EDUCAÇÃO ESPECIAL E MEDIAÇÃO PEDAGÓGICA: REFLEXÕES TEÓRICAS SOBRE O PAPEL DO PROFESSOR NO ENSINO INCLUSIVO
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 125358 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 1189 "inscrito_id" => 6068 "titulo" => "EDUCAÇÃO ESPECIAL E MEDIAÇÃO PEDAGÓGICA: REFLEXÕES TEÓRICAS SOBRE O PAPEL DO PROFESSOR NO ENSINO INCLUSIVO" "resumo" => "A mediação pedagógica na Educação Especial Inclusiva possui papel essencial para a efetivação da autonomia e o desenvolvimento integral dos estudantes no processo de ensino e aprendizagem, exigindo que os professores atuem como facilitadores desse processo. O professor mediador, em sua essencialidade, adapta estratégias de ensino e possibilita um ambiente propício de protagonismo no processo de aprendizagem, tendo um importante papel na jornada educacional dos alunos. A fim de abordar sobre essa questão subliminar, este trabalho traz a seguinte questão: como a literatura acadêmica tem abordado o papel do professor mediador na Educação Especial? Diante disso, se busca analisar, à luz da literatura acadêmica, o papel do professor mediador na Educação Especial e sua relação com a sua formação e prática docente. A revisão de literatura fundamenta-se em estudiosos dos processos de mediação na educação: Paulo Freire, o qual discute acerca da autonomia do aluno no processo educativo; a perspectiva da teoria de Vygotsky, que aborda sobre o papel do mediador no desenvolvimento dos processos de aprendizagem humana; Mantoan, que tem discutido acerca do papel do professor na mediação do ensino para alunos com deficiência, entre outros autores que abordam a temática. A estratégia metodológica utilizada neste estudo é a pesquisa qualitativa, compreendida como um processo interpretativo voltado para a análise de fenômenos sociais e educativos, considerando o contexto e os significados atribuídos pelos sujeitos teóricos (Bogdan; Biklen, 1994; Villegas, 2009). Trata-se, ainda, de uma pesquisa bibliográfica, por se basear na análise de produções acadêmicas já existentes (Gil, 2008). Enquanto perspectivas de resultados, esta pesquisa contribui para a atualização do panorama acadêmico acerca dos referenciais teóricos que abordam a mediação pedagógica na Educação Especial. Ao mesmo tempo, aponta evidências para a carência de aprimoramento das políticas de formação de professores no tocante ao fortalecimento do ensino inclusivo nas escolas brasileiras." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 10 - Educação Especial" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID6068_TB1189_14102025213455.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:22" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARIA DA CONCEIÇÃO FERREIRA DE FREITAS" "autor_nome_curto" => "CEICINHA FREITA" "autor_email" => "ceicinha.f123@gmail.com" "autor_ies" => "OUTRA / MINHA INSTITUIÇÃO NÃO ESTÁ NA LISTA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 125358 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 1189 "inscrito_id" => 6068 "titulo" => "EDUCAÇÃO ESPECIAL E MEDIAÇÃO PEDAGÓGICA: REFLEXÕES TEÓRICAS SOBRE O PAPEL DO PROFESSOR NO ENSINO INCLUSIVO" "resumo" => "A mediação pedagógica na Educação Especial Inclusiva possui papel essencial para a efetivação da autonomia e o desenvolvimento integral dos estudantes no processo de ensino e aprendizagem, exigindo que os professores atuem como facilitadores desse processo. O professor mediador, em sua essencialidade, adapta estratégias de ensino e possibilita um ambiente propício de protagonismo no processo de aprendizagem, tendo um importante papel na jornada educacional dos alunos. A fim de abordar sobre essa questão subliminar, este trabalho traz a seguinte questão: como a literatura acadêmica tem abordado o papel do professor mediador na Educação Especial? Diante disso, se busca analisar, à luz da literatura acadêmica, o papel do professor mediador na Educação Especial e sua relação com a sua formação e prática docente. A revisão de literatura fundamenta-se em estudiosos dos processos de mediação na educação: Paulo Freire, o qual discute acerca da autonomia do aluno no processo educativo; a perspectiva da teoria de Vygotsky, que aborda sobre o papel do mediador no desenvolvimento dos processos de aprendizagem humana; Mantoan, que tem discutido acerca do papel do professor na mediação do ensino para alunos com deficiência, entre outros autores que abordam a temática. A estratégia metodológica utilizada neste estudo é a pesquisa qualitativa, compreendida como um processo interpretativo voltado para a análise de fenômenos sociais e educativos, considerando o contexto e os significados atribuídos pelos sujeitos teóricos (Bogdan; Biklen, 1994; Villegas, 2009). Trata-se, ainda, de uma pesquisa bibliográfica, por se basear na análise de produções acadêmicas já existentes (Gil, 2008). Enquanto perspectivas de resultados, esta pesquisa contribui para a atualização do panorama acadêmico acerca dos referenciais teóricos que abordam a mediação pedagógica na Educação Especial. Ao mesmo tempo, aponta evidências para a carência de aprimoramento das políticas de formação de professores no tocante ao fortalecimento do ensino inclusivo nas escolas brasileiras." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 10 - Educação Especial" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID6068_TB1189_14102025213455.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:22" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARIA DA CONCEIÇÃO FERREIRA DE FREITAS" "autor_nome_curto" => "CEICINHA FREITA" "autor_email" => "ceicinha.f123@gmail.com" "autor_ies" => "OUTRA / MINHA INSTITUIÇÃO NÃO ESTÁ NA LISTA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }