Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

A EJA, DESENVOLVIMENTO DA LUDICIDADE COMO FERRAMENTA PARA A ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO EM TERESINA-PI

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Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

RESUMO A modalidade de Educação de Jovens e Adultos (EJA) tem um papel de grande importância na promoção da inclusão educacional, assim como para combater ao analfabetismo. No município de Teresina-PI, a EJA é estruturada a partir de diretrizes curriculares específicas, que objetivam o atendimento das necessidades dos estudantes dessa modalidade, buscando garantir o acesso à educação de qualidade e incentivam metodologias inovadoras, a partir da percepção de que estes alunos precisam ser motivados para que prossigam com seus estudos. Mediante o exposto, este estudo tem o objetivo de analisar o papel da ludicidade como ferramenta para o desenvolvimento da alfabetização e letramento na EJA no contexto de Teresina-PI, a partir de um olhar sobre as diretrizes curriculares da modalidade no município e de estudos que se destinaram a compreender a importância do lúdico no processo educativo. O estudo adotou como metodologia a pesquisa bibliográfica e documental. A pesquisa concluiu que as Diretrizes Curriculares da EJA de Teresina-PI (2024) reforçam a relevância de utilizar diferentes linguagens e tecnologias no ensino da EJA, mas sem adentrar no tema lúdico, ou se referir a materiais específicos que possam se relacionar a ludicidade, como jogos adaptados e materiais interativos, o que também pode ser um entrave para que o lúdico não se faça presente na modalidade EJA da rede de ensino de Teresina. Assim, embora as Diretrizes Curriculares da EJA do município de Teresina-PI estabeleçam princípios de flexibilidade e contextualização do ensino, elas não apresentam um direcionamento explícito acerca da ludicidade na alfabetização e letramento.

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