INCLUSÃO SOCIAL E APRENDIZAGEM DE ALUNOS COM DEFICIÊNCIA: PERCEPÇÕES E EXPERIÊNCIAS DE PROFESSORES DA REDE PÚBLICA EM ARARUNA - PB
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 125322 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 1116 "inscrito_id" => 3676 "titulo" => "INCLUSÃO SOCIAL E APRENDIZAGEM DE ALUNOS COM DEFICIÊNCIA: PERCEPÇÕES E EXPERIÊNCIAS DE PROFESSORES DA REDE PÚBLICA EM ARARUNA - PB" "resumo" => "Este estudo tem como objetivo analisar as percepções e experiências dos professores da rede pública de Araruna - PB em relação aos desafios e às práticas pedagógicas adotadas para promover a inclusão social e a aprendizagem de alunos com deficiência no contexto escolar. Fundamentado em autores como Mantoan (2003), Vygotsky (1984) e Sassaki (1997), o trabalho discute a importância da inclusão educacional e os desafios enfrentados pelos docentes na construção de um ensino acessível e equitativo. A pesquisa caracteriza-se como um estudo qualitativo, de abordagem descritiva, utilizando entrevistas semiestruturadas como instrumento de coleta de dados. Os participantes foram professores do ensino fundamental da rede pública municipal, cujas respostas foram analisadas a partir da técnica de análise de conteúdo. Os resultados indicam que, embora os docentes reconheçam a relevância da inclusão, muitos enfrentam dificuldades devido à falta de formação específica, à escassez de recursos didáticos adaptados e ao suporte limitado dentro das escolas. No entanto, estratégias como o uso de metodologias diferenciadas, a colaboração com profissionais especializados e o apoio da família são apontadas como fundamentais para a efetivação da inclusão. Conclui-se que a formação continuada dos professores e investimentos em infraestrutura são essenciais para superar os desafios da inclusão e garantir uma aprendizagem significativa para todos os alunos." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 10 - Educação Especial" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID3676_TB1116_17102025150519.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:22" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARTILEIDE DA COSTA HENRIQUE MAIA" "autor_nome_curto" => "MARTILEIDE" "autor_email" => "martyleide@gmail.com" "autor_ies" => "OUTRA / MINHA INSTITUIÇÃO NÃO ESTÁ NA LISTA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 125322 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 1116 "inscrito_id" => 3676 "titulo" => "INCLUSÃO SOCIAL E APRENDIZAGEM DE ALUNOS COM DEFICIÊNCIA: PERCEPÇÕES E EXPERIÊNCIAS DE PROFESSORES DA REDE PÚBLICA EM ARARUNA - PB" "resumo" => "Este estudo tem como objetivo analisar as percepções e experiências dos professores da rede pública de Araruna - PB em relação aos desafios e às práticas pedagógicas adotadas para promover a inclusão social e a aprendizagem de alunos com deficiência no contexto escolar. Fundamentado em autores como Mantoan (2003), Vygotsky (1984) e Sassaki (1997), o trabalho discute a importância da inclusão educacional e os desafios enfrentados pelos docentes na construção de um ensino acessível e equitativo. A pesquisa caracteriza-se como um estudo qualitativo, de abordagem descritiva, utilizando entrevistas semiestruturadas como instrumento de coleta de dados. Os participantes foram professores do ensino fundamental da rede pública municipal, cujas respostas foram analisadas a partir da técnica de análise de conteúdo. Os resultados indicam que, embora os docentes reconheçam a relevância da inclusão, muitos enfrentam dificuldades devido à falta de formação específica, à escassez de recursos didáticos adaptados e ao suporte limitado dentro das escolas. No entanto, estratégias como o uso de metodologias diferenciadas, a colaboração com profissionais especializados e o apoio da família são apontadas como fundamentais para a efetivação da inclusão. Conclui-se que a formação continuada dos professores e investimentos em infraestrutura são essenciais para superar os desafios da inclusão e garantir uma aprendizagem significativa para todos os alunos." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 10 - Educação Especial" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID3676_TB1116_17102025150519.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:22" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARTILEIDE DA COSTA HENRIQUE MAIA" "autor_nome_curto" => "MARTILEIDE" "autor_email" => "martyleide@gmail.com" "autor_ies" => "OUTRA / MINHA INSTITUIÇÃO NÃO ESTÁ NA LISTA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }