APONTAMENTOS SOBRE CURRICULARIZAÇÃO DA EXTENSÃO EM UM CURSO DE LICENCIATURA EM QUÍMICA: O PROJETO QUIEXT
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 126009 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 2541 "inscrito_id" => 8047 "titulo" => "APONTAMENTOS SOBRE CURRICULARIZAÇÃO DA EXTENSÃO EM UM CURSO DE LICENCIATURA EM QUÍMICA: O PROJETO QUIEXT" "resumo" => "O princípio da indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão é um dos pilares fundamentais para a qualidade da Educação Superior. A extensão, nesse contexto, desempenha um papel essencial ao compartilhar o conhecimento acadêmico e estimular a interação entre as Instituições de Ensino Superior e a sociedade. No Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco (IFPE) Campus Barreiros, a curricularização da extensão busca garantir a inclusão da extensão nos currículos acadêmicos dos cursos de graduação. O Curso de Licenciatura em Química, alinhado à essa diretriz, vem desenvolvendo, no âmbito do componente curricular Extensão e Prática em Química, o Projeto QuiExt – Construindo e compartilhando conhecimentos de Química –, que visa compartilhar os saberes construídos pelos/as licenciandos/as com estudantes que participam do projeto, considerando os conhecimentos mais relevantes à educação química e tendo como foco práticas pedagógicas que promovem uma aprendizagem significativa. A metodologia incluiu a vivência de eventos, minicursos, oficinas, palestras, experimentações, pesquisas por meio de questionários e outras atividades pedagógicas, mediadas ou não por tecnologias digitais, fundamentadas em metodologias ativas e nos princípios da contextualização e da interdisciplinaridade. Os resultados apontam que a química é percebida como uma disciplina difícil e descontextualizada do cotidiano, sendo as principais dificuldades dos estudantes relacionadas à compreensão de fórmulas e conceitos teóricos. A ausência de infraestrutura laboratorial também impacta negativamente o ensino. Além disso, observou-se um aumento no interesse dos estudantes em atividades experimentais, evidenciando a importância da relação entre teoria e prática no ensino da química. A participação no QuiExt permitiu que os/as licenciandos/as experimentassem a práxis docente, enquanto os estudantes da escola parceira tiveram a oportunidade de vivenciar atividades práticas, favorecendo uma aprendizagem mais significativa. Conclui-se que o projeto fortalece a formação docente e amplia a percepção da química como ciência essencial, integrando teoria e prática na formação de futuros professores." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID8047_TB2541_30102025135044.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:22" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "GLÓRIA VIANA DA SILVA" "autor_nome_curto" => "Viana" "autor_email" => "gvs20@discente.ifpe.edu.br" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE PERNAMBUCO (IFPE)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 126009 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 2541 "inscrito_id" => 8047 "titulo" => "APONTAMENTOS SOBRE CURRICULARIZAÇÃO DA EXTENSÃO EM UM CURSO DE LICENCIATURA EM QUÍMICA: O PROJETO QUIEXT" "resumo" => "O princípio da indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão é um dos pilares fundamentais para a qualidade da Educação Superior. A extensão, nesse contexto, desempenha um papel essencial ao compartilhar o conhecimento acadêmico e estimular a interação entre as Instituições de Ensino Superior e a sociedade. No Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco (IFPE) Campus Barreiros, a curricularização da extensão busca garantir a inclusão da extensão nos currículos acadêmicos dos cursos de graduação. O Curso de Licenciatura em Química, alinhado à essa diretriz, vem desenvolvendo, no âmbito do componente curricular Extensão e Prática em Química, o Projeto QuiExt – Construindo e compartilhando conhecimentos de Química –, que visa compartilhar os saberes construídos pelos/as licenciandos/as com estudantes que participam do projeto, considerando os conhecimentos mais relevantes à educação química e tendo como foco práticas pedagógicas que promovem uma aprendizagem significativa. A metodologia incluiu a vivência de eventos, minicursos, oficinas, palestras, experimentações, pesquisas por meio de questionários e outras atividades pedagógicas, mediadas ou não por tecnologias digitais, fundamentadas em metodologias ativas e nos princípios da contextualização e da interdisciplinaridade. Os resultados apontam que a química é percebida como uma disciplina difícil e descontextualizada do cotidiano, sendo as principais dificuldades dos estudantes relacionadas à compreensão de fórmulas e conceitos teóricos. A ausência de infraestrutura laboratorial também impacta negativamente o ensino. Além disso, observou-se um aumento no interesse dos estudantes em atividades experimentais, evidenciando a importância da relação entre teoria e prática no ensino da química. A participação no QuiExt permitiu que os/as licenciandos/as experimentassem a práxis docente, enquanto os estudantes da escola parceira tiveram a oportunidade de vivenciar atividades práticas, favorecendo uma aprendizagem mais significativa. Conclui-se que o projeto fortalece a formação docente e amplia a percepção da química como ciência essencial, integrando teoria e prática na formação de futuros professores." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID8047_TB2541_30102025135044.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:22" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "GLÓRIA VIANA DA SILVA" "autor_nome_curto" => "Viana" "autor_email" => "gvs20@discente.ifpe.edu.br" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE PERNAMBUCO (IFPE)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }