uma das praças da cidade, intitulada de Praça do Baobá, com alunos, familiares, professora e equipe gestora. Nesta visita aconteceu a apreciação da árvore, a leitura do livro Obax e coleta de materiais para as produções (folhas, flores e galhos do Baobá). Com o objetivo de coletar imagens para a produção dos painéis, foram feitos diversos registros das crianças e seus familiares durante o passeio. Foi criado um reconto da obra, um novo final da história contada a Praça do Baobá. As crianças confeccionaram diversos materiais concretos como estamparia de camisas, personagens e releituras de trechos do livro em quadros utilizando as folhas e galhos. O projeto demonstrou ser um caminho adequado para o desenvolvimento de um educando leitor, promovendo a estes, situações de aprendizagem onde puderam perceber-se agentes participantes e fundamentais do processo. Resultando em uma aprendizagem significativa e, consequentemente vencendo barreiras diante do desenvolvimento de sua oralidade e sua escrita. Diante de tudo o que foi explorado, percebeu-se que tais ações potencializam o desenvolvimento de um leitor mais crítico, uma criança com mais autonomia, o desenvolvimento do sentimento de pertencimento local, além de estreitar os laços entre família e escola durante as atividades propostas na aula passeio."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 09 - Educação Infantil"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID15055_TB6515_10112025152807.pdf"
    "created_at" => "2025-12-02 14:51:23"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "CARLA FERNANDA ALVES ASSUNÇÃO"
    "autor_nome_curto" => "CARLA ASSUNÇÃO"
    "autor_email" => "carlafernandaassuncao@gmail.com"
    "autor_ies" => "FACULDADE FRASSINETTI DO RECIFE (FAFIRE)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png"
    "data_publicacao" => "2025-12-02"
    "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 127729
    "edicao_id" => 438
    "trabalho_id" => 6515
    "inscrito_id" => 15055
    "titulo" => "PROJETO: NOSSAS RAÍZES, NOSSAS HISTÓRIAS, CONSTRUINDO NOSSAS MEMÓRIAS."
    "resumo" => "O presente projeto, intitulado “Nossas raízes, nossas histórias, construindo nossas memórias”, tem como objetivo conscientizar e destacar as principais contribuições dos povos negros na formação da identidade cultural da nossa região, através do livro “Obax” apresentado à uma turma do Infantil 5, do município do Ipojuca/PE. O projeto deu-se início a apresentação do livro Obax visando explorar para a III Flipojuca – 2024, onde as crianças iniciaram o contato com a obra, com a contação da história. Adiante, diversas etapas do projeto aconteceram como apresentação de diversos Baobás no município, bem como uma aula passeio em uma das praças da cidade, intitulada de Praça do Baobá, com alunos, familiares, professora e equipe gestora. Nesta visita aconteceu a apreciação da árvore, a leitura do livro Obax e coleta de materiais para as produções (folhas, flores e galhos do Baobá). Com o objetivo de coletar imagens para a produção dos painéis, foram feitos diversos registros das crianças e seus familiares durante o passeio. Foi criado um reconto da obra, um novo final da história contada a Praça do Baobá. As crianças confeccionaram diversos materiais concretos como estamparia de camisas, personagens e releituras de trechos do livro em quadros utilizando as folhas e galhos. O projeto demonstrou ser um caminho adequado para o desenvolvimento de um educando leitor, promovendo a estes, situações de aprendizagem onde puderam perceber-se agentes participantes e fundamentais do processo. Resultando em uma aprendizagem significativa e, consequentemente vencendo barreiras diante do desenvolvimento de sua oralidade e sua escrita. Diante de tudo o que foi explorado, percebeu-se que tais ações potencializam o desenvolvimento de um leitor mais crítico, uma criança com mais autonomia, o desenvolvimento do sentimento de pertencimento local, além de estreitar os laços entre família e escola durante as atividades propostas na aula passeio."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 09 - Educação Infantil"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID15055_TB6515_10112025152807.pdf"
    "created_at" => "2025-12-02 14:51:23"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "CARLA FERNANDA ALVES ASSUNÇÃO"
    "autor_nome_curto" => "CARLA ASSUNÇÃO"
    "autor_email" => "carlafernandaassuncao@gmail.com"
    "autor_ies" => "FACULDADE FRASSINETTI DO RECIFE (FAFIRE)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png"
    "data_publicacao" => "2025-12-02"
    "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

O presente projeto, intitulado “Nossas raízes, nossas histórias, construindo nossas memórias”, tem como objetivo conscientizar e destacar as principais contribuições dos povos negros na formação da identidade cultural da nossa região, através do livro “Obax” apresentado à uma turma do Infantil 5, do município do Ipojuca/PE. O projeto deu-se início a apresentação do livro Obax visando explorar para a III Flipojuca – 2024, onde as crianças iniciaram o contato com a obra, com a contação da história. Adiante, diversas etapas do projeto aconteceram como apresentação de diversos Baobás no município, bem como uma aula passeio em uma das praças da cidade, intitulada de Praça do Baobá, com alunos, familiares, professora e equipe gestora. Nesta visita aconteceu a apreciação da árvore, a leitura do livro Obax e coleta de materiais para as produções (folhas, flores e galhos do Baobá). Com o objetivo de coletar imagens para a produção dos painéis, foram feitos diversos registros das crianças e seus familiares durante o passeio. Foi criado um reconto da obra, um novo final da história contada a Praça do Baobá. As crianças confeccionaram diversos materiais concretos como estamparia de camisas, personagens e releituras de trechos do livro em quadros utilizando as folhas e galhos. O projeto demonstrou ser um caminho adequado para o desenvolvimento de um educando leitor, promovendo a estes, situações de aprendizagem onde puderam perceber-se agentes participantes e fundamentais do processo. Resultando em uma aprendizagem significativa e, consequentemente vencendo barreiras diante do desenvolvimento de sua oralidade e sua escrita. Diante de tudo o que foi explorado, percebeu-se que tais ações potencializam o desenvolvimento de um leitor mais crítico, uma criança com mais autonomia, o desenvolvimento do sentimento de pertencimento local, além de estreitar os laços entre família e escola durante as atividades propostas na aula passeio.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.