A UTILIZAÇÃO DA METACOGNIÇÃO NAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS, NO ENSINO EM SAÚDE MILITAR E NA AVALIAÇÃO CURRICULAR
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 125390 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 1245 "inscrito_id" => 119 "titulo" => "A UTILIZAÇÃO DA METACOGNIÇÃO NAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS, NO ENSINO EM SAÚDE MILITAR E NA AVALIAÇÃO CURRICULAR" "resumo" => "O estudo investiga a metacognição como ferramenta para aprimorar práticas pedagógicas no contexto político-educacional atual, destacando a relevância da aprendizagem e da mediação docente. A pesquisa foi conduzida no Programa de Residência Multiprofissional de um hospital militar entre abril e dezembro de 2024, adotando uma abordagem qualitativa, com observação participante e análise reflexiva, envolvendo 14 residentes de sete categorias profissionais da área da saúde. Neste contexto a sala de espera foi transformada em um ambiente educativo dinâmico, no qual estratégias metacognitivas impulsionaram a aprendizagem dos residentes, incentivando a autorregulação (Maraglia, Peixoto, Santos, 2022). Durante as atividades, os residentes assumiram papéis de facilitadores e aprendizes, promovendo o ensino colaborativo e recíproco (Torres, Irala, 2014). Registros realizados pelos preceptores evidenciaram que os residentes não apenas explicavam conceitos de saúde aos pacientes, mas também ouviam as suas experiências, tornando o aprendizado mais contextualizado e significativo. O intercâmbio de papéis ajudou os pacientes a compreenderem informações sobre saúde e favoreceu o desenvolvimento da autorregulação metacognitiva, permitindo que os residentes ajustassem constantemente seus métodos de ensino e aprendizagem. Os resultados mostraram que esse processo favoreceu ajustes nas abordagens pedagógicas e incentivou o desenvolvimento metacognitivo. A reflexão contínua entre residentes e preceptores impulsionou melhorias no ensino, promovendo uma formação mais crítica e alinhada às necessidades do ensino em saúde. As estratégias metacognitivas fortaleceram a autonomia dos residentes, tornando-os mais conscientes de seus processos de aprendizagem. Conclui-se que a sala de espera se tornou um ambiente eficaz para a troca de saberes, beneficiando tanto residentes quanto pacientes. A metacognição emergiu como uma ferramenta essencial para potencializar a aprendizagem, promovendo o desenvolvimento profissional e a integração de conhecimentos. Além disso, o estudo ressalta a importância de reavaliar as políticas curriculares, visando uma construção contínua e integrada do currículo." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 02 - Didática e Currículo" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID119_TB1245_16102025083347.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:22" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARILUCIA ALVES DA VENDA" "autor_nome_curto" => "MARILUCIA" "autor_email" => "lucia.venda@gmail.com" "autor_ies" => "" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 125390 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 1245 "inscrito_id" => 119 "titulo" => "A UTILIZAÇÃO DA METACOGNIÇÃO NAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS, NO ENSINO EM SAÚDE MILITAR E NA AVALIAÇÃO CURRICULAR" "resumo" => "O estudo investiga a metacognição como ferramenta para aprimorar práticas pedagógicas no contexto político-educacional atual, destacando a relevância da aprendizagem e da mediação docente. A pesquisa foi conduzida no Programa de Residência Multiprofissional de um hospital militar entre abril e dezembro de 2024, adotando uma abordagem qualitativa, com observação participante e análise reflexiva, envolvendo 14 residentes de sete categorias profissionais da área da saúde. Neste contexto a sala de espera foi transformada em um ambiente educativo dinâmico, no qual estratégias metacognitivas impulsionaram a aprendizagem dos residentes, incentivando a autorregulação (Maraglia, Peixoto, Santos, 2022). Durante as atividades, os residentes assumiram papéis de facilitadores e aprendizes, promovendo o ensino colaborativo e recíproco (Torres, Irala, 2014). Registros realizados pelos preceptores evidenciaram que os residentes não apenas explicavam conceitos de saúde aos pacientes, mas também ouviam as suas experiências, tornando o aprendizado mais contextualizado e significativo. O intercâmbio de papéis ajudou os pacientes a compreenderem informações sobre saúde e favoreceu o desenvolvimento da autorregulação metacognitiva, permitindo que os residentes ajustassem constantemente seus métodos de ensino e aprendizagem. Os resultados mostraram que esse processo favoreceu ajustes nas abordagens pedagógicas e incentivou o desenvolvimento metacognitivo. A reflexão contínua entre residentes e preceptores impulsionou melhorias no ensino, promovendo uma formação mais crítica e alinhada às necessidades do ensino em saúde. As estratégias metacognitivas fortaleceram a autonomia dos residentes, tornando-os mais conscientes de seus processos de aprendizagem. Conclui-se que a sala de espera se tornou um ambiente eficaz para a troca de saberes, beneficiando tanto residentes quanto pacientes. A metacognição emergiu como uma ferramenta essencial para potencializar a aprendizagem, promovendo o desenvolvimento profissional e a integração de conhecimentos. Além disso, o estudo ressalta a importância de reavaliar as políticas curriculares, visando uma construção contínua e integrada do currículo." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 02 - Didática e Currículo" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID119_TB1245_16102025083347.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:22" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARILUCIA ALVES DA VENDA" "autor_nome_curto" => "MARILUCIA" "autor_email" => "lucia.venda@gmail.com" "autor_ies" => "" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }