Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

A CONCEPÇÃO DA INFÂNCIA E SUAS IMPLICAÇÕES NA EDUCAÇÃO INFANTIL.

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Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

Este artigo tem como objetivo analisar a transformação da concepção de infância e sua influência na educação infantil. Especificamente, busca discutir sua evolução histórica, apresentar as contribuições de Jean Piaget (1999), Lev Vygotsky (1998) e Henri Wallon (1995), e explorar abordagens pedagógicas na educação infantil. Historicamente, a infância foi vista como uma fase irrelevante, com a criança sendo percebida como um "adulto em miniatura", sem direitos ou reconhecimento social. Com o avanço dos estudos em educação e psicologia, Piaget (1998), Vygotsky (1998) e Wallon (1995), demonstraram a importância das interações sociais, afetivas e cognitivas para a aprendizagem infantil. A pesquisa adota metodologia bibliográfica, fundamentada na sociologia da infância e nas tendências pedagógicas cognitiva e crítica, que ressaltam o lúdico, a interação com objetos concretos e a contextualização cultural. O reconhecimento da criança como protagonista do próprio aprendizado reforça a necessidade de ambientes escolares que garantam segurança emocional, socialização e estímulo ao pensamento crítico. Apesar dos avanços, desafios persistem, como a resistência de algumas práticas escolares em conceder voz ativa às crianças. Dessa forma, conclui-se que é essencial que educadores e famílias compreendam a infância não apenas como uma fase transitória, mas como um período fundamental para o desenvolvimento integral do ser humano.

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